Você precisa atribuir um ISBN a um livro, mas não sabe como proceder?

A UFRGS possui dois prefixos editoriais junto à Agência Brasileira do ISBN, os quais podem ser atribuídos pela Editora ou pelas Bibliotecas da UFRGS, nas seguintes situações:

a) Editora da UFRGS: prefixo utilizado pela Editora da UFRGS para atribuição de ISBN aos livros que atenderam aos critérios de sua política editorial e obtiveram aprovação de seu Conselho Editorial. Apenas neste caso um livro publicado no âmbito da UFRGS pode receber e dispor a logomarca da Editora.

b) Bibliotecas da UFRGS: prefixo utilizado para os livros elaborados sob a responsabilidade intelectual de um órgão da UFRGS, mas que não passaram pelos critérios de validação da Editora. A emissão de ISBN pelas Bibliotecas ocorrerá apenas quando a responsabilidade intelectual pelo livro for atribuída a um órgão da Universidade. Esse prefixo não será utilizado para obras cuja responsabilidade intelectual esteja restrita apenas a uma pessoa ou grupo de pessoas, mesmo que esta(s) apresente(m) vínculo com a UFRGS (docente, técnico e/ou discente).

A seguir são identificadas as informações importantes para a solicitação de ISBN com o prefixo gerenciado pelas Bibliotecas da UFRGS. Em seguida você verá o formulário de solicitação.

Tudo sobre ISBN

O que é ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um número de identificação individual de materiais bibliográficos. A principal função do ISBN é eliminar barreiras linguísticas e facilitar a localização e comercialização das obras. A numeração é controlada pela Agência Internacional do ISBN. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa essa Agência e tem a função de atribuir ISBN para livros e outros materiais editados no país.

Normas de atribuição

Como regra geral, o ISBN deve ser atribuído a cada nova edição de uma publicação com mudança no conteúdo ou idioma diferente. Além disso, obras reeditadas com mudanças no tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa também recebem novo ISBN. Os volumes de uma coleção e a coleção completa recebem o número separadamente. Saiba mais aqui.

Publicações que recebem ISBN

O principal critério utilizado pela Agência do ISBN é a predominância de texto nas obras. Além disso, obras com objetivos educacionais e a disponibilidade pública também são levados em consideração. Conheça a lista completa de publicações que podem receber ISBN aqui.

Publicações que não recebem ISBN

Publicações sujeitas a frequentes editorações e atualizações, como sites, periódicos, materiais promocionais e documentos pessoais, por exemplo, não recebem ISBN. O principal critério para a atribuição de ISBN sempre é a predominância de texto nas obras. Conheça a lista completa de publicações que não recebem ISBN aqui.

Folha de rosto

A folha de rosto é um elemento pré-textual que contém os dados de identificação da obra. A Agência do ISBN exige o envio desta folha para a avaliação do pedido de ISBN, em formato PDF. No caso de obras produzidas na UFRGS, é obrigatório constar o nome da universidade no pé da folha, segundo orientção da Bibliotca Nacional. Veja um modelo de folha de rosto aqui.

Formulário de solicitação

Além da folha de rosto, é necessário preencher e enviar um formulário com os dados de identificação da obra. Em caso de dúvidas no preenchimento, solicite ajuda para os bibliotecários da biblioteca da sua unidade. Baixe o formulário de solicitação aqui.

Solicite ISBN

Faremos a avaliação do seu material e entraremos em contato. Não esqueça de anexar a folha de rosto e o formulário de solicitação.

Biblioteca/setor (obrigatório)

Escolha a biblioteca da sua unidade. Para órgãos da administração central, escolha a Biblioteca Central.