Você quer ter acesso aos materiais que fazem parte dos acervos das bibliotecas da UFRGS?

As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi+ (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa. Abaixo seguem algumas informações sobre consulta local e empréstimos, reserva e renovação dos materiais dos acervos nas Bibliotecas da UFRGS, assim como o Regulamento de Circulação de Coleções.

Portaria 8452: Regulamento de Circulação de Coleções
Portaria 1546: Restrição da concessão de benefícios
Portaria 5804: Taxas
Capacitações

Consulta local

Quem pode consultar os acervos da UFRGS?

Os acervos impressos e eletrônicos estão disponíveis para consulta local pelo público em geral nas Bibliotecas da UFRGS, independentemente da existência de vínculo com a Universidade. As bibliotecas disponibilizam computadores para as consultas no catálogo online SABi+, no Lume e demais fontes de informação online.

Empréstimo

Quem tem acesso ao serviço?

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível para usuários com vínculo ativo na UFRGS e para outras categorias que não possuem cadastro no Banco Pessoa da UFRGS. São elas:

1 Alunos de graduação e pós-graduação;
2 Docentes;
3 Servidores técnico-administrativos;
4 Colaboradores convidados;
5 Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
6 Funcionários de instituições conveniadas com alguma unidade órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
7 Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

Como funciona o empréstimo?

O empréstimo é realizado somente mediante o uso do cartão de identificação da UFRGS e senha da biblioteca. O cartão é de uso pessoal e intransferível.
Os materiais podem ter prazos distintos de devolução, dependendo do status de empréstimo definido pela Biblioteca.
Alguns materiais que constituem os acervos só podem ser consultados nas bibliotecas, não sendo emprestados.
O período de empréstimo deve ser conferido no momento de retirada junto ao balcão da biblioteca.

Quem é responsável pelo controle da data de devolução do material na biblioteca?

O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário. Caso não ocorra nenhum problema de comunicação entre servidores de e-mail, o SABi envia uma mensagem quando o prazo de devolução se aproxima. Todavia, o não recebimento do lembrete não implica abono de pagamento da taxa por atraso na devolução.

Reserva

Posso reservar material bibliográfico?

A reserva é possível apenas quando os itens não estiverem disponíveis na biblioteca.
A disponibilidade do item será informada por e-mail (mantenha-o atualizado no portal do aluno/servidor).
O item reservado permanece à sua disposição por prazo determinado conforme a biblioteca, a contar da data em que foi devolvido.
Os pedidos de reserva podem ser excluídos por você, no SABi, desde que a obra ainda não esteja disponível na biblioteca. Se você já recebeu o aviso de reserva disponível, somente a biblioteca pode excluí-lo. Nesse caso, entre em contato com a biblioteca para solicitar o cancelamento da reserva.

Renovação

O prazo de empréstimo pode ser renovado?

O prazo pode ser renovado pelo próprio usuário de três formas:

1 Acessando o SABi pela internet;
2 Utilizando o aplicativo UFRGS Mobile (exclusivo para usuários com acesso ao portal do aluno/servidor) ou
3 Nos balcões de atendimento das bibliotecas.

Por que não consigo renovar meu empréstimo?

O item:

1 Pode estar reservado por outro usuário;
2 Pode ser de consulta local ou

Você pode estar com:

1 Algum empréstimo em atraso;
2 Débito superior a R$6,00;
3 Algum impedimento (ex. de e-mail que pode ser resolvido ao atualizá-lo no portal do aluno/servidor).

DICA

Para evitar atrasos na devolução, não deixe para renovar seus empréstimos na última hora. Para outras informações, consulte o Regulamento de Circulação de Coleções , ou entre em contato com a sua biblioteca.
Consulte a Portaria 1546 que regulamenta a restrição da concessão de benefícios a servidores e discentes em débito com as Bibliotecas da UFRGS.

UFRGS Mobile

O aplicativo UFRGS Mobile auxilia na renovação dos empréstimos de materiais bibliográficos. O app está disponível para Android e iOS e pode ser baixado nas lojas de aplicativos. O acesso é com o login e senha do Portal UFRGS. Uma das facilidades do aplicativo é a autorrenovação, que pode ser configurada na aba biblioteca.
O usuário receberá as notificações de autorrenovação automaticamente, mas deve conferir sempre se todos os itens foram renovados.
Além da renovação, com ele você pode ver notícias da UFRGS e consultar o cardápio do RU.

 

Débitos

O atraso na devolução implica em alguma penalidade?

O serviço de empréstimo busca atender toda a comunidade universitária. O atraso na devolução pode trazer prejuízos a outros usuários.
Empréstimo em atraso impede renovações e novos empréstimos.
A devolução após o prazo gera multa por atraso.

Como é feito o pagamento da taxa?

O pagamento de taxa por atraso é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União), após a devolução do item. A GRU deve ser emitida na página débitos do SABi, acessando sua conta.

Atenção: A GRU correta é gerada automaticamente, caso a página mostre um formulário não o preencha! Permita os pop-ups e repita a operação.

Qual é o valor da taxa?

A taxa por atraso é de R$1,20 (um real e vinte centavos) por dia ou por hora, dependendo do status do material (Veja Portaria 5804).

Em quanto tempo o débito é quitado?

A quitação do débito é realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas úteis, após o pagamento. Para quitação antes deste período, apresente a guia e o comprovante de pagamento na biblioteca onde o empréstimo foi feito.
Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

LEMBRETES

A GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso;
A quitação do débito será realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas úteis, após o pagamento. Para quitação antes deste período, apresente a guia e o comprovante de pagamento na biblioteca onde o empréstimo foi feito;
Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.