UFRGS   |    Contato   |      Siga nas redes

IV Semana de Estudos de Tradução

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Instituto de Letras sediou a quarta edição da Semana de Estudos de Tradução (SET). O evento trouxe pela primeira vez a temática “Tradução como Produção do Conhecimento”, abordando questões práticas e teóricas sobre esse universo.

Para Greice Luize Schaefer da Silva, aluna do curso de Bacharelado em Letras – japonês/português, a SET proporcionou um importante espaço de diálogo e troca de experiências entre alunos, pesquisadores e profissionais da área de tradução. “Na luta por visibilidade na área, é necessário que primeiro tenhamos ciência do trabalho que nossos próprios colegas estão desenvolvendo. São tantas possibilidades que mesmo o estudante do Bacharelado desconhece o seu próprio potencial de atuação”, explicou. Durante o evento, a estudante apresentou o trabalho Fluxo de Leitura e Tradução de Mangás: Obstáculos Editoriais. “Foi uma experiência de troca de ideias maravilhosa com a presença de ouvintes interessados em propor discussões e em contribuir para os trabalhos. Nenhum trabalho de pesquisa é feito sozinho, e são momentos de integração como estes que revelam o quão ricos e colaborativos podem ser espaços como a SET”, contou.

Além de uma variada programação de comunicações, a IV Semana de Estudos de Tradução contou também com oficinas, palestras e mesas-redondas. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva (NET).