Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Notícia 21 dezembro, 2015

Programa de Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades é apresentado na Câmara

O programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da UFRGS foi apresentado na última quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O programa foi pauta do período destinado às Comunicações Temáticas. O médico e professor aposentado, Aloyzio Achutti, apresentou o trabalho desenvolvido e os 7 projetos que fazem parte do mesmo, abordando a relação entre urbanização e saúde.

Achutti destacou que a medicina preocupa-se em promover a saúde, envolvendo-se em todas as circunstâncias para que a doença não se desenvolva no corpo humano. “Saúde e doença estão relacionados com a vida que a população leva. É importante a conscientização e o cuidado de todas as partes.” O médico citou também que a urbanização acompanha o desenvolvimento da medicina de forma positiva, porém, compromete a sustentabilidade.

Diversos vereadores se manifestaram, colocando sempre a importância de projetos na área da saúde. O programa, coordenado pelo professor Roger dos Santos Rosa, do departamento de Medicina Social da Universidade, busca possibilitar uma maior quantidade de informações a respeito de determinantes físicos, bio-psicosociais e econômico-culturais das desigualdades nas cidades para promover o desenvolvimento urbano sustentável e equitativo, requisito para a Promoção da Saúde da população.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)