Trabalho, Movimentos Sociais e Educação


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Trabalho cooperativo e educação básica; trabalho docente e trabalho discente; políticas de formação e qualificação profissional; relações entre trabalho, etnia, raça, gênero e idade; movimentos sociais e alternativas de organização do trabalho, das relações sociais e da educação; envelhecimento, mercado de trabalho e formação; educação de jovens e adultos trabalhadores; educação básica e educação profissional; formação de agricultores; formação cooperativa e educação escolar. O objetivo desta Linha de Pesquisa é trabalhar a formação e a pesquisa nos sentidos de: a) qualificar a práxis de professores da rede pública e privada de educação básica, profissional e superior; b) subsidiar políticas de educação, de formação e qualificação profissional, nas áreas públicas e privadas, que incorporem as relações de trabalho, etnia, gênero, idade; c) fundamentar experiências de trabalho, educação e lazer, nas organizações sociais e nos movimentos sociais.

Professores
Conceição Paludo
Johannes Doll
Jorge Alberto Rosa Ribeiro
Leandro Rogério Pinheiro
Maria Clara Bueno Fischer

Temáticas Individuais

Trabalho, conhecimento e formação humana nos processos educativos em espaços escolares e não escolares – Profa. Conceição Paludo
Fundamentos da formação humana omnilateral; Movimentos Sociais Populares; Pedagogia Socialista; Educação Popular e Educação do Campo; análise de processos educativos na Educação Básica, campo e cidade; relações entre educação, Estado e sociedade.

Educação e Trabalho: políticas de formação e de inserção social – Prof. Jorge Alberto Rosa Ribeiro –
Reestruturação produtiva, trabalho e educação; história da escolarização e da educação profissional; educação profissional e formação continuada de trabalhadores/as em empresas públicas e privadas; sociedade contemporânea e educação profissional por competências; qualificação x competência; formação e distintos mercados de trabalho: profissionais, abertos, internos/externos.

Envelhecimento, trabalho e Educação – Prof. Johannes Doll
Envelhecimento como uma construção social e cultural e alternativas pedagógicas; significados do envelhecimento para os trabalhadores e para as empresas públicas e privadas; velhice e desafios de trabalho e re-educação; sentidos da velhice para migrantes, viúvos/as e aposentados/as; memórias de velhos/as sobre trabalho, movimentos sociais e educação; envelhecimento, re-educação e mercado de trabalho.

Enunciar cotidianos: ações coletivas, educação e trabalho em periferias urbanas – Prof. Leandro Rogério Pinheiro
Estudo de relações e práticas sócio culturais produzidas por moradores e ativistas em periferias urbanas, com destaque à articulação destas com instituições educativas e/ou do trabalho. Ênfase à abordagem sociológica de saberes e reflexividades do cotidiano, considerando experiências de diferentes grupos etários e, em especial, aquelas construídas pelas juventudes.

Trabalho, Educação e Conhecimento – Profa. Maria Clara Bueno Fischer
Estudo das relações entre trabalho, educação e conhecimento em espaços escolares e não escolares e suas implicações para a educação de jovens e adultos. Análise de experiências de relação entre formação geral e formação profissional de jovens e adultos trabalhadores.

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