A produção intelectual na UFRGS corresponde aos documentos de conteúdo científico, técnico, artístico e administrativo produzidos no âmbito da UFRGS ou por integrantes do seu corpo docente, técnico-administrativos e discentes (desde que orientados por docentes ou técnico-administrativos que possuam vínculo ativo com a UFRGS na data de publicação do documento).

O registro da produção intelectual é realizado diretamente na biblioteca da unidade acadêmica onde o docente/técnico-administrativo está lotado e tem como objetivo primordial a preservação da memória institucional da Universidade.

O registro de produção intelectual segue normas e padrões locais e internacionais conforme consta no Capítulo 2 – Registro de Produção Intelectual do Manual de Políticas e Procedimentos do SABi do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS), disponível no Document@ Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2R2); e, também, está orientado pelas atividades de produção intelectual disponíveis na Decisão nº 331/2017 do CONSUN.

Este formulário é destinado a professores e técnicos-administrativos da Escola de Engenharia da UFRGS para entrega de Produção Intelectual (PI) em formato eletrônico.

Se o documento estiver disponível na internet, informe somente o seu endereço (URL) no campo Endereço (URL) do documento do formulário abaixo. Se o documento eletrônico não estiver disponível na web, o mesmo deverá ser enviado no espaço indicado Arquivo a ser anexado,observando o limite de tamanho do arquivo (20 MB). Caso esse limite seja extrapolado, entre em contato pelo telefone (51) 3308-4274 para receber orientações sobre o envio.

Documentos em papel devem, previamente, ser digitalizados para posterior envio através deste formulário. Caso isso não seja possível, entregue-o pessoalmente na Divisão de Desenvolvimento de Coleções da BIBENG.

captcha
Digite o conteúdo acima

 

Quando a produção intelectual de docentes e técnico-administrativos  é entregue à biblioteca, os documentos são organizados em uma planilha por ordem de chegada. Dessa forma, a produção intelectual é registrada por ordem de recebimento na BIBENG.

O prazo para o registro é de 15 dias, a contar do seu recebimento na Biblioteca.

Em alguns casos, os documentos entregues na BIBENG não podem ser registrados como produção intelectual, pois não se enquadram nos requisitos estabelecidos pela Decisão nº 331/2017 do CONSUN, e por outras decisões da Universidade.

Os principais casos em que os documentos não podem ser registrados como produção intelectual são:

  • Produção de docente/técnico-administrativo com data de publicação anterior ao seu ingresso na UFRGS. Exemplo: artigo publicado em 2018 e, o vínculo ativo do docente/técnico-administrativo com a UFRGS iniciou no ano seguinte, em 2019;
  • Produção de docente/técnico-administrativo aposentado ou exonerado/demitido com data de publicação posterior a sua saída;
  • Produção de docente/ técnico-administrativo cujo vínculo institucional descrito no documento é de outra instituição. Exemplo: artigo publicado por docente/técnico administrativo com vínculo com a UFRGS, mas no documento a indicação de filiação é de outra instituição, tais como: PUC, UNISINOS, ABCM, etc.
  • Orientação de trabalhos desenvolvidos em outras instituições de ensino ou entidades, sem vínculo com a UFRGS. Exemplo: orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertação e Tese sem que haja vínculo ou parceria entre a UFRGS e a outra instituição.

Muitas editoras costumam disponibilizar em seu próprio site artigos aceitos para publicação mas que ainda não foram editados e incorporados a um volume específico do periódico. O objetivo é divulgar rapidamente o artigo para a comunidade científica, enquanto aguardam a publicação do volume.

Entretanto, conforme as orientações do Manual de Políticas e Procedimentos do SABi adotado no SBUFRGS, somente serão registrados artigos que são a versão final do editor, ou seja, não podem ser registrados os artigos ainda não publicados oficialmente em um volume, número, página e ano da revista, mesmo que o artigo já contenha o DOI.

Toda produção intelectual  pode ser armazenada no LUME, desde que atenda aos seguintes critérios :

  • artigos publicados em periódicos que apresentem em sua política de arquivamento a permissão para compartilhar e disponibilizar em repositórios institucionais a versão final do editor, isto é, a versão oficial publicada na revista científica. Não são aceitos no LUME artigos considerados como preprints e postprints.
  • trabalhos apresentados em eventos que tenham sido autorizados para serem disponibilizados/armazenados no LUME pelo responsável pelos direitos autorais, que geralmente é o editor e/ou organizador do evento e em alguns casos o autor do trabalho. A BIBENG tem solicitado constantemente aos organizadores de evento a autorização para que os trabalhos de autoria de docentes e técnico-administrativos vinculados à Escola Engenharia possam fazer parte do repositório da Universidade.
  • TCCs, Teses, Dissertações, apostilas, livros, necessitam de autorização do autor ou editor.

A lista de documentos passíveis de registro no SABi e para inclusão no acervo do Sistema de Biblioteca da UFRGS encontra-se disponível no Document@, anexo 3.

 

Em construção!