PROAFE integrou a organização do evento que marcou o centenário de Frantz Fanon na UFRGS

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFRGS) integrou a organização do evento “Centenário de Frantz Fanon: por uma luta anticolonial”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFRGS). A atividade ocorreu na segunda-feira, 24 de novembro, das 18h30 às 20h30, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.

Entre os convidados estiveram Mireille Fanon, integrante da Fundação Fanon (França) e filha do intelectual homenageado, e Deivison Faustino (Professor do Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP e autor do livro “Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro”, dentre outros). O diálogo foi mediado pelo professor Handerson Joseph (PPGAS/UFRGS) e contou com tradução simultânea da conferência em francês.

A abertura contou com a presença de gestores da UFRGS e da PROAFE: o vice-reitor Pedro Costa, o pró-reitor Alan Alves e a vice-pró-reitora Rita Camisolão, reafirmando o compromisso institucional com as pautas antirracistas e decoloniais.

A programação incluiu também apresentações artísticas de Nina Fola (artista e doutora em Sociologia pela UFRGS) e Loua Paco (artista e estudante de Música na UFRGS), ressaltando o caráter plural e cultural do encontro.

O evento integrou a chamada internacional da Fondation Frantz Fanon, entidade sediada em Paris que propôs ações em celebração ao centenário de nascimento do pensador (1925–1961). A iniciativa buscou fortalecer os debates anticoloniais e convidar a comunidade acadêmica a refletir sobre seu papel nas transformações sociais contemporâneas.

A atividade contou ainda com apoios do Instituto de Direitos Humanos, Econômicos e Sociais (IDHES), Festa Literária das Periferias (FLUP), Fundação Fanon, Abong, Conen e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Registros do evento: