:: História do JU

O JU circula desde 1997 em formato impresso mensal e veicula reportagens, entrevistas e artigos. Atualmente, conta também com uma edição digital, com uma newsletter semanal e realiza eventos e projetos jornalísticos de diferentes formatos.

Para conhecer mais sobre a história do JU, acesse esta linha do tempo: https://www.ufrgs.br/jornal/historia/


:: Série #MemoriaJU

A cada quinta-feira, juntamente com a publicação de cada nova edição semanal, escolhemos uma matéria veiculada em nossos números anteriores para destacar. É, assim, uma forma de fazer circular novamente o material de reportagem, entrevistas e artigos que hoje nos ajudam a recuperar e registrar a história da UFRGS. Está disponível no site e nas redes sociais do JU.

Confira aqui as memórias já publicadas.


:: Coleção digital online

No repositório digital da UFRGS, estão disponíveis para acesso público todas as 156 edições regulares e as 4 edições especiais do JU publicadas entre 2005 e 2020. Acesse em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/203625


:: Coleção impressa

Na Biblioteca Central da UFRGS, localizada no prédio da Reitoria, no Câmpus Centro, está a coleção impressa completa do JU, com todos os 230 números publicados entre 1997 e 2020. O material está disponível para consulta local.


:: Acervo fotográfico

O JU possui um acervo de fotografias produzidas para as pautas das edições impressas e digitais. Esse material inclui mais de 100 mil imagens que registram a história da UFRGS a partir de acontecimentos, espaços e pessoas. Por ora, esse acervo é de acesso restrito da equipe de produção do JU. Quando solicitadas, imagens são cedidas, mediante autorização prévia, para diversos veículos – sempre respeitados os direitos autorais e dados os devidos créditos.


:: Vídeo institucional / 2019

Embora a edição impressa do Jornal da Universidade circule há mais de 20 anos, o JU criou uma série de novos produtos jornalísticos para alcançar ainda mais leitores. Os primeiros deles foram o site, onde há conteúdos exclusivos para a internet, e as páginas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, que estreitaram ainda mais a forma de diálogo com o público.

Mais recentemente, o JU criou o Esquinas – Ciclo de debates, série de eventos realizados várias vezes ao ano para discutir temas relevantes no cenário atual. O formato do projeto conta com a presença de um jornalista da equipe como mediador e de pelo menos três pesquisadores especialistas no assunto escolhido. O jornal também tem um podcast de entrevistas chamado Ressonância, que irá ao ar quinzenalmente com a presença de convidados reconhecidos em diversas áreas de atuação.

Além disso, para conectar novas publicações com os leitores, o JU criou um blog de resenhas chamado Lugar de Livro, onde alunos de pós-graduação, professores e técnicos-administrativos escrevem semanalmente sobre obras relacionadas aos temas que estudam. E para dialogar sobre os novos caminhos da comunicação, o jornal também organiza anualmente o evento Trilhas do Jornalismo, que traz a Porto Alegre jornalistas especialistas na abordagem crítica das pautas.