UFRGS   |    Contato   |      Siga nas redes

30° edição do Fórum Acadêmico de Letras (FALE) 

Nos dias 19,20 e 21 de junho será realizada a edição comemorativa de 30 anos do Fórum Acadêmico de Letras (FALE). O evento itinerante, que neste ano é organizado pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será realizado no Campus Universitário de Natal.
O fórum é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Desse modo, estabelece com a Universidade um caráter de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, tendo como prioridade a inserção do acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa.

O FALE é o único evento de Letras totalmente direcionado para alunos de graduação em Letras. Nesse evento, os alunos podem apresentar comunicação e participar de oficinas que são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

No mesmo sentido, as conferências e mesas-redondas acontecem em torno das políticas e experiências de pesquisa. E, nestas, tantos professores como acadêmicos são convidados a traçarem juntos planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras.

Para acomodação dos participantes de outras localidades, a organização do evento oferecerá alojamento em escolas públicas e ônibus para locomover os participantes da escola para a UFRN. Para mais informações sobre o evento acesse o site oficial do evento ou confira o informativo oficial.