O Centro Cultural da UFRGS acaba de lançar o 1º Concurso de Design do Centro Cultural da UFRGS. A iniciativa convida estudantes da Universidade a inscreverem, até o dia 31 de agosto, projetos de design para a confecção de coletores de resíduos recicláveis e não recicláveis. O edital com todas as informações está disponível na página do Centro Cultural.

A ideia é que os coletores sejam incorporados ao mobiliário do Centro Cultural e seu entorno, no campus central da Universidade. Podem participar estudantes de qualquer curso de graduação matriculados na UFRGS que se identifiquem com a proposta de compor e ratificar a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal. Os projetos podem ser apresentados individualmente ou em grupo.

Todos os inscritos que forem pré-selecionados para a segunda etapa do 1º Concurso de Design do Centro Cultural da UFRGS terão seus projetos incluídos em uma exposição virtual no site do DDC/Centro Cultural e serão certificados pela participação. Como prêmio final, o concurso concederá uma bolsa de Extensão pelo período de três meses para aperfeiçoamento e desenvolvimento do projeto, sob orientação acadêmica de Fabiano Scherer, professor dos cursos de Design Visual e de Produto da Faculdade de Arquitetura.

O edital é uma das ações do projeto “Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias“, que estimula a reflexão e a busca por caminhos de enfrentamento à geração infinita de lixo. Ao longo do ano, será promovido um conjunto de atividades que tematizam questões relacionadas à produção e ao destino de resíduos. São mesas redondas, exibições de filmes no Tela Virtual da Sala Redenção, workshops e performances com diferentes protagonistas: terceirizados, coletores urbanos, recicladores, pesquisadores e artistas.

Deixe uma resposta

X