Lançamento do livro Maquinação do Mundo, de José Miguel Wisnik

O Centro Cultural da UFRGS tem o prazer de convidar o público para o lançamento no Rio Grande do Sul do livro Maquinação do Mundo – Drummond e a Mineração, de Zé Miguel Wisnik.

Em parceria com a Companhia das Letras, o evento ocorrerá no dia 15 de março às 19h no novo equipamento cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Além do lançamento, haverá uma conversa entre o autor e Gonçalo Ferraz, professor do Departamento de Ecologia da UFRGS e poeta, e sessão de autógrafos.

Sinopse:

Neste livro magistral, José Miguel Wisnik percorre a obra de Drummond e a história da mineração naquilo que diz respeito ao poeta, sem nunca perder de vista a potência da poesia como instrumento de percepção alargada e de criação de mundos.

Numa viagem circunstancial a Itabira, cidade natal de Drummond, José Miguel Wisnik deparou com traços do passado e sinais contemporâneos que levaram à elaboração de Maquinação do mundo, um dos mais originais e envolventes livros de nossa crítica literária. Ensaísta de mão-cheia, Wisnik identifica na atividade mineradora uma questão crucial para um escritor apegado ao provinciano lugar de origem e ao mesmo tempo marcado por um sentimento cosmopolita do vasto mundo.

Ao descobrir um veio inexplorado pela bibliografia sobre um de nossos maiores poetas, José Miguel Wisnik pôs seu brilhantismo e erudição a serviço da imaginação crítica. Mobilizando vasto repertório da produção drummondiana, o ensaísta defende a atualidade dessa literatura no panorama atual, em que o espaço público se encontra em linha de faccionalização e a cultura deixou de ser baliza de autorreconhecimento da sociedade. Com Maquinação do mundo, Wisnik não apenas reposiciona a obra de Drummond como torna evidente a dimensão política de que a arte e a cultura se investem hoje.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
X