UFRGS   |    Contato   |      Siga nas redes

Revista Organon recebe trabalhos até 10 de junho

Revista Organon convida autores e autoras a submeterem artigos, resenhas e ensaios inéditos sobre a produção de autoria negra no continente americano. Os trabalhos farão parte do número 74 do periódico “Figuras negras nas literaturas das Américas”, a ser publicado no segundo semestre de 2022. Interessados podem enviar seus trabalhos de 27 de abril a 10 de junho de 2022.

Na última década, o aumento das tensões sociais reverberou de forma significativa na configuração da produção literária negra. Para mensurar a extensão desse impacto é preciso mergulhar profundamente nas raízes que construíram o que hoje chamamos de literatura de origem afrodescendente. Há uma razão histórico-estética que sustenta nossa fenotipia literária. Buscá-la faz parte da atividade de pesquisa. Essa investigação não deve, contudo, deixar-se levar pelas tentações do subjetivismo, dos identitarismos fetichizadores, nem tampouco de uma teoria que confunda as limitações gerais da sociedade com os eventuais limites de objetos literários específicos.

Este número da Organon receberá artigos originais (em português, inglês, espanhol ou francês) que coloquem em perspectiva crítica essas questões.

Organizadores: Luís Augusto Fischer (UFRGS), Luís Alberto Alves (UFRJ) e Luiz Mauricio
Azevedo da Silva (USP)
Submissões: de 27/04/2022 a 10/06/2022

Saiba mais aqui.