Consulta local e empréstimo

Você quer ter acesso aos materiais que fazem parte dos acervos das bibliotecas da UFRGS?

As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa. Abaixo seguem algumas informações sobre consulta, empréstimo, reserva e renovação dos materiais dos acervos do SBUFRGS, assim como o Regulamento de Empréstimo.

Consulta local

Quem pode consultar os acervos da UFRGS?

Qualquer pessoa pode ter acesso local nas bibliotecas aos acervos impressos e eletrônicos, independentemente da existência de vínculo com a UFRGS. A maioria das bibliotecas disponibiliza computadores e rede sem fio para o acesso ao acervo eletrônico assinado para a UFRGS.
Usuários com vínculo podem ter acesso ao acervo eletrônico fora do campus, basta configurar o Proxy.

Empréstimo

Quem pode retirar materiais dos acervos?

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível para usuários com vínculo com a UFRGS*. As categorias são:

  • Alunos de graduação e pós-graduação;
  • Servidores docentes (ativos e aposentados);
  • Servidores técnico-administrativos (ativos e aposentados);
  • Colaboradores convidados;
  • Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
  • Funcionários de instituições reconhecidas e credenciadas que venham a firmar convênio com alguma unidade/órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
  • Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

*Desde que não tenha débitos registrados no SABi ou outros impedimentos.

Como funciona o empréstimo?

O empréstimo é realizado somente mediante a apresentação do cartão de identificação da UFRGS. A senha para empréstimo é configurada inicialmente com a data de nascimento (ddmmaaaa) e, para garantia de sua segurança, deve ser alterada no portal do aluno/servidor.
O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível.

Quais são os prazos de empréstimo?

Os materiais podem ter prazos distintos de devolução, dependendo do status de empréstimo definido pela Biblioteca e da categoria do usuário.
Alguns materiais que constituem os acervos só podem ser consultados na bibliotecas, não sendo emprestados.

Como é o controle da data de devolução?

O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário. Essa data deve ser conferida no momento de retirada junto ao balcão da biblioteca.
A data de devolução é informada automaticamente por e-mail dois dias antes de seu vencimento. O não recebimento do lembrete, por falhas de comunicação entre servidores de e-mail, não exime o usuário de sua responsabilidade de devolução no prazo.
O não cumprimento dos prazos implica no pagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico, por item/unidade e dia ou hora de atraso.

Reserva

Como funciona a reserva?

A reserva é possível apenas quando os itens não estiverem disponíveis na biblioteca.
A disponibilidade do item será informada por e-mail (mantenha-o atualizado no portal do aluno/servidor).
O item reservado permanece à sua disposição por prazo determinado conforme a biblioteca, a contar da data em que foi devolvido.

Posso cancelar uma reserva?

Os pedidos de reserva podem ser excluídos por você no SABi desde que a obra ainda não esteja disponível na biblioteca.
Assim que receber o aviso de disponibilidade da reserva somente a biblioteca poderá exclui-la. Nesse caso, entre em contato com a biblioteca para solicitar o cancelamento da reserva.

Renovação

Onde posso renovar meu empréstimo?

  • No SABi, acessando sua conta;
  • No aplicativo UFRGS Mobile, configurando sua conta (exclusivo para usuários com acesso ao portal do aluno/servidor);
  • Nos balcões de atendimento das bibliotecas.

Quando posso renovar meu empréstimo?

Você pode renová-lo a qualquer momento antes do vencimento do prazo de devolução. Não deixe para a última hora!

Por que não consigo renovar meu empréstimo?

O item:

  • pode estar reservado por outro usuário;
  • pode ser de consulta local;

Você pode estar com:

  • algum empréstimo em atraso;
  • débito superior a R$5,00;
  • algum impedimento (ex. de e-mail que pode ser resolvido ao atualizá-lo no portal do aluno/servidor).

Você já conhece o UFRGS Mobile?

O aplicativo UFRGS Mobile auxilia na renovação dos empréstimos e está disponível para Android e iOS. Após o download, configure o app com login e senha do Portal aluno/servidor.
Uma das facilidades do aplicativo é a autorrenovação, que pode ser configurada na aba biblioteca.
Após a configuração, o usuário receberá as notificações de autorrenovação automaticamente, mas ATENÇÃO, confira sempre se esta foi realizada para todos os itens.
Além das renovações, você pode ver as notícias da UFRGS e consultar o cardápio do RU.

Débitos

O atraso na devolução implica em alguma penalidade?

O serviço de empréstimo busca atender toda a comunidade universitária. O atraso na devolução pode trazer prejuízos a outros usuários.
Empréstimo em atraso impede renovações e novos empréstimos.
A devolução após o prazo gera multa por atraso.

Qual é o valor da taxa?

A taxa por atraso é de R$1,00 (um real) por dia ou por hora, dependendo do status do material (Portaria 4883).

Como é feito o pagamento da taxa?

O pagamento de taxa por atraso é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União), após a devolução do item. A GRU deve ser emitida na página “débitos” do SABi, acessando sua conta.

Em quanto tempo é quitado?

A quitação do débito é realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas úteis, após o pagamento. Para quitação antes deste período, apresente a guia e o comprovante de pagamento na biblioteca onde o empréstimo foi feito.
Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.