Você precisa atribuir ISSN a uma revista, mas não sabe como proceder?

Os bibliotecários da sua unidade podem esclarecer suas dúvidas, mas antes de fazer seu pedido de ISSN, saiba mais sobre os requisitos exigidos para a solicitação.

Tudo sobre ISSN

O que é

O International Standard Serial Number é a identificação única atribuída a periódicos representado por um número serial de oito dígitos. Portanto, o número identifica o título de um periódico em todas as suas fases (lançamento, circulação e encerramento do periódico).

Normas de atribuição

Como regra geral, o ISSN deve ser atribuído a cada nova edição de uma publicação com idioma ou título diferente. Além disso, é obrigatório atribuir o número a revistas com alterações no tipo de suporte (impresso ou eletrônico). Saiba mais aqui.

Quais publicações recebem ISSN

Sendo assim, todas as publicações seriadas devem receber o número. São elas: revistas, anuários, boletins, jornais, anais de congressos, publicações de sociedades, séries monográficas, suplementos independentes e números especiais independentes. Desta forma, qualquer publicação com periodicidade definida (coleção fechada) não recebe ISSN.
Publicações que recebem.
Publicações que não recebem.

Documentação para solicitação

A documentação necessaria é diferenciada para publicações impressas e eletrônicas. Essa documentação deve ser enviada por correio para o endereço que consta no site. Escolha o formato da publicação -  impressa ou  eletrônica - para ver quais documentos você deve enviar.
Além da documentação já mencionada, é necessário preencher e enviar um formulário com os dados de identificação da publicação. Em caso de dúvidas no preenchimento, solicite ajuda para os bibliotecários da sua unidade. Baixe o formulário de solicitação aqui.