O Manual de Registro Bibliográfico apresenta os códigos e convenções (etiquetas numéricas, indicadores, códigos de subcampos e valores codificados) que identificam os elementos de dados em registros bibliográficos do Sistema de Automação Bibliotecas da UFRGS – SABi. Este documento foi desenvolvido para uso da equipe envolvida na criação e manutenção de registros bibliográficos no SABi.

O padrão adotado para representação dos dados bibliográficos é o Formato MARC com as atualizações propostas pelo MARC 21 (Concise Edition, on-line, oct. 2000), ambos desenvolvidos pela Library of Congress para servir de suporte para informações bibliográficas sobre diferentes tipos de materiais. Dados bibliográficos normalmente incluem títulos, nomes, assuntos, notas, dados de publicação e informações referentes à descrição física de um item.

Para descrever o conteúdo dos elementos de dados que compõem um registro, o padrão é o Código de Catalogação Anglo-Americano, 2.ed.rev.2002  (CCAA2), segundo nível de descrição.

1 Abrangência do formato #

O formato SABi contém elementos de dados para os seguintes tipos de materiais:

  • Agendamento de salas e equipamentos (AG) – Formato exclusivo para registro das informações de equipamentos e de salas de estudo disponíveis para agendamento/empréstimo nas bibliotecas.
  • Arquivos de computador (CF) – Software, dados numéricos, multimídia informatizada, sistemas ou serviços on-line. Outras classes de recursos eletrônicos são codificadas por seu aspecto mais significativo. Podem ser de natureza monográfica ou seriada.
  • Livros (BK) – Materiais textuais impressos, manuscritos, em microforma, ou qualquer outro tipo de material/suporte, desde que seu conteúdo seja de natureza monográfica.
  • Mapas (MP) – Todos os tipos de materiais cartográficos impressos, manuscritos ou em microforma, incluindo atlas, mapas bidimensionais e globos. Podem ser de natureza monográfica ou seriada.
  • Materiais visuais (VM) – Mídia projetada, não projetada, grafismos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou reália e kits. Podem ser de natureza monográfica ou seriada.
  • Música e gravações de som (MU) – Música impressa, manuscrita ou em microforma, bem como gravações de som musicais e não musicais. Podem ser de natureza monográfica ou seriada.
  • Publicações seriadas (SE) – Material textual impresso, manuscrito ou em microforma, publicado em partes e obedecendo a um padrão recorrente de publicação (p.ex. jornais, anuários).
  • Sugestão (SU) – Documentos sugeridos para aquisição, cuja catalogação não existe no SABi.
  • Trabalhos de conclusão de curso (TD) – formato exclusivo para registro de dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso de ensino profissional, de especialização, de graduação e de mestrado profissional. Criado para dar maior consistência à base SABi.

Microformas, tanto originais como reproduções, não são identificadas como um tipo especial de registro; o aspecto microforma é secundário em relação ao tipo de material ao qual o documento original pertence (p.ex., livro). O mesmo ocorre com documentos em meio eletrônico, nos quais o aspecto meio eletrônico é secundário, entretanto, certas categorias de meios eletrônicos são codificadas como arquivo de computador. Para maiores informações sobre tipos de registro consulte o Líder/06 e Anexo 4.

Para registro de analíticas de monografias e de publicações seriadas deve ser utilizado o formato BK.

Para registro de analíticas de arquivos de computador, mapas, materiais visuais e música e gravações de som deve ser utilizado o formato específico.

2 Definições #

Os conceitos e definições aqui apresentados referem-se ao formato SABi para registro bibliográfico. Sua compreensão é essencial para a utilização adequada do sistema.

2.1 Formato #

Estrutura que define as características e/ou relacionamento dos campos de dados que compõem um registro bibliográfico. Define também o arranjo dos registros em arquivo legível por computador.

2.2 Registro bibliográfico #

Conjunto de informações pertinentes a uma única entrada, armazenadas de forma legível por computador, com estrutura e regras de catalogação indicadas neste Manual.

2.3 Campo de dados #

Parte do registro bibliográfico que contém uma categoria particular de dados (autor, título, descrição física, assunto, etc.). identificada por um campo. Pode ser de tamanho fixo ou variável.

Além do líder ou rótulo do registro, existem três tipos de campos de dados no SABi:

  • campo identificador do registro,
  • campo de controle, e
  • campo bibliográfico.

2.3.1 Líder ou rótulo do registro #

Campo de tamanho fixo, com 24 caracteres, contendo elementos de dados codificados com informações estruturais em sua quase totalidade.

2.3.2 Campo identificador do registro #

É formado por um conjunto de caracteres, atribuído automaticamente pelo SABi, que identifica o registro.

No SABi, de acordo com a norma ISO 2709, o campo 001é o identificador do registro.

2.3.3 Campo de controle #

É um campo de tamanho fixo, formado por subcampos de tamanho fixo, identificados por sua posição relativa no campo, na maioria codificados, com informações que podem ser necessárias para o processamento automático do registro bibliográfico.

No SABi, de acordo com a norma ISO 2709, o campo 008 é o campo de controle.

2.3.4 Campo bibliográfico #

Consiste de dois indicadores e de um ou mais subcampos, cada um deles imediatamente precedido por um identificador de subcampo. Os campos bibliográficos são de tamanho variável e a cada um corresponde uma etiqueta numérica.

Por exemplo:

2.3.4.1 Etiqueta numérica #

Código numérico de três caracteres usado como um rótulo associado a um determinado campo de dados, de forma a identificá-lo.

2.3.4.2 Indicador #

Código de um caractere, associado aos campos bibliográficos, que fornece informação sobre seu conteúdo ou forma do campo de dados ou ainda sobre o tipo de ação desejada em certos processos de manipulação de dados como, por exemplo, na alfabetação.

No SABi são utilizados dois indicadores por campo que podem assumir os valores 0-9 ou o caractere branco.

2.3.4.3 Características dos campos e subcampos #

Os campos e os subcampos podem ser:

  • obrigatórios ou optativos e
  • repetitivos (R) ou não repetitivos (NR).

Obrigatório

O campo ou subcampo obrigatório pode ser:

  • obrigatório incondicional ou
  • obrigatório condicional.

O campo ou subcampo obrigatório incondicional deverá estar sempre presente em um registro bibliográfico como, por exemplo, o campo 245 – Indicação de Título.

O campo ou subcampo obrigatório condicional deverá estar presente sempre que uma ou mais condições forem satisfeitas. É o caso, por exemplo, do campo 100 – Entrada Principal pelo Nome Pessoal, obrigatório somente para documentos com entrada principal pelo nome pessoal.

Optativo

O campo ou subcampo optativo não é exigido no registro bibliográfico. Sua inclusão no registro fica a critério da biblioteca que registra a entrada. Por exemplo, o subcampo d (|d) Data, do campo 100 – Entrada Principal pelo Nome Pessoal, é optativo.

Repetitivo (R)

O campo repetitivo pode ocorrer mais de uma vez no registro. Por exemplo, o campo 650 – Entrada Secundária de Assunto.

O subcampo repetitivo pode ocorrer mais de uma vez dentro de um campo. No campo 650, o subcampo x (|x)Identificador é repetitivo.

Não repetitivo (NR)

Os campos não repetitivos só podem ocorrer uma vez no registro. Os subcampos não repetitivos só podem estar presentes uma vez em cada ocorrência do campo.

2.3.4.4 Subcampo #

Unidade de informação individualizada dentro de um campo de dados. Em campos de dados de tamanho variável, o subcampo é identificado por um Identificador de subcampo.

Por exemplo, no campo 100 – Entrada Principal pelo Nome Pessoal,o identificador de subcampo a (|a) identifica o subcampo Nome pessoal.

Separador de subcampo

A barra (|) é utilizada como sinal separador de subcampo.

Identificador de subcampo

Letra ou algarismo utilizado para identificar cada subcampo dentro de um campo.

2.3.4.5 Dado #

É o conjunto de caracteres que corresponde ao conteúdo do registro bibliográfico. Por exemplo, Raízes do Brasil‚ o conteúdo correspondente ao subcampo a (|a) Título principal do campo 245 – Indicação de Título. O dado pode incluir pontuação fornecida pelo catalogador, conforme item 3.4 abaixo, nas situações indicadas no manual.

2.4 Pontuação #

A pontuação pode ser:

  • automática, isto é, gerada automaticamente pelo sistema,
  • fornecida pelo bibliotecário, quando a pontuação no subcampo e entre subcampos é fornecida pelo bibliotecário ou
  • interna fornecida pelo bibliotecário, quando a pontuação no subcampo é fornecida pelo bibliotecário e a entre os campos é gerada automaticamente pelo sistema.

A indicação de pontuação (PON), quando aplicável a todos os subcampos, está indicada no bloco de informações relativas ao campo. Quando aplicável a um subcampo específico está indicada no bloco de informações referentes ao respectivo subcampo.

3 Correspondência entre campos: formato bibliográfico – formato de autoridades #

CAMPOBIBLIOGRÁFICOAUTORIDADES
090Classificação por áreas de conhecimento do CNPq191
100Entrada principal pelo nome pessoal100
110Entrada principal pelo nome de uma entidade110
111Entrada principal pelo nome de um evento111
130Entrada principal pelo título uniforme130
440Indicação de série194
600Entrada secundária de assunto pelo nome pessoal100
610Entrada secundária de assunto pelo nome de uma entidade110
611Entrada secundária de assunto pelo nome de um evento111
630Entrada secundária de assunto pelo título uniforme130
650Entrada secundária de assunto150
651Entrada secundária de nome geográfico como assunto151
690Macrodescritor190
700Entrada secundária pelo nome pessoal100
710Entrada secundária pelo nome de uma entidade110
711Entrada secundária pelo nome de um evento111
730Entrada secundária pelo título uniforme130
900Orientador de trabalho acadêmico100
902Disciplina de curso de graduação192

4 Descrição dos campos e tratamento dos elementos de dados #

Os campos são apresentados em ordem sequencial numérica. Para cada campo e subcampo são informados, sempre que aplicáveis:

CAR – CARACTERÍSTICAS

Identifica as características da ocorrência do campo ou do subcampo.

COD – CÓDIGOS/TERMOS

Identifica os códigos ou termos utilizados para preencher o subcampo.

CRI – CRÍTICA

Indica que o subcampo possui crítica de conteúdo e não permite o salvamento do registro com informações incorretas.

DES – DESCRIÇÃO

Identifica e descreve o elemento de dado a ser informado no campo ou subcampo.

EXE – EXEMPLOS

Exemplos de uso de campos, subcampos e indicadores.

FUN – FUNÇÃO

Identifica a função usada para auxiliar no preenchimento dos subcampos.

IND – INDICADORES

Especifica o valor dos indicadores: branco (não definido) ou 0-9.

NOT – NOTAS

Contém esclarecimentos e informações adicionais sobre o campo ou subcampo.

PON – PONTUAÇÃO

Identifica o tipo de pontuação a ser utilizada no campo ou subcampo: automática ou fornecida pelo catalogador.

SUBCAMPOS

Descreve os subcampos a serem usados no campo.

Foram excluídas as informações de descrição, características, nota, pontuação e exemplos dos subcampos idênticos ao Manual de Registro de Autoridades, já que o registro dos mesmos deve ser feito no Catálogo de Autoridades.

USO

Identifica o formato a que o campo se aplica.

5 Lista dos elementos de dados #

5.1 Informações codificadas #

POSIÇÃODESCRIÇÃO
00-04Tamanho lógico do registro
05Situação do registro
06Tipo de registro
07Nível bibliográfico
08Tipo de controle
09Indefinido
10Contador de indicadores
11Contador de códigos do subcampo
12-16Endereço do dado na base
17Nível de catalogação
18Forma de catalogação descritiva
19Exigência de registro vinculado
20-22Mapa do diretório de entradas
23Indefinido
Veja o líder
POSIÇÃODESCRIÇÃO
00-05Data de entrada no arquivo
07-10Data 1 ou inicial
11-14Data 2 ou final
15-17País de publicação, distribuição, etc.
35-37Idioma
38Registro modificado
39Fonte de catalogação
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Tipo de data
18-21Indefinidos
22Público alvo
23-25Indefinidos
26Tipo de arquivo
27Indefinido
28Publicação oficial
29-34Indefinidos
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Tipo de data
18-21Ilustrações
22Público alvo
23Forma do item
24Tipo de documento
25-27Indefinidos
28Publicação oficial
29Publicação de evento
30Coletânea de homenagens
31Índice
32Indefinido
33Forma literária
34Biografia
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Tipo de data
18-21Relevo
22-23Projeção
24Indefinido
25Tipo de material cartográfico
26-27Indefinidos
28Publicação oficial
29Forma do item
30Indefinido
31Índice
32Indefinido
33-34Características especiais de apresentação
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Tipo de data
18-20Tempo de duração para filme e gravação de vídeo
21Indefinido
22Público alvo
23-27Indefinidos
28Publicação oficial
29Forma do item
30-32Indefinidos
33Tipo de material visual
34Técnica
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Tipo de data
18-19Forma de composição
20Formato da música
21Partes musicais
22Publico alvo
23Forma do item
24-29Material adicional
30-31Texto literário
32Indefinido
33Transposição e arranjo
34Indefinido
Veja o campo
POSIÇÃODESCRIÇÃO
06Situação da publicação
18Frequência
19Regularidade
20Indefinido
21Tipo da publicação
22Forma original da publicação
23Forma do item
24Tipo de documento
25-27Conteúdo do documento
28Publicação oficial
29Publicação de evento
30-32Indefinidos
33Alfabeto original do título
34Última entrada ou entrada sucessiva
Veja o campo

5.2 Campos de dados variáveis #

SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero da patente
bPaís
dData de depósito e de concessão
fParticipante do documento
9Número PCT
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero de registro, copyright ou depósito legal
bAgência concessora do número
dData de depósito
9Data de concessão
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aISBN válido
cDisponibilidade
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aISSN válido
yISSN incorreto
zISSN cancelado
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero ou código padrão
2Fonte do número ou do código padrão
9Fonte do número ou do código padrão não definido no MARC
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero do editor
bFonte
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCODEN
zCODEN cancelado
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCategoria da escala
bEscala numérica horizontal
cEscala numérica vertical
dCoordenadas : longitude mais ocidental
eCoordenadas : longitude mais oriental
fCoordenadas : latitude mais setentrional
gCoordenadas : latitude mais meridional
hEscala angular
jLimite norte da declinação
kLimite sul da declinação
mLimite leste da ascensão reta
nLimite oeste da ascensão reta
pEquinócio
rDistância da Terra
zNome de corpo extraterrestre
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aInstituição responsável pela catalogação original
bIdioma da catalogação original
dInstituição responsável pela modificação
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aIdioma de texto/trilha sonora ou de título distinto
bIdioma do resumo
dIdioma de texto cantado ou falado
eIdioma do libreto
fIdioma do sumário
gIdioma do material adicional
hIdioma original e/ou idioma de traduções intermediárias do texto – Diferente do F2
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aÁrea geográfica
bÁrea geográfica local
2Fonte do código local
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aPaís de publicação/produção
bEstados brasileiros
2Fonte do código de estados brasileiros
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aPeríodo cronológico
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aForma de composição musical
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aIntérprete ou conjunto
bSolista
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCódigo
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aÓrgão normativo
bNúmero
cData de aprovação ou publicação
dData de validade
eData de cancelamento ou substituição
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero da patente
bPaís
dData de depósito
lIdioma da patente internacional
9Data de concessão
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNúmero PCT
bData
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome pessoal
bAlgarismo romano que segue o prenome
cAcréscimos ao nome
dDatas
qForma mais completa do nome
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome da entidade ou jurisdição
bUnidade subordinada
cLocal do evento
dData do evento ou de assinatura do tratado
gInformações adicionais
nNúmero do evento
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome do evento
cLocal do evento
dData do evento
eEntidade subordinada
nNúmero do evento
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo uniforme
dData de assinatura do tratado
kSubcabeçalho de forma
lIdioma do texto
mMeio de execução
nNúmero da parte/seção do trabalho
oArranjo musical
pNome da parte/seção do trabalho
rTonalidade
sVersão
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo abreviado
bInformação qualificadora
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo-chave
bInformação qualificadora
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo uniforme
dData de assinatura do tratado
gInformações adicionais
kSubcabeçalho de forma
lIdioma do texto
mMeio de execução
nNúmero da parte/seção do trabalho
oArranjo musical
pNome da parte/seção do trabalho
rTonalidade
sVersão
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo principal
bOutras informações sobre o título
cIndicação de responsabilidade/outras informações da página de rosto
hDesignação geral do material
kForma
nNúmero da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo
bOutras informações sobre o título
fData ou designação sequencial
iTexto explicativo
nNúmero da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
9Código do idioma
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aEdição
bIndicação de responsabilidade e outras informações sobre a edição
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aFormato de apresentação musical
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aIndicação de escala
bIndicação de projeção
cIndicação de coordenadas
dIndicação de zona
eIndicação de equinócio
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCaracterísticas dos arquivos de computador
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aLocal de publicação, distribuição, etc.
bNome do publicador, distribuidor, etc.
cData de publicação, distribuição, etc.
eLocal de fabricação
fNome do fabricante
gData de fabricação
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aEndereço
mEndereço eletrônico
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aData final do embargo
bStatus de embargo de tese, dissertação e TCC
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aExtensão do item
bOutros detalhes físicos
cDimensões
eMaterial adicional
fTipo de unidade
gTamanho da unidade
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aFrequência
bDatas
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aFrequência
bDatas
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aDatas
zFonte
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo
nDesignação e/ou numeração da subsérie
pTítulo da subsérie
vNúmero e/ou volume da série
xISSN da série ou subsérie
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
bNúmero de referências
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo da obra de referência
bPeríodo de abrangência
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aResumo
9Código do idioma
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNota
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aGrau acadêmico
bInstituição
cUnidade
dPrograma de pós-graduação
eData
fCurso de ensino profissional
gCurso de especialização
hCurso de graduação
lLocal
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aRepositório/Comunidade/Subcomunidade/Coleção
bAcervo
cSessão temática
dNúmero do resumo
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aExclusividade na transferência de tecnologia
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCódigo da bibliografia nacional
cAno/mês
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome pessoal
bAlgarismo romano que segue o prenome
cAcréscimos ao nome
dDatas
qForma mais completa do nome
tTítulo do trabalho
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome da entidade ou jurisdição
bUnidade subordinada
cLocal do evento
dData do evento ou de assinatura do tratado
gInformações adicionais
nNúmero do evento ou número da parte/seção do trabalho
tTítulo do trabalho
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome do evento
cLocal do evento
dData do evento
eEntidade subordinada
nNúmero do evento ou número da parte/seção do trabalho
tTítulo do trabalho
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo uniforme
dData de assinatura do tratado
kSubcabeçalho de forma
lIdioma do texto
mMeio de execução
nNúmero da parte/seção do trabalho
oArranjo musical
pNome da parte/seção do trabalho
rTonalidade
sVersão
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aDescritor
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome geográfico
vSubdivisão de forma
xSubdivisão geral
ySubdivisão cronológica
zSubdivisão geográfica
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aDescritor não controlado
9Código do idioma
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aMacrodescritor
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aDescritor
xSubdivisão geral
2Rede especializada ou Grupo de pesquisa da UFRGS
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome pessoal
bAlgarismo romano que segue o prenome
cAcréscimos ao nome
dDatas
nNúmero da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
qForma mais completa do nome
tTítulo do trabalho
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome da entidade ou jurisdição
bUnidade subordinada
cLocal do evento
dData do evento ou de assinatura do tratado
gInformações globais
nNúmero do evento ou número da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
tTítulo do trabalho
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome do evento
cLocal do evento
dData do evento
eEntidade subordinada
nNúmero do evento ou número da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
tTítulo do trabalho
4Relacionamento
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo uniforme
dData de assinatura do tratado
kSubcabeçalho de forma
lIdioma do texto
mMeio de execução
nNúmero da parte/seção do trabalho
oArranjo musical
pNome da parte/seção do trabalho
rTonalidade
sVersão
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aTítulo adicional
nNúmero da parte/seção do trabalho
pNome da parte/seção do trabalho
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
bEdição
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
iTexto explicativo
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
bEdição
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada principal
bEdição
dLocal, publicador e data
tTítulo
xISSN
zISBN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
bEdição
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada principal
bEdição
dLocal, publicador e data
iInformação de relacionamento
tTítulo
zISBN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
oOutro identificador do título anterior
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
oOutro identificador do título posterior
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCabeçalho de entrada
cInformação qualificadora
dLocal, publicador e data
gInformação sobre relacionamento
tTítulo
xISSN
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
uURI (Uniform Resource Identifier)
zNota para o público
3Texto explicativo
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome do orientador ou coorientador
bAlgarismo romano que segue o prenome
cAcréscimos ao nome
dDatas
qForma mais completa do nome
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
dDescrição da coleção em texto impresso
eDescrição da coleção em CD-ROM
fDescrição da coleção em microficha
gDescrição da coleção em microfilme
hDescrição da coleção em multimeios
iDescrição da coleção em braile
jDescrição do índice cumulativo em texto impresso
kDescrição do índice cumulativo em CD-ROM
lDescrição do índice cumulativo em microficha
mDescrição do índice cumulativo em microfilme
nDescrição do índice cumulativo em multimeios
oDescrição do índice cumulativo em braile
pDescrição da coleção em meio eletrônico
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aNome da disciplina
bSigla da disciplina
cCódigo da disciplina
dStatus da bibliografia
iParte
vVolume
uData de atualização da obra no plano de ensino
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aStatus de disponibilidade comercial do livro
iParte
uData de atualização do status de disponibilidade
vVolume
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aUnidade/Departamento/Órgão
bTipo de produção
cPrograma de pós-graduação
dCurso de especialização
eCurso de graduação
fÓrgão financiador
gCurso de ensino profissional
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aBiblioteca
bSituação da assinatura
cNúmero de obra (Obsoleto a partir da versão 20 do Aleph)
dData de registro (Obsoleto a partir da versão 20 do Aleph)
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aObra rara
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aEquipamento/Sala de estudo
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aE-book
bNome do publicador, distribuidor, etc.
cModalidade de acesso
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCódigo CCN
dDescrição da coleção em texto impresso
eDescrição da coleção em CD-ROM
fDescrição da coleção em microficha
gDescrição da coleção em microfilme
hDescrição da coleção em multimeios
iDescrição da coleção em braile
jDescrição do índice cumulativo em texto impresso
kDescrição do índice cumulativo em CD-ROM
lDescrição do índice cumulativo em microficha
mDescrição do índice cumulativo em microfilme
nDescrição do índice cumulativo em multimeios
oDescrição do índice cumulativo em braile
pDescrição da coleção em meio eletrônico
wBiblioteca
Veja o campo
SUBCAMPODESCRIÇÃO
aCódigo do tipo de ligação
bNúmero de sistema ou do registro ADM
iParte/fascículo
lBase de dados do registro relacionado
mTítulo principal
nIdentificação da obra relacionada
pParte do fascículo
rCampo relacionado
vVolume
yAno
Veja o campo

6 Lista dos campos de dados por formato #

Esta seção apresenta listas que identificam os campos de dados passíveis de serem utilizados para descrição de cada tipo de material objeto do registro.

A ordem de apresentação das listas é por formato e os campos são apresentados na sequência lógica de descrição bibliográfica.

Agendamento (AGE)

LDR(OB)008(OB)040(OB)245(OB)246(OP)260(OP)500(OB)910(OB)
AGE(OB)

Arquivos de computador (CF)

LDR(OB)008(OB)017(OP)020(OP)022(OP)024(OP)040(OB)041(OP)
044(OP)090(OP)100(OP)110(OP)111(OP)130(OP)240(OP)242(OP)
245(OB)246(OP)250(OP)256(OB)260(OB)300(OB)440(OP)500(OP)
501(OP)504(OP)505(OP)506(OP)508(OP)510(OP)515(OP)518(OP)
520(OP)521(OP)525(OP)530(OP)538(OP)546(OP)550(OP)561(OP)
581(OP)590(OP)592(OP)600(OP)610(OP)611(OP)630(OP)650(OP)
651(OP)653(OP)690(OB)692(OP)700(OP)710(OP)711(OP)730(OP)
740(OP)773(OP)776(OP)856(OP)900(OP)909(OP)910(OB)930(OP)
LKR(OP)

Livros (BK)

Líder(OB)     008(OB)       013(OP)        017(OP)        020(OP)        022(OP)       024(OP)         040(OB)       041(OP)        044(OP)        090(OP)         092(OP)         093(OP)         094(OP)        100(OP)         110(OP)        111(OP)         130(OP)        240(OP)         242(OP)        245(OB)       246(OP)        250(OP)         256(OP)       260(OB)     290(OP)        300(OB)       440(OP)         500(OP)        501(OP)504(OP)       505(OP)         506(OP)         508(OP)         510(OP)        515(OP)         520(OP)        521(OP)         525(OP)         530(OP)         538(OP)       546(OP)          550(OP)         561(OP)         581(OP)         590(OP)         592(OP)       593(OP)          600(OP)        610(OP)         611(OP)         630(OP)         650(OP)       651(OP)          653(OP)         690(OB)       692(OP)         700(OP)         710(OP)       711(OP)          730(OP)       740(OP)         773(OP)         776(OP)         856(OP)       900(OP)902(OP)       903(OP)        909(OP)         910(OB)        930(OP)       LKR(OP)        EBK(OP)

Mapas (MP)

Líder(OB)     008(OB)      017(OP)         020(OP)        022(OP)       024(OP)        040(OB)       041(OP)        044(OP)         090(OP)         100(OP)       110(OP)         111(OP)        130(OP)         240(OP)         242(OP)         245(OB)     246(OP)       250(OP)        255(OB)       256(OP)         260(OB)      300(OB)      440(OP)        500(OP)        501(OP)         504(OP)         505(OP)         506(OP)        508(OP)       510(OP)        515(OP)         520(OP)         521(OP)         525(OP)        530(OP)        538(OP)        546(OP)         550(OP)         561(OP)         581(OP)        590(OP)        592(OP)        600(OP)         610(OP)         611(OP)         630(OP)        650(OP)         651(OP)        653(OP)         690(OB)       692(OP)         700(OP)        710(OP)          711(OP)        730(OP)         740(OP)         773(OP)         776(OP)        856(OP)       900(OP)        909(OP)         910(OB)       930(OP)        LKR(OP)

Materiais visuais (VM)

LDR(OB)     008(OB)        017(OP)         020(OP)      022(OP)       024(OP)        028(OP)         040(OB)        041(OP)         044(OP)       090(OP)       100(OP)         110(OP)         111(OP)          130(OP)       240(OP)       242(OP)         245(OB)       246(OP)          250(OP)       256(OP)        260(OB)       300(OB)       440(OP)          500(OP)        501(OP)        504(OP)         505(OP)         506(OP)          508(OP)        510(OP)        511(OP)         515(OP)         518(OP)         520(OP)         521(OP)        525(OP)         530(OP)         538(OP)         546(OP)         550(OP)        581(OP)         590(OP)         592(OP)         600(OP)         610(OP)          611(OP)         630(OP)         650(OP)         651(OP)         653(OP)      690(OB)       692(OP)         700(OP)         710(OP)          711(OP)         730(OP)         740(OP)         773(OP)         776(OP)         856(OP)         900(OP)         909(OP)         910(OB)      930(OP)          LKR(OP)

Música e gravações de som (MU)

Líder(OB)     008(OB)       017(OP)          020(OP)       022(OP)        024(OP)       028(OP)         040(OB)       041(OP)          044(OP)        047(OP)        048(OP)         090(OP)         100(OP)         110(OP)          111(OP)        130(OP)        240(OP)        242(OP)         245(OB)       246(OP)          250(OP)        254(OP)        256(OP)         260(OB)       300(OB)       440(OP)         500(OP)         501(OP)        504(OP)       505(OP)         506(OP)         508(OP)         510(OP)         511(OP)         515(OP)        518(OP)         520(OP)         521(OP)         525(OP)         530(OP)         538(OP)         546(OP)         550(OP)         561(OP)         581(OP)         590(OP)         592(OP)        600(OP)        610(OP)         611(OP)         630(OP)         650(OP)         651(OP)         653(OP)         690(OB)       692(OP)         700(OP)         710(OP)         711(OP)         730(OP)         740(OP)         773(OP)         776(OP)         856(OP)         900(OP)         909(OP)         910(OB)       930(OP)         LKR(OP)

Periódico (SE)

Líder(OB)     008(OB)       017(OP)          020(OP)          022(OP)        024(OP)      030(OP)         040(OB)       041(OP)          044(OP)          090(OP)        210(OP)         222(OP)         242(OP)         245(OB)        246(OP)          260(OB)      300(OB)      310(OP)         321(OP)         362(OB)        500(OP)          505(OP)        506(OP)         510(OP)         515(OP)         521(OP)          525(OP)          530(OP)        538(OP)       546(OP)         550(OP)         555(OP)          580(OP)          581(OP)        590(OP)         592(OP)         600(OP)         610(OP)          611(OP)          630(OP)        650(OP)        651(OP)         653(OP)         690(OB)        692(OP)          700(OP)        710(OP)          760(OP)         762(OP)         765(OP)          767(OP)          770(OP)        772(OP)        775(OP)         780(OP)         785(OP)          787(OP)          856(OP)        901(OB)*   909(OP)         910(OB)       930(OP)          IBI(OB)*       LKR(OP) 

 * É obrigatório o preenchimento do campo 901 ou IBI.

Trabalhos de conclusão de curso (TD)

Líder(OB)     008(OB)       020(OP)        024(OP)         040(OB)          041(OP)         044(OP)         090(OP)        100(OB)       242(OP)         245(OB)       246(OP)         256(OP)        260(OB)       290(OP)    300(OB)       440(OP)         500(OP)         504(OP)         505(OP)         506(OP)         508(OP)         510(OP)         520(OP)         521(OP)         525(OP)          530(OP)         538(OP)         546(OP)         590(OP)         591(OB)       592(OP)         600(OP)         610(OP)         611(OP)         630(OP)         650(OP)         651(OP)         653(OP)         690(OB)       692(OP)         700(OP)         710(OP)         776(OP)         856(OP)          900(OP)          902(OP)         903(OP)      909(OP)         910(OB)