Mesa Redonda 2022

“Como será a Indústria de Processos em 2030, 2040, 2050, …?” esse é o tema da mesa-redonda do SIMPós 2022. Dada a complexidade e a multidimensionalidade da indústria de processos, essa mesma pergunta poderia ser desmembrada em várias outras. Poderia ser “Como serão as fontes de Energia? Quais serão as matérias-primas? Quais serão os produtos? Qual será o sistema de controle, instrumentação e automação? Como serão as questões ambientais? A emissão de CO2, efluentes líquidos, poluição e falta de água, estarão resolvidos ou remediados? Como serão organizadas as unidades de produção? E a logística? Enfim, o futuro da Indústria de Processos permeia por todas essas questões e outras tantas que não levantamos aqui.  

Diferentes tecnologias estão relacionadas às respostas dessas subquestões. A título de ilustração, vamos fazer um paralelo com a série Dark do Netflix®, na qual através de um buraco numa caverna, viagens de 33 anos são realizadas no tempo. Imaginem que nosso ano base seja o início do século 21 e que essa viagem no tempo ocorra na central de controle de uma grande refinaria. Sem sombra de dúvidas, você notaria uma enorme diferença principalmente entre o presente e o passado. Entretanto, caso a viagem no tempo ocorresse na planta industrial, você poderia pensar que não tinha, se quer, viajado para o passado.  

 

Porém, caso essa viagem ocorra para o futuro como será essa diferença? Será uma diferença tão significativa como a que ocorreu na sala de controle entre 1968 e 2001? Essa mesa-redonda tem como objetivo ajudá-los a fazer essa viagem no tempo, para desbravar como as tecnologias transformadoras poderão moldar a “nova indústria de processos”.  

A mesa-redonda que irá ajudá-lo nessa viagem ao futuro será composta por:  

Painelistas:  Prof. Dr. Jairton Dupont – Instituto de Química da UFRGS  
Dr. Paulo Luiz de Andrade Coutinho — SENAI CETIQT RJ 
Prof. Dr. Jorge Otávio Trierweiler – Departamento de Eng. Química da UFRGS 
Mediadora: Profª. Drª. Luciane Ferreira Trierweiler – Professora do PPGEQ / UFRGS 
Ativadores: Profª. Drª. Liliana Amaral Feris –Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) / UFRGS 
Profª. Drª. Caroline Borges Agustini – Departamento de Eng. Química / UFRGS 
Msc. Vânia Queiroz – Doutoranda em Engenharia Química no PPGEQ 

Venha participar dessa transformação e se teletransportar para 2034!!!