Tradicionalmente, os frequentadores do Unimúsica retiram as senhas que dão acesso aos concertos no Salão de Atos da universidade mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Em meio à pandemia de COVID-19, o projeto comemora seus 40 anos com uma programação em formato inteiramente online, mas não deixa de realizar sua ação solidária. As doações serão recebidas no dia 25 de setembro, sábado, das 9h às 13h, em um drive-thru no Centro Cultural da UFRGS. Na ocasião, o acesso ao campus central se dará tanto pela rua Sarmento Leite (passando a Faculdade de Arquitetura) quanto pela rua Eng. Luiz Englert (Redenção). 

Há anos, o Unimúsica conta com a estrutura logística do programa Mesa Brasil, do SESC, para distribuição dos alimentos arrecadados. Em 2021, essa rede se amplia, aliando-se ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB/UFRGS) na campanha “UFRGS contra a fome”, que articula uma discussão ampla voltada para a (in)segurança alimentar. A iniciativa destina a arrecadação para comunidades quilombolas e indígenas, e desta vez tem apoio da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

O festival online Uni 40: música da presença ocorre de 27 de setembro a 8 de outubro. São espetáculos virtuais, ciclo de conversas, mostra discente e podcasts que celebram a força das artes na transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance, reunindo artistas de diferentes partes do Brasil e do exterior.

Deixe uma resposta

X