4.5.1 PERIÓDICO NOVO NA BIBCSH

Antes do processamento técnico, consultar na base do Catálogo Coletivo de Publicações Periódicas (CCN), do IBICT, disponível no endereço http://ccn.ibict.br/busca.jsf, o título do periódico. Se o mesmo já constar lá, anota-se o número do SIPS (código do título no CCN), o ISSN, a data do início da publicação, o assunto que esta base dá ao título e demais dados que se achar necessário para o processamento técnico deste título, como, por exemplo, dados de ligação com outro título (continuação, substituição, fusão, etc). Estas informações serão incluídas na base SABi.

São consultadas, também, as ferramentas de busca (Google, Yahoo, etc.) a fim de verificar se o título está on-line (texto integral, sumário, resumo e sumário, etc.). Se o resultado dessas consultas for positivo, incluí-se na base SABi o endereço eletrônico correspondente (ver decisão de seleção da BIBCSH de FEV/2014, no item 4.4.2.1 deste manual).

As planilhas utilizadas para o processamento de periódicos na base SABi são as seguintes:

  • PSeriada.mrc (URS01) – para periódico novo, sem ligação com outro;
  • PSeriadaCPar.mrc (URS01) – para periódico com ligação (continuação, fusão, substituição, etc.) a outro título que já esteja na base SABi;
  • PSeriadaSPar.mrc (URS01) – para periódico que tem ligação com outros títulos que não estão na base SABi.

Para o preenchimento dos campos do registro bibliográfico, recomenda-se a consulta aos manuais do Document@ (UFRGS), com particular atenção ao capítulo sobre Registro Bibliográfico.

Cabe o seguinte esclarecimento sobre o subcampo 910_b, específico do processamento de periódicos:

  • 910 – dados da biblioteca
  • subcampo b= situação da assinatura (corrente, quando a biblioteca continua recebendo e inserindo os últimos fascículos publicados; cancelada, quando o periódico não é mais publicado ou não terá seus próximos fascículos inseridos no acervo; temporariamente cancelada, quando o periódico é corrente mas a biblioteca não recebe os fascículos há pelo menos três anos);

4.5.2 PERIÓDICO JÁ CADASTRADO NA BASE SABI POR OUTRA BIBLIOTECA DO SISTEMA

Fazer a catalogação cooperativa, preenchendo-se somente os campos que irão vincular a BIBCSH com este título, isto é, campo 910, IBI e 6XX se houver necessidade.

4.5.3 PERIÓDICO JÁ CADASTRADO NA BASE SABI PELA BIBCSH

Registrar na base SABi os números dos fascículos recebidos, no campo específico para a descrição da coleção (IBI), quando aplicável;

Os fascículos ou suplementos recebidos em CD-ROM são registrados no subcampo específico do campo IBI; neste caso, insere-se uma nota no campo 590, identificando a parte em CD-ROM e acrescentando a sigla da biblioteca (ex.: sys 000137406). Ver exemplos de textos desta nota no arquivo word “Nota do campo 590 – fascículos e suplementos em outro formato”.

4.5.4 ANALÍTICAS

As planilhas utilizadas da base SABi para o processamento de analíticas de periódicos são as seguintes:

  • AnaPerCPai.mrc (URS01) – para analítica de periódico já processado (ex.: sys 000189231);
  • AnaPerCPaiPI.mrc (URS01) – para analítica de periódico já processado, com produção intelectual (ex.: sys 000727415);
  • AnaPerSPai.mrc (URS01) – para analítica de periódico não processado (ex.: sys 000023490);
  • AnaPerSPaiPI.mrc (URS01) – para analítica de periódico não processado, com produção intelectual (ex.: sys 000591800).

As analíticas de periódico cujas cópias impressas são inseridas no acervo são processadas como analíticas, mas fazem parte da coleção de folhetos (F).

Para o preenchimento dos campos do registro bibliográfico, recomenda-se a consulta aos manuais do Document@ (UFRGS), com particular atenção ao capítulo sobre Registro Bibliográfico.

4.5.4.1 ESPECIFICIDADES DO REGISTRO DE RESENHAS:

a) Resenhas: artigos de periódicos que são comentários de obras publicadas.

b) Resenhas com título (ex.: sys 000297311):

  • preencher campo 245 com o título dado pelo autor da resenha;
  • preencher campo 500 com a nota: Resenha da obra tal de autoria de fulano de tal;
  • preencher campo 600 com informação do autor da obra resenhada e do título da obra resenhada. Se houver mais de um autor da obra resenhada:
  • preencher campo 600 com informação do autor da obra resenhada, um campo para cada autor;
  • preencher campo 740 com o título da obra resenhada.

c) Resenhas sem título (ex.: sys 000598346):

  • preencher campo 245 desta forma: [Resenha da obra tal de autoria de fulano de tal];
  • não é necessário nota no campo 500;
  • preencher campo 600 com informação do autor da obra resenhada e do título da obra resenhada. Se houver mais de um autor da obra resenhada:
  • preencher campo 600 com informação do autor da obra resenhada, um campo para cada autor;
  • preencher campo 740 com o título da obra resenhada.

4.5.4.2 ESPECIFICIDADES DO REGISTRO DE ORGANIZAÇÃO DE FASCÍCULOS, NÚMEROS ESPECIAIS OU DOSSIÊS DE PERIÓDICOS:

a) Organização de fascículo de periódico: organização de número específico de periódico.

b) Organização de número especial: organização de número especial específico de periódico.

c) Organização de dossiê em fascículo de periódico: organização de dossiê temático em um número específico de periódico.

d) Organização de fascículo, número especial ou dossiê: [instruções em RT #817555]

  • tipo de PI: Periódico “pt”;
  • armazenamento da PI quando o periódico for de acesso exclusivamente on-line:
  • acesso aberto: gravar em CD-ROM (ou DVD) todos os artigos do fascículo junto do sumário e página com identificação dos organizadores, OU [preferencialmente, a partir de jul./2024] gravar no servidor da BIBCSH;
    • Para gravação em CD-ROM (ou DVD): acumular arquivos por 1 ano ou até atingir o máximo comportado pela mídia antes de gravá-la;
    • Para gravação em CD-ROM (ou DVD): após inserir a mídia no primeiro registro, anotar número de sistema para incluir no subcampo |b do LKR nos próximos registros: LKR a|ITM b|001070845 l|URS50 r|777;
    • Para gravação no Servidor da BIBCSH: para nomear a pasta com os arquivos do fascículo no servidor, use número de sistema completo (com os zeros);
    • Para gravação no Servidor da BIBCSH: adicionar a seguinte nota no campo 590 “Também disponível com acesso eletrônico restrito aos terminais da BIBCSH” e adicionar o endereço web do fascículo no servidor ao campo 856|41.
  • acesso restrito: [sem ocorrências até o momento, padrão ainda não definido].

4.5.4.3 IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO DENTRO DO PERIÓDICO PELO CÓDIGO eXXXXXX:

[exemplo do registro sys 001091942]

300 |a Vol. 22 (2019), e190004, 17 p.

4.5.4.4 CAMPO 300 EM ANALÍTICA DE PERIÓDICO

Quando a (parte da) publicação trouxer somente a indicação do semestre, trimestre ou bimestre (ex.: 2º semestre, 4º trimestre ou 6º bimestre) enquanto designação cronológica do fascículo, pode ser descrito no campo 300 do registro o intervalo de meses correspondente ao semestre/trimestre/bimestre mencionado, conforme segue:

1º semestre = [jan./jun.]

2º semestre = [jul./dez.]

1º trimestre = [jan./mar.]

4º trimestre = [out./dez.]

1º bimestre = [jan./fev.]

6º bimestre = [nov./dez.]

Exemplos:

Analítica de publicação seriada que traz como designação cronológica o 1º semestre de 2009:

300__|aVol. 5, n. 1 ([jan./jun.] 2009), p. 12-39|bil.

Analítica de publicação seriada que traz como designação cronológica o 2º trimestre de 2009:

300__|aVol. 9, n. 5 ([abr./jun.] 2009), p. 25-60

Analítica de publicação seriada que traz como designação cronológica o 5º bimestre de 2008:

300__|aVol. 67, n. 1275 ([set./out.] 2008), p. 95-127

4.5.5 PRODUÇÃO INTELECTUAL – Decisões da BIBCSH

DEZ/2018 – O jornal Correio do povo. Caderno de sábado usa a forma de expressão “conversar”, para dizer que certa pessoa foi entrevistada por quem “conversou”. No corpo da entrevista aparecem as perguntas com a identificação “C.S.” para o entrevistador. Nesse caso, o documento deve ser considerado PI para o entrevistador identificado no início da matéria.