Segunda temporada do Narrativas Curtas promete imersão literária nos contos e roteiros cinematográficos

O estilo econômico e pessoal de Caio Fernando Abreu, a literatura africana de resistência e luta de Chimamanda Adichie, as denúncias de Conceição Evaristo às disparidades raciais do país e as imersões subjetivas da técnica do fluxo de pensamento de William Faulkner. Esses autores e suas características, assim como muitos outros, compõem o conjunto de obras a serem examinadas no curso Narrativas Curtas: modo de fazer. O projeto chega a sua segunda edição no primeiro semestre de 2020, com início previsto no dia 19 de março e conclusão em 9 de julho.

Voltados para o estudo e produção de textos ficcionais, os encontros acontecerão todas as quintas-feiras, das 14h às 17h. Os organizadores convocam os participantes a ler, refletir e debater sobre obras nacionais e internacionais. Partindo da análise de contos e roteiros, a proposta surge para agregar aos alunos autonomia e inspiração para produzir seus próprios conteúdos, a partir dos gêneros estudados e das particularidades de cada autor em seus respectivos nichos.

Para além das páginas de livro, o curso solidifica as discussões com a participação de autores em palestras. Todo esse percurso tem o objetivo de incentivar e servir como referência para que os amantes da literatura possam criar seus textos autorais ao longo do projeto.

Por que não tornar leitores em autores? A ideia-base do Narrativas Curtas é inovar na forma de trabalhar com textos literários, propondo uma dinâmica inversa a cena comum. O fluxo linear de conteúdo, entre quem escreve e quem lê, é ressignificado: desenvolve-se as capacidades discursivas e o processo de criação de cada participante, tanto como leitor, quanto como autor.

Para fazer parte do grupo de estudos e construção literária, basta se inscrever aqui, entre os dias 02 e 16 de março, e enviar um texto ficcional de autoria própria. O resultado da seleção pode ser acompanhado nos sites do Departamento de Difusão Cultural e do Centro Cultural, assim como no portal do Narrativas Curtas, a partir do dia 18.

Serviço - Narrativas Curtas: modo de fazer

  • Quando: de 19 de março a 9 de julho, toda as quintas-feiras, das 14h às 17h
  • Local: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Englert, 333)
  • Inscrições: formulário disponível no site, entre os dias 02 e 16 de março, mediante avaliação de texto ficcional enviado para o preenchimento de vagas.
  • Divulgação: 17 de março, nas páginas do Centro Cultural e Departamento de Difusão Cultural.

    Mais informações
    www.difusaocultural.ufrgs.br ou www.ufrgs.br/narrativascurtas

Deixe uma resposta

X