Exposição O Fio Vermelho

De 23 de janeiro a 30 de março, o Centro Cultural da UFRGS recebe a exposição O Fio Vermelho: Uma poética revelada pela delicadeza.

“Para ver esta exposição, é preciso respeitar o silêncio que a delicadeza impõe. Seus horizontes estão na exata medida da grandiosidade de quem sente o mundo conhecendo-o com a ponta dos dedos.
É necessário ter cuidado, olhar bem devagar, perceber os detalhes e as sutilezas. E essas são muitas, tanto que nos perdemos constantemente em suas linhas precisas.

Aos poucos essas 9 artistas vão se revelando, nos mostrando seu olhar sobre o mundo e sobre elas mesmas, um pouco melancólicas, um pouco dramáticas, mas extremamente contundentes e precisas.
Engana-se quem confunde suas delicadezas com fragilidade. Nada é frágil nessa exposição. Elas transitam entre o bidimensional e o tridimensional como quem dança em um ritmo constante. O diálogo entre o desenho, a pintura, a fotografia, objeto e cerâmica torna-se uma consequência natural.

O que antes era uma anotação, um registro de um olhar, passa a existir como forma, e, essas duas linguagens coexistem em uma combinação onde não encontramos espaço para hesitação.

Tudo parece nascer para estar junto, tudo é feito para se olhar de perto, um olhar cuidadoso, meticuloso, que permite uma escuta da existência muda das coisas.

Tive o prazer de vê-las trabalhar, conviver de perto com seus processos de criação e, na medida com que fui conhecendo-as, meu único trabalho foi o de atar o fio que as unia. Um pequeno nó nesta linha invisível.

A lenda chinesa ‘Akai ito’ – ou ‘fio vermelho do destino’ – diz que no momento de nascimento de uma criança, os deuses amarram em seu tornozelo um fio vermelho que a liga à pessoa predestinada a ser sua alma gêmea.

Aqui, nesta exposição, meu trabalho foi o de encurtar as aproximações e revelar estes fios invisíveis que uniam seus trabalhos”.

– Rodrigo Núñez, curador.

ARTISTAS:
Adriana Daccache
Ana Clara Lacerda
Clarissa Faccini
Elisa Ziegler
Ellen Hiromi
Fernanda Puricelli
Luiza Griebeler
Michelle Dona
Yulia Panteleeva

Visitação: de 23.01 a 30.03
Local: Centro Cultural da UFRGS- Campus Centro

2 COMMENTS
  • DIANA MARI MARCHI
    Responder

    Olá, seria ótimo se disponibilizassem links ou uma breve biografia dos artistas. Fica a dica! [Parabéns pelo trabalho!]

    1. João Vitor Cassela Novoa
      Responder

      Obrigado pela sua sugestão, Diana. Vamos analisar e, provavelmente, a adotaremos. Um abraço!

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
X