A Ficha Catalográfica pode ser elaborada pela BIBENG mediante solicitação do serviço ou através do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica oferecido pela Biblioteca Central. No caso de solicitação à equipe da BIBENG, o prazo para elaboração da ficha catalográfica é de, aproximadamente, três dias úteis.

A Sala de Videoconferência deve ser reservada mediante preenchimento do formulário de reserva. Antes de solicitar a reserva, é imprescindível a leitura do Regulamento da Sala de Videoconferência.

COMUT é um serviço de busca de documentos bibliográficos não disponíveis na Biblioteca. Após sua localização, faz-se a solicitação de sua cópia, mediante pagamento de taxa estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Esse serviço visa dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras e do exterior. Você  deve solicitar o COMUT por meio de formulário, fornecendo o maior número de informações para a identificação do documento.

Você precisa configurar o proxy do seu navegador de internet ou acessar via CAFe, conforme tutorial disponível na página da BIBENG.

Você deve entregar na secretaria do Programa de Pós-Graduação duas vias do Termo de Autorização para disponibilidade no Repositório Digital da UFRGS e uma cópia em pdf do trabalho.

A ComGrad de cada curso é responsável por reunir e entregar na BIBENG todos os trabalhos de conclusão do semestre juntamente com os respectivos Termos de Autorização para disponibilidade no Repositório Digital da UFRGS.   

Você tem três opções para a entrega de Produção Intelectual:

  • enviar os arquivos para o e-mail ddc-bibeng@ufrgs.br;
  • preencher o formulário no site da BIBENG, indicando o endereço eletrônico do documento ou anexando os arquivos;
  • entregar pessoalmente na Divisão de Desenvolvimento de Coleções da BIBENG, caso o documento seja impresso.

Você pode tirar suas dúvidas através do telefone 3308-3419, enviar um e-mail para atendimento.bibeng@ufrgs.br ou pessoalmente com as Bibliotecárias da Divisão de Atendimento ao Usuário. Na página da BIBENG está disponível para consulta o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, o qual é totalmente baseado nas normas de documentação da ABNT.

O atendimento pode ser realizado de forma presencial ou remota. Você deve enviar a listagem de referências por meio deste formulário. A revisão é concluída em até três dias úteis. Após este prazo, você recebe por e-mail o arquivo com as recomendações para correção em forma de notas. Caso você precise de um atendimento presencial, entre em contato com a Divisão de Atendimento ao Usuário pelo telefone 3308-3419.

Você precisa gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou em casas lotéricas. A baixa dos débitos é automática e é realizada em até 48 horas após o pagamento da GRU. Se você precisar quitar seu débito antes disso, deve apresentar o comprovante na biblioteca para regularizar sua situação. Se tiver dúvidas na geração da GRU, consulte o tutorial.