Oferta Curricular


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Oferta curricular para alunos regulares:

    Oferta Regulares

Como outros cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil, o PPGEDU tem procurado tornar o currículo bem mais flexível, fortalecendo a pesquisa e abrindo-se aos mais diferentes interesses e temáticas. Democratizam-se os enfoques, as linhas de pesquisa e as ênfases teóricas, em torno de algumas finalidades básicas, expostas no regimento do Programa: questionar os diferentes processos educacionais, aprofundar a discussão teórica no campo e comprometer-se principalmente com as questões relativas ao ensino público.

Hoje, são oferecidos seminários cujos objetivos contemplam as mais diferentes inquietações intelectuais e acadêmicas – desde os estudos de base marxista, as investigações sobre formação de professores e aquelas sobre aprendizagem e conhecimento com base em Piaget ou em Paulo Freire, até as reflexões foucaultianas sobre poder e subjetividade na educação, os Estudos Culturais, as Políticas Públicas e os debates a respeito da educação para as classes populares. Temáticas emergentes como as relativas às questões de gênero, à educação de portadores de necessidades especiais (surdos, ou crianças hospitalizadas, por exemplo), à análise do discurso pedagógico e à constituição de identidades na cultura contemporânea, bem como à relação da educação com as novas tecnologias, entre outras, incluíram-se nos últimos anos entre as preocupações dos professores deste Programa.

A oferta curricular compõe-se de:

  • DISCIPLINAS (04 créditos) abertas aos alunos de todas as linhas de pesquisa e referentes às áreas consideradas básicas e/ou campos do conhecimento mais consolidados no Programa. Foram instituídas mediante resolução da COMPÓS, aprovadas no Conselho e homologadas pela COMPÓS, com início de funcionamento em agosto de 1999, EDP77 – Atividades orientadas de docência em Ensino Superior, para mestrado (01 crédito) e para doutorado (02 créditos).
  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS (EDP-52; EDP-53: 02, 03 e 04 créditos), os quais tratam do conhecimento nas áreas específicas das Linhas de Pesquisa e das especialidades temáticas, resgatando o conhecimento acumulado e, ao mesmo tempo, colocando-o em sintonia com os avanços científicos atuais.
  • SEMINÁRIOS ESPECIAIS (EDP-59: 01 a 03 créditos), que tratam de temáticas e problemáticas especiais e particulares a um determinado campo do conhecimento, muitas vezes envolvendo questões teórico-metodológicas relativas à pesquisa. Contamos, em muitas oportunidades, com pesquisadores convidados, para suprir alguma demanda especial.
  • LEITURAS DIRIGIDAS (EDP-56: 02 créditos), dedicadas à análise detalhada de uma obra ou autor, ou de pequeno conjunto de obras ou autores, com vistas ao aprofundamento teórico em dado campo do conhecimento necessário ao desenvolvimento de projetos de dissertação ou tese.
  • PRÁTICAS DE PESQUISA (EDP-54: 02 créditos), dedicadas à investigação empírica, com vistas à construção do objeto de pesquisa dos projetos de dissertação ou tese, bem como ao estudo das metodologias de coleta e de análise de dados em um campo de estudo, ou, ainda, ao desenvolvimento de projeto piloto vinculado aos projetos de dissertação ou tese para verificação de sua viabilidade e/ou coleta de dados.
  • SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO DE PROJETOS E/OU DISSERTAÇÃO/TESE

Além das ofertas em nosso Programa, nossos alunos têm aproveitado ofertas em outros programas da IES (e até fora da IES), quando em casos de demandas específicas e com a concordância ou orientação do respectivo orientador.

A oferta curricular é definida semestralmente no interior das Linhas de Pesquisa, consideradas, de um lado, as exigências de formação (sem solução de continuidade) nas respectivas áreas de conhecimento e temáticas, e, de outro, o atendimento à demanda nas áreas de interesse.

A oferta curricular vigente é publicada, a cada semestre, em nosso site dentro da página Oferta Curricular.

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