Após questionar a sua carreira, Carlota decide seguir na vida acadêmica e fazer doutorado em física. Num encontro com amigas, elas compartilham as realidades de seus mundos e percebem que os problemas e preconceitos que Carlota vive na academia ocorrem também em diversas outras carreiras. Carlota se prepara para fazer um pós-doutorado e aplica para uma vaga na Universidade de Harvard, com uma pesquisadora que pode ajudá-la a prosseguir em sua ideia de pesquisa inovadora. Será que a carreira de Carlota vai decolar?
Artigos usados para embasar a discussão neste episódio:
Artigos científicos sobre Efeito Tesoura
A perda de representatividade feminina ocorre mesmo antes da escolha da carreira
E continua no decorrer da carreira de física
A presença de mulheres diminui quando organizações se tornam mais poderosas
A diminuição do percentual de mulheres está em todos as áreas da ciência
Um degrau a mais na escada: as mulheres perdem espaço ao passar para o nível máximo da carreira acadêmica, que é a Academia Brasileira de Ciências
Reportagens, sites, podcasts e relatórios
O efeito tesoura é universal, ocorrendo em todas as carreiras e em todos os países do mundo que temos medidas. Alguns exemplos:
No mundo corporativo
Nas artes
Na economia
Efeito tesoura na Europa
Efeito tesoura na comunidade de física brasileira
Algumas causas do efeito tesoura
Estereótipos de gênero, perda de autoestima (episódios 01 e 02), preconceito implícito (episódio 03), assédio (episódio 04) são também causas do efeito tesoura. Abaixo destacamos outras causas que não foram ainda referenciadas em episódios anteriores:
As mulheres são responsáveis por trabalhos domésticos e de cuidado, os quais em muitos casos não são levados em conta na economia formal