Carta aos leitores | 12.05.22

Então, cá estamos publicando a centésima edição semanal online do JU. Se naquele dia 17 de março de 2020 não sabíamos o que viria pela frente, olhar para trás hoje e vislumbrar esses 26 meses de muito trabalho e esforço é motivo de satisfação e orgulho. Quando publicamos a “Carta aos leitores em tempos de pandemia”, tínhamos uma certeza: diante daquele momento em que o planeta estava atônito e paralisado, precisávamos acionar todo o brio jornalístico que nos move e contribuir com uma resposta à altura do compromisso social com a informação qualificada inerente ao nosso fazer.

Mais do que isso, sabíamos que era fundamental tentar oferecer um olhar sobre o mundo à comunidade universitária, em reclusão doméstica e isolamento social. Foi por isso que decidimos estar ainda mais presentes: do papel, fomos para o ambiente digital; da periodicidade mensal, passamos à semanal. Mais adiante, frente à resposta de nossas leitoras e leitores, deixamos de chamar essas edições de “extras” e abraçamos esse novo formato como o nosso principal. O JU hoje chega mais longe e a mais pessoas e tem muito mais conteúdo do que antes. Ainda que saibamos que sempre pode haver muito a melhorar, temos a convicção de que todos os dias fazemos um jornal da dimensão que a comunidade que integramos na UFRGS merece.
Para assinalar este número 100, fizemos uma seleção das reportagens mais marcantes publicadas nessas edições eletrônicas que nos trouxeram até aqui. Há, nesse conjunto de 30 matérias, aquelas mais acessadas pelo público que nos acompanha, aquelas que carregam uma marca jornalística forte e aquelas que registram esse tempo que vivemos e que foi tão pleno de desafios e transformações. Além disso, trazemos todas as matérias produzidas na série “Minha Saudade na UFRGS”, nas quais fica evidente o lado mais humano e afetivo da nossa instituição. Mas, sobretudo, esta edição pretende ser um registro da contribuição que a UFRGS deu à sociedade brasileira nesse período, seja pela sua ação direta e concreta, seja por contribuir com a reflexão sobre este tempo.

Deixamos um agradecimento muito especial a um grupo de pessoas que integrou nossa equipe e que foi fundamental para esse processo: as jornalistas Fernanda e Jacira; e as e os estudantes de Jornalismo Ana, Anna, Bárbara, Carla, Eduarda, Grégorie, Guilherme, Joyce, Júlia O., Júlia P., Karoline, Leonardo, Lucas, Mateus, Mathias, Ricardo, Thiago e Vinícius.

Boa leitura e sigam conosco!
Ângelo, Antônio, Carolina, Cecília, Clara, Elstor, Emily, Everton, Felipe, Flávio, Gabhriel, Gabriela, Geovana, Letícia, Maria Clara, Mírian, Tarcízio e Victória


“As manifestações expressas neste veículo não representam obrigatoriamente o posicionamento da UFRGS como um todo.”