Oficina Diversos Corpos Dançantes no Centro Cultural

O Centro Cultural recebe a Oficina Diversos Corpos Dançantes, programa de aulas de dança abertas à comunidade interna e externa à UFRGS. A centralidade da atividade se encontra na abertura para a formação em dança para pessoas com diferentes deficiências. Deste modo, o trabalho do DCD fomenta uma experiência em processos artísticos vinculada à perspectiva da (in)formação em dança direcionada a pessoas com diferentes habilidades e padrões corporais, intelectuais e estéticos. 

As aulas abertas contam com momentos de encontro, contato, improvisação, processos de criação coreográfica coletiva e em pequenos grupos. As atividades resultam de uma estruturação pedagógica desenvolvida nos últimos cinco anos, com foco nas relações e interações do indivíduo com seu próprio corpo, entre os participantes em diferentes formas de configuração (duos, trios, quartetos), em grande grupo e com a ambiência e espacialidade. 

Além disso, a oficina também trabalha com exercícios de improvisação, investigação de expressividades, composição espacial e construção de espaços cênicos, utilizando técnicas de contato, imagens, registros audiovisuais, sonoridade e musicalidade. 

A coordenação do grupo é de responsabilidade do professor Marcio Pizarro Noronha (ESEFID UFRGS), com a presença de diferentes participantes voluntários entre instrutores e coreógrafos. As práticas pedagógicas serão ministradas por Daniel Fagundes (ESEFID), além da presença de convidados para atuar no grupo durante o ano de 2019, como Consuelo Valandro, Laura Bernardes e Carla Vendramin, criadora e coordenadora do projeto nos anos de 2014 a 2018.

Os encontros ocorrerão do dia 10 de abril a 6 de novembro, das 10h às 12h na sala Laranjeira no Centro Cultural da UFRGS. Os interessados em participar da oficina poderão realizar a inscrição até o dia 3 de abril, através do link: https://forms.gle/zTNY6fGbJ4AQ2M6A7

Os nomes sorteados serão divulgados no dia 4 de abril na página do Centro Cultural da UFRGS no Facebook e os contemplados serão notificados por e-mail.

Para a permanência no grupo, o participante não poderá ter 3 faltas consecutivas durante os encontros. É de suma importância a frequência nas aulas, para a convivência e a formação de vínculos com os demais participantes. Casos excepcionais serão estudados pela coordenação do grupo.

Deixe uma resposta

X