O Jornal da Universidade é um veículo de comunicação pública que concretiza seu compromisso social por meio da qualificação da informação e do aprofundamento das reflexões, incorporando as lógicas e a ética do campo jornalístico e, assim, nele se inserindo.
Elaboração de pautas de relevância, coleta de dados confiáveis, realização de entrevistas atentas, construção de relatos humanizados e redação e edição de textos e imagens qualificados são procedimentos que contribuem para a elaboração de um modo bastante específico de conhecimento nos termos em que o jornalismo o faz.
Dessa forma, o JU procura construir um posicionamento como veículo jornalístico prestigioso e de grande circulação e acesso fácil, além de associar esses valores à instituição universitária que o abriga e realiza.
O JU se imbui da missão maior da Universidade como geradora de conhecimento e transformação social, tal como estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026). Tendo os princípios e valores instituídos no mesmo documento como norte, a publicação busca contribuir para que o conhecimento sobre a instituição universitária, de modo mais abrangente, e sobre a UFRGS, de modo mais específico, mantenha-se na ordem do dia e seja, assim, objeto de discussão na sociedade.
Atua, portanto, na defesa do ensino superior público, gratuito, de qualidade, igualitário e inclusivo como um pressuposto essencial para a concretização do ideal democrático no Brasil. Assim, reforça a posição das instituições federais de ensino superior como bens públicos relevantes para a sociedade nacional.
Por sua inserção na esfera estatal, o JU busca participar da construção de práticas, processos e produções que ajudem a qualificar a atuação do Estado e a percepção da sociedade sobre essas atividades.
Integrante da Secretaria de Comunicação Social, o JU atua na criação de uma imagem e de uma identidade institucional da UFRGS como promotora do diálogo e como agente protagonista da produção científica, artística e cultural.
No âmbito da comunicação interna, o JU pretende servir como agente de mediação entre as instâncias da UFRGS e contribuir para a dinamização dos processos internos ao mesmo tempo que registra a evolução destes. Busca, desse modo, ser instrumento de promoção de relacionamento e servir como instância de prestação de contas para a sociedade.
O trabalho desenvolvido pelo JU participa da composição da memória da Universidade ao captar as temáticas que se sucedem na arena de debates – em diálogo, assim, com veículos e conteúdos mais noticiosos, veiculados em espaços como o UFRGS Notícias, no site institucional.
Ao participar da construção desse discurso sobre a Universidade na esfera pública, o JU pretende incidir sobre a percepção que o conjunto da sociedade tem da instituição universitária, do serviço público e do Estado brasileiro, de modo a valorizá-los.
As atividades da UFRGS e sua inserção ativa na sociedade são elementos centrais para se criar o sentimento de pertencimento na relação desta com a Universidade e, assim, gerar impacto social: entre o público interno, o JU participa da conformação de um imaginário de integração; e, ante leitores externos, busca estabelecer uma interação com a sociedade para que esta perceba a instituição como pertencente ao conjunto dos cidadãos brasileiros.
A prática jornalística exercida pela equipe busca nortear-se pelos preceitos éticos do jornalismo e do serviço público. A transparência, por isso, é fundante dos processos e um norte a ser perseguido.
Também a autorreflexão e a autocrítica constantes são entendidas como atitudes que visam manter a qualidade e a autonomia – ideais estes que buscam não só qualificar os produtos jornalísticos gerados, mas também contribuir para a percepção social do jornalismo e de seus fazeres e produtos como elementos socialmente relevantes.
PRINCÍPIOS
Credibilidade, Ética, Aprofundamento, Representatividade, Pluralidade, Autonomia, Diálogo
TEMÁTICAS TRANSVERSAIS
justiça social, sustentabilidade, bem-estar, educação, cultura, direitos humanos, saúde mental, meio ambiente, relações étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero, inclusão, serviço público, desenvolvimento científico, inovação, tecnologia, desenvolvimento
Leia mais:
História do JU