Você precisa atribuir um ISBN a um livro, mas não sabe como proceder?
A UFRGS possui dois prefixos editoriais junto à Agência Brasileira do ISBN/Câmara Brasileira do Livro, os quais podem ser atribuídos pela Editora ou pelas Bibliotecas da UFRGS, nas seguintes situações:
a) Editora da UFRGS: prefixo utilizado pela Editora da UFRGS para atribuição de ISBN aos livros que atenderam aos critérios de sua política editorial e obtiveram aprovação de seu Conselho Editorial. Apenas neste caso um livro publicado no âmbito da UFRGS pode receber e dispor a logomarca da Editora.
b) Bibliotecas da UFRGS: prefixo utilizado para os livros elaborados sob a responsabilidade intelectual de um órgão da UFRGS, mas que não passaram pelos critérios de validação da Editora. A emissão de ISBN pelas Bibliotecas ocorrerá apenas quando a responsabilidade intelectual pela obra for atribuída a um órgão da Universidade. Veja abaixo alguns exemplos de obras que podem receber ISBN com o prefixo editorial da UFRGS:
- Relatório da Discriminação Racial - feito pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em parceria com o Museu da UFRGS
- Relatório de Autoavaliação Institucional da UFRGS - elaborado pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI);
- Unimúsica - elaborado pelo Departamento de Difusão Cultural;
- Resultados da UFRGS no Contexto do SINAES 2004-2018 - elaborado pela Secretaria de Avaliação Institucional;
- Anais de evento organizados na UFRGS.
Esse prefixo não será utilizado para obras cuja responsabilidade intelectual esteja restrita apenas a uma pessoa ou grupo de pessoas, mesmo que esta(s) apresente(m) vínculo com a UFRGS (docente, técnico e/ou discente).
A seguir são identificadas as informações importantes para a solicitação de ISBN com o prefixo gerenciado pelas Bibliotecas da UFRGS. Em seguida você verá o formulário de solicitação.