O NACi foi criado em 1995, tendo como principal preocupação entender os processos de construção da cidadania e da democracia brasileira e sul americana. O núcleo está integrado ao Departamento de Antropologia Social e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Participam dele estudantes da graduação e da pós-graduação, assim como professores e pesquisadores vinculados a UFRGS ou a outras instituições de ensino superior. Periodicamente organizamos debates com a participação de interlocutores do país e do exterior. Os projetos integram pesquisa, extensão e formação de pesquisadores. Visamos realizar uma análise crítica das noções de cidadania e justiça nas suas intersecções com a produção da vida social. Tomamos como objeto de investigação legislações e novos “direitos”, assim como projetos e programas de intervenção entre grupos populares urbanos, rurais e de minorias étnicas. Empreendemos a análise das moralidades e subjetividades implicadas na conformação de práticas de governo de indivíduos e populações, assim como dos saberes, tecnologias e ciências. Temas como imigrações, identidade social, etnicidade, direitos étnicos, infância, adolescência, cidadania, direitos humanos e práticas de justiça têm sido os eixos de discussão constante nas reuniões semanais do núcleo.
O NACi está sediado na sala 213 do prédio 43311 A2 do IFCH, UFRGS – Campus do Vale – Av. Bento Gonçalves, 9500 – Porto Alegre – RS – CEP 91509-900.
Telefone: (51) 3308-6867
Site: https://www.ufrgs.br/naci/wordpress/
E-mail: naciufrgs@gmail.com
Coordenação: Claudia Lee Williams Fonseca e Denise Fagundes Jardim
VoltarPPGAS site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar