Edital 17/2024-2025 Mestrado e Doutorado Baobá
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG), no âmbito do Edital nº 17/2023 Políticas Afirmativas e Diversidade, torna público o Edital de Seleção para bolsistas de Mestrado e Doutorado, com implementação de bolsa CAPES até 10 de agosto de 2025. O Processo de Seleção para 2024-2025 está regido pelas diretrizes estabelecidas no item 17 do Edital nº 17/2023 – PDPG – Políticas Afirmativas e Diversidade, Portaria CAPES nº 133 de 10 de julho de 2023, bem como às Resoluções dos Programas de Pós-graduação ao qual o bolsista estará vinculado. Os prazos estão descritos no Cronograma do Processo Seletivo 2024-2025 deste Edital (Anexo I).
Inscrições abertas!
Verificar cronograma no Anexo I do Edital.
CRONOGRAMA 1
CRONOGRAMA 2 (Sem inscritos)
CRONOGRAMA 3
CRONOGRAMA 4
CRONOGRAMA 5
Divulgamos editais para seleção de bolsistas do projeto BAOBÁ: INSPIRAÇÕES PARA O ENRAIZAMENTO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Link com a tradução para Libras do edital Baobá e a tradução da síntese do projeto. Os vídeos finais estão disponíveis no link: https://filesender.rnp.br/?s=download&token=82835e61-6a7c-43d5-a350-580e2a378933
AÇÕES AFIRMATIVAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
O projeto BAOBÁ: INSPIRAÇÕES PARA O ENRAIZAMENTO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, pensado em rede e coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, submetido ao Edital n° 17/2023 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG)/Políticas Afirmativas e Diversidade, foi aprovado e sua execução será de 2024 a 2028.
A proposta versa sobre a implementação das políticas de ações afirmativas em Programas de Pós-graduação stricto sensu, impulsionadas, no Brasil, a partir da Portaria Normativa do MEC nº 13, de 11 de maio de 2016. Considera-se, em especial, que a expansão da presença de pessoas negras, indígenas, quilombolas, surdas, com deficiência, e de pessoas transgênero, transexuais, travestis em cursos de mestrado e doutorado brasileiros é impulsionada pelas lutas e reivindicações de movimentos e de coletivos sociais diversos, em várias partes do país.
O enraizamento das políticas afirmativas é pensado a partir da imagem inspiradora dos baobás, presentes nas cosmologias dos povos africanos e indígenas, signo que remete à vitalidade da memória, da ancestralidade e da conexão entre o mundo material e imaterial.
A rede é constituída por pesquisadores de programas de pós-graduação das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Luterana do Brasil; Universidade de Santa Cruz do Sul; Universidade Estadual de Londrina; Universidade Federal da Integração Latino-americana; Universidade Católica Dom Bosco; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de São Carlos; Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Universidade Federal de Rondônia.
Os propósitos principais do grupo de pesquisadores envolvem a análise da implementação das políticas afirmativas em Programas de Pós-graduação stricto sensu e seus impactos, considerando mecanismos, instâncias, processos e práticas voltadas a consolidar o acesso, a permanência, a titulação dos sujeitos de direito, bem como a promoção de ações voltadas à escuta dos sujeitos coletivos de direito (comunidades, associações, articulações, movimentos) e à ampliação das formas de participação em todo o processo, visando fertilizar as políticas de ações afirmativas nos diferentes programas de pós-graduação envolvidos na presente proposta.
A proposta soma-se aos esforços empreendidos no país para fortalecer ações afirmativas voltadas a grupos sociais historicamente excluídos do acesso à educação.
Mais informações AQUI
Dúvidas: lodenir.karnopp@ufrgs.br