A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFRGS), em parceria com o projeto de extensão EDUCAR UFRGS, realizou, entre outubro e novembro, uma série de visitas a aldeias Guarani Mbyá de Porto Alegre e Região Metropolitana. As ações integram o projeto de extensão “Divulgação do Processo Seletivo Específico para Ingresso de Indígenas na UFRGS (PSEI)” e têm como foco ampliar a circulação de informações sobre o ingresso indígena e fortalecer o acesso de estudantes às graduações da Universidade.
As atividades contaram com a participação dos estudantes indígenas (Kaingang) Azael Junior Sales (Odontologia/UFRGS) e Odirlei Fidelis (Direito/UFRGS). Odirlei, que também é cacique da Aldeia VÃN KA (Lami), contribuiu na articulação com lideranças e comunidades indígenas.
As visitas contemplaram as aldeias Nhe’ẽngatu, Anhetengua e Pindó Mirim, e envolveram rodas de conversa com lideranças, estudantes, professores e demais moradores, promovendo espaços de diálogo sobre educação superior e sobre o Processo Seletivo Específico para Indígenas (PSEI) da UFRGS.
Além de promover o diálogo e a troca intercultural, as visitas tiveram o objetivo de apresentar informações pontuais sobre:
- a UFRGS e seus cursos;
- etapas e requisitos do PSEI;
- orientações sobre inscrição e documentação;
- políticas institucionais de permanência;
- a relevância da participação das comunidades nos processos seletivos.
DESCRIÇÃO DAS VISITAS
- 9 de outubro: Aldeia Nhe’ẽngatu (Viamão) – junto a uma atividade do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), a equipe apresentou as formas de ingresso na UFRGS, os cursos ofertados pelo PSEI e orientações para inscrição, reforçando a importância da presença indígena na universidade.
- 14 de outubro: Aldeia Anhetengua (Lomba do Pinheiro, Porto Alegre) – roda de conversa realizada na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Anhetengua, em parceria com o projeto EDUCAR UFRGS. Foram apresentados o funcionamento do PSEI, informações sobre cursos e políticas de permanência. O encontro encerrou-se com lanche coletivo.
- 30 de outubro: Aldeia Pindó Mirim (Viamão) – na Escola Nhamandu Nhemopuã, a comunidade participou ativamente da conversa sobre a UFRGS e o PSEI, manifestando interesse em cursos e formas de ingresso. A atividade foi finalizada com lanche coletivo organizado pela PROAFE e pelo EDUCAR UFRGS.
- 13 de novembro: Aldeia Nhe’ẽngatu (Viamão) – em nova visita à comunidade, foi realizada uma roda de conversa para esclarecer dúvidas sobre cursos, ingresso e permanência estudantil. A atividade encerrou-se com almoço oferecido pela aldeia.
A presença da UFRGS nos territórios fortalece o diálogo e contribui para ampliar a participação indígena na Universidade, promovendo caminhos de acesso e permanência alinhados às realidades e às demandas das comunidades. As visitas reafirmam a importância de construir vínculos entre a Universidade e as comunidades indígenas, valorizando a escuta, o respeito e a troca de conhecimentos.
REGISTROS DAS VISITAS











