Produção Intelectual

Registro de produção intelectual na BIBENG

A produção intelectual na UFRGS configura-se como a produção científica, técnica, artística e administrativa desenvolvida por seu corpo de docentes, de servidores técnico-administrativos e discentes (desde que orientados por docentes que tenham vínculo ativo com a UFRGS). O registro da produção intelectual é realizado diretamente na biblioteca da unidade acadêmica onde o docente/servidor está lotado e tem como objetivo primordial a preservação da memória institucional da Universidade.
O registro de produção intelectual segue normas e padrões locais e internacionais conforme consta no Capítulo 2 – Registro de Produção Intelectual do Manual de Políticas e Procedimentos do SABi do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS), disponível no Document@; Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2R2); e, também, está orientado pelas atividades de produção intelectual disponíveis na Decisão nº 197/2006 do CONSUN.

O documento objetiva esclarecer dúvidas referentes à indexação de periódicos científicos em base de dados. Apresenta as características inerentes a uma base de dados de indexação e identifica os atributos indicados em sites de periódicos e que não se constituem como base de dados indexadora. Lista as principais bases de dados de indexação na área de Engenharia. Em contrapartida, lista também os recursos informacionais eletrônicos que não se configuram como base de dados de indexação, tais como: diretórios, portais e motores de busca.

 

Lista e conceitua os tipos de documento considerados como produção intelectual na UFRGS.

 

Apresenta os dados sobre a produção intelectual dos docentes da UFRGS publicada entre 2011 e 2015 e registrada pelas bibliotecas do SBUFRGS. Identifica as unidades acadêmicas com maior produção intelectual no SABi, bem como o tipo de documento mais recorrente por unidade institucional.

 

Os dados compreendem os principais tipos de documentos, considerando-se o volume desses no conjunto total armazenado. A lista de professores relaciona aqueles que estavam ativos em dezembro de 2015 na Escola de Engenharia.

 

Relaciona e responde questões recorrentes de interesse sobre o registro de produção intelectual.

 

Apresenta informações acerca dos periódicos utilizados pelos docentes da EE para publicar seus resultados de pesquisa. Entre as informações constantes no documento estão: Qualis, Fator de Impacto, Quartis, Indexação em base de dados, presença de artigos no Lume. O documento contém ainda conceitos e definições importantes sobre estes aspectos.

Comentários fechados.