Moção de Apoio à Expansão do Corpo Docente da ênfase do Bacharelado em Letras – Tradutor Português e Japonês

O Conselho da Unidade do Instituto de Letras, reunido em 23 de agosto de 2023, vem por meio desta moção manifestar apoio à luta dos estudantes da ênfase do Bacharelado em Letras – Tradutor Português e Japonês, que reivindicam mais vagas para professores permanentes na referida ênfase do curso.

Desde a sua criação em 1984, a ênfase de Letras Japonês tem desempenhado um papel fundamental na promoção do conhecimento da língua, literatura e cultura japonesas em nossa  Universidade. Nos últimos anos, tem–se testemunhado um crescimento exponencial no número de estudantes matriculados no curso, fato importante para o Instituto de Letras e para a  Universidade. No entanto, essa expansão discente não vem acompanhada pelo aumento de docentes.

O atual quadro docente, composto por apenas três professores permanentes, não dá conta das necessidades prementes desse curso em expansão. Houve um aumento no número de estudantes de  50 em 2016 para 125 em 2021. Esse aumento de aproximadamente 150% torna evidente a necessidade de expansão do corpo docente para o atendimento das necessidades pedagógicas, de  pesquisa e de extensão dos alunos.

A sobrecarga de atividades sobre o corpo docente atual é alarmante e insustentável. O crescimento do curso trouxe consigo um excesso de carga de trabalho, impedindo que os professores ofereçam uma educação de qualidade enquanto também se engajam em atividades de pesquisa, extensão e acadêmico–administrativas. Além disso, a falta de professores tem impedido a oferta de disciplinas eletivas importantes, prejudicando a aquisição da diversidade e da amplitude de conhecimentos pelos alunos.

A ausência de um plano eficaz para a expansão do corpo docente coloca em risco o funcionamento contínuo dessa ênfase do curso de Bacharelado em Letras. A possibilidade de afastamentos de professores – seja por questões de saúde, seja para qualificações – pode levar à paralisação das disciplinas a serem ofertadas pela ênfase de japonês, fato que acarretará prejuízos à formação discente.

Diante do exposto, o Conselho da Unidade do Instituto de Letras manifesta a sua solidariedade aos professores que têm trabalhado incansavelmente para manter a excelência do curso Bacharelado em Letras – Tradutor Português e Japonês e apoia as reivindicações dos discentes para mais vagas. Essa reivindicação se soma a anteriores do setor do japonês. Assim, o CONSUNI–Letras apoia veementemente a necessidade urgente de expandir o corpo docente dessa ênfase do curso de Bacharelado, a fim de garantir não apenas a saúde e bem–estar dos professores, mas também a qualidade das atividades de ensino, de extensão e de pesquisa oferecidas aos discentes.

A expansão do corpo docente não é apenas uma responsabilidade para com os educadores e estudantes, mas também uma oportunidade de fortalecer a posição da nossa instituição no cenário internacional. Por meio da cooperação Brasil–Japão, podem ser enriquecidas as relações acadêmicas e culturais, ampliando nosso alcance e influência tanto dentro quanto fora do Brasil.

Portanto, o CONSUNI–LETRAS conclama a Administração Central da Universidade a tomar medidas imediatas para resolver essa questão premente, investindo recursos e esforços na expansão do corpo docente do curso Bacharelado em Letras – Tradutor Português e Japonês. Essa ação não apenas beneficiará os educadores e estudantes envolvidos, mas também contribuirá significativamente para o crescimento e a excelência de nossa Instituição e sua relação com a comunidade externa.