Raiz AfroMãe: O Afoxé é a fala que faz

O Centro Cultural da UFRGS recebe o grupo Afoxé Amigos de Katendê, em parceria com a Associação Cultural de Capoeira Angola Rabo de Arraia (ACCARA), para encontros artísticos/pedagógicos em formato de oficina. Selecionado pelo 1º Edital do Centro Cultural/2019, o projeto busca desenvolver a prática da manifestação afro-brasileira que se tornou uma das maiores referências culturais no mundo pela figura do Mestre Moa do Katendê, o Afoxé.

Afoxé Amigos de Katendê e ACCARA são importantes representantes para manter a cultura popular viva no sul do país: “O Afoxé tornou-se um dos ritmos mais importantes do Brasil, pois traduz a história de luta e afirmação de uma cultura popular oriunda das raízes africanas. Nós do ACCARA (Associação Cultural de Capoeira Angola Rabo de Arraia) tivemos a grande oportunidade de desenvolver o Afoxé Amigos de Katendê em Porto Alegre com o grande Mestre Moa do Kantendê que fundou o Bloco de Afoxé Badauê na cidade de Salvador, tornando-se uma das principais referências desta cultura para o mundo. Mestre Moa do Katendê chegou em Porto Alegre pela primeira vez em 1982, trazendo a dança afro, a Capoeira Angola de seu Mestre Bobó e os ritmos e suas composições que contagiaram a nossa cidade.” Na figura do Mestre Ratinho (Anselmo Accurso) de Porto Alegre, junto com seus professores e amigos/colaboradores, esses grupos seguem com a missão de perpetuar a cultura popular enquanto instrumento de educação.

A programação acontece do dia 5 de abril a 19 de julho às sextas-feiras, no Centro Cultural da UFRGS, das 18h às 21h. Durante as atividades, serão oferecidas oficinas de percussão, canto e de dança afro Ijexá, Xequerés e Agogôs.

As oficinas são para público de 50 pessoas e as inscrições podem ser feitas até o dia 1 de abril, através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1q_-FWrTAhuxA2YwSBa_68-ZF2P4UzigCjcdup58zUXU

Os interessados devem trazer o seu próprio instrumento. As atividades não possuem limite de idade e estão abertas para toda a comunidade. A contribuição é espontânea.

Deixe uma resposta

X