A primavera está aí e, com ela, o Salão UFRGS 2019, com suas cores a invadir o Câmpus do Vale como uma ode à diversidade. Jovens pesquisadores, orgulhosos e ansiosos, apresentam o resultado de seus trabalhos. Jovens futuros professores, orgulhosos e vibrantes, explodem em ideias inovadoras para o ensino. Jovens extensionistas, orgulhosos e descontraídos, expõem o quanto se faz junto com a sociedade e pela sociedade. É a grande festa do conhecimento! É a importante celebração em todas as áreas, das Humanidades à Tecnologia e Inovação, dizendo a quem quiser ouvir o quanto é importante o que se faz numa Universidade Pública, Gratuita, Socialmente Referenciada. Assim, com letras maiúsculas mesmo, porque maiúscula é a UFRGS e são todas as Universidades Públicas brasileiras.

No Salão, os laboratórios ganham os espaços do Câmpus, esbanjando hipóteses, teorias e teses! A arte, em todas as suas manifestações, ocupa o chão, o ar, a alma. Crianças das escolas de ensino fundamental e médio trazem a alegria do estar na UFRGS. O Salão de Extensão, comemorando seus 20 anos, acolhe os saberes todos, a voz dos excluídos. No Salão UFRGS, somos todos iguais. Somos todos UFRGS.

Talvez o paradoxo seja a primavera. Não no que dela faz a natureza, mas no que dela fazem os governos. E nesta primavera, através deste Salão, queremos que nos achem, que nos olhem, que nos descubram como somos! É o salão que vem para dizer, com todas as letras, Universidade: presente!

Nunca antes vivemos restrições orçamentárias e congelamentos de recursos como agora. Nunca antes, como neste momento, fomos confrontados com projetos mercadológicos, que pretendem transformar a universidade pública, autônoma e gratuita em público-privada. Nunca antes, como agora, quiseram se apropriar do nosso futuro. Nunca antes fomos atacados como se inimigos da sociedade fôssemos. Esquece-se de que sem universidade pública não há desenvolvimento para o país; sem universidade pública e desenvolvimento não há justiça social para o povo. É por que existimos. É no que acreditamos. É pelo que lutamos.

Pois o Salão UFRGS 2019, ao escolher como tema Universidade: Presente!, vem dizer que continuaremos lutando, e nossa melhor luta é mostrar a qualidade do que aqui fazemos; nossa melhor luta é construir e oferecer horizontes altamente qualificados. É oferecer à sociedade uma condição melhor em todas as estações, inclusive numa primavera como esta.