Abril Indígena 2026 na PROAFE: confira a programação!

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFRGS), divulga a programação vinculada ao Abril Indígena 2026, reunindo atividades culturais e acadêmicas.

A agenda contará com sessões de cinema, debates, encontros estudantis, atividades no planetário e evento promovido pelo  Programa Língua Indígena Viva no Direito (LIVD).

Confira abaixo!

Sessões no Planetário abrem programação

Nos dias 22 de abril, às 14h30, e 24 de abril, às 10h, o Planetário da UFRGS recebe duas sessões de filmes seguidas de debate.

Serão exibidos os curtas:

  • Jeguatá Xirê
    Direção de Alan Alves-Brito, Ana Moura e Marcelo Freire | 2024 | 7 min | Ficção-animação | Livre
  • Raízes
    Direção de Guilherme Frederico Marranghello | 2024 | 12 min | Ficção-animação | Livre

Após as exibições, haverá conversa com o Pró-Reitor da PROAFE e Diretor do filme, Alan Alves Brito e a Pró-Reitora de Extensão, Daniela Borges Pavani. A atividade receberá público da educação básica e pública.

Encontro da Liga Acadêmica de Saúde Indígena (LISAI)

A Liga Acadêmica de Saúde Indígena (LISAI) promove o Planejamento LISAI 2026, convidando estudantes indígenas para um espaço de reflexão sobre os projetos que serão desenvolvidos ao longo do próximo ano. Durante a atividade, também poderão ser realizadas inscrições de novos integrantes no local.

O encontro acontece no dia 23 de abril, às 18h30, na Sala do PEMC 114, térreo do prédio da FAMED/UFRGS.

O evento é aberto não apenas a estudantes indígenas, mas também a estudantes não indígenas e demais interessados na temática da saúde indígena.

Debate sobre saúde, permanência e bem viver

Em 28 de abril, às 18h30, o Auditório da Escola de Enfermagem e de Saúde Coletiva da UFRGS recebe a roda de conversa Ações Afirmativas e Permanência de Estudantes Indígenas: Caminhos da Saúde e do Bem Viver na Universidade.

A atividade propõe reflexões sobre a permanência de estudantes indígenas em cursos da saúde, reunindo experiências de projetos institucionais e de extensão. 

O encontro contará ainda com participação especial de Rejane Pafej Kanhág, abordando o tema Psicologia das Florestas.

Evento valida traduções para a língua Kaingang

No dia 29 de abril, das 14h às 16h, a UFRGS, através da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, recebe o evento de validação das traduções da Constituição Federal, da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a língua Kaingang.

A ação integra o Programa Língua Indígena Viva no Direito (LIVD) e reforça a importância da preservação e fortalecimento das línguas indígenas no campo jurídico e institucional.

Cinema e roda de conversa

A programação será encerrada no dia 30 de abril, às 14h, na Sala Redenção, com a atividade Da Aldeia à Universidade, da Universidade à Aldeia: Sessão de cinema e roda de conversa com os estudantes indígenas da UFRGS.

Serão exibidos os filmes:

  • Da Aldeia à Universidade 
  • Fuá, O Sonho
  • Gavi, a Voz do Barro

Após as exibições, haverá roda de conversa com estudantes indígenas: Raquel Kubeo (PPG/EDU), Odirlei Fidelis Kaingang (Graduação em Direito) e  Suzana Maria Assis Guarani (Graduação em Artes Visuais)

Chamada para publicação acadêmica

Está aberta a chamada para o dossiê “Vozes Indígenas nas Universidades: trajetórias, escritas e formações docentes”, organizado pelo Coletivo de Estudantes Indígenas da LII/UFSC, parceiros institucionais da UFSC e PROAFE/UFRGS.

A iniciativa busca reunir produções acadêmicas de estudantes indígenas, especialmente artigos derivados de TCCs, relatos de experiência, ensaios teóricos, materiais audiovisuais e propostas artísticas, com foco nas experiências das licenciaturas interculturais e nas trajetórias de formação docente. As submissões poderão ser realizadas entre 2 de maio e 30 de novembro de 2026, com publicação prevista ao longo de 2027.

Acesse a chamada aqui: https://seer.ufrgs.br/index.php/dimensoesdocentes/announcement/view/2142

Diretrizes para envio estão disponíveis em: https://seer.ufrgs.br/index.php/dimensoesdocentes/about/submissions.

Sobre o Abril Indígena 2026: Com atividades abertas ao público e à comunidade acadêmica, o Abril Indígena reafirma o compromisso da UFRGS com a promoção da diversidade, da equidade e do reconhecimento dos saberes indígenas como parte fundamental da universidade pública.