Para acessar as fontes de pesquisa é necessário estar logado na rede da UFRGS. Caso você queira acessar as bases de dados fora da UFRGS é necessário configurar o proxy ou acessar via CAFe.

Algumas bases de dados fornecem o texto completo do artigo, outras apresentam somente as referências. Se você não conseguir acesso ao documento via Portal de Periódicos Capes, é possível solicitar por meio da Comutação Bibliográfica.

Qualquer dúvida sobre acesso a bases de dados, comutação bibliográfica ou configuração do proxy entre em contato pelo telefone (51) 3308-3419 ou pelo e-mail atendimento.bibeng@ufrgs.br

Abstracts in New Technology & Engineering - ANTE (PROQUEST)

Cobertura: 1966- atual.                           

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, etc.

Descrição: Base de dados referencial que indexa aproximadamente 350 publicações acadêmicas e de conteúdo comercial do Reino Unido e dos Estados Unidos sobre novas tecnologias nas áreas de Tecnologia da Informação e Computação, Eletrônica, Biotecnologia, Tecnologia Médica, bem como de Engenharia (Civil, Elétrica e Química) e áreas correlatas. Abstracts in New Technology & Engineering agora faz parte de Materials Science & Engineering Database.

 

Academic Search Premier (EBSCO)

Cobertura: 1911-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, publicações comerciais, etc.

Descrição: Base de dados multidisciplinar que conta com mais de 2.500 periódicos em texto completo em todas as áreas do conhecimento. Também estão disponíveis referências e resumos de diferentes tipos de documentos, publicados desde 1911.

 

ACM Digital Library

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, boletins, etc.

Descrição: É uma base de dados de texto completo que fornece acesso à coleção de publicações e citações em literatura de Tecnologia da Informação.

 

ACS Publications - American Chemical Society

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, etc.

Descrição: Cobre os diversos tópicos de Química e Ciência dos Materiais.

 

Advanced Technologies & Aerospace Journals (PROQUEST)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento: artigos, periódicos científicos e técnicos, anais de evento, publicações governamentais, etc.

Descrição: Cobre diversos assuntos relacionados à tecnologia.

 

AIP Scitation - American Institute of Physics

Cobertura: 1996-atual.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: artigos, periódicos, anais de evento, etc.

Descrição: Base de dados de textos completos nas áreas da Física, Astronomia, Fotônica, Biofísica, Computação Científica e Física em suas aplicações industriais, Ciência dos Materiais, Bioengenharia, Energia, Nanotecnologia, Química e outras.

 

Aluminium Industry Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: periódicos, e-books, relatórios técnicos, normas técnicas, anais de congresso, etc.

Descrição: A base de dados possui cobertura nas seguintes áreas: indústria de alumínio; aplicações de alumínio; Metalurgia; fusão; fundição; fabricação; acabamento, cerâmica, polímeros e aplicações em Engenharia. Permite o acesso a referências e resumos de mais de 4.540 títulos de periódicos.

 

Analytical Abstracts (RSC)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: artigos, periódicos, etc.

Descrição: A base Analytical Abstracts está contida na base Royal Society of Chemistry e é especializada em Química com foco nas Ciências Analíticas, incluindo: Química Geral, Inorgânica, Orgânica, Industrial, Bioquímica, Farmacêutica, Alimentos, Agrícola e Ambiental, manuseio em computador de dados analíticos e instrumentação. Contém registros de dezenas de diferentes revistas e abrange uma ampla gama de tópicos de Ciência dos Materiais para análise de alimentos e de Farmacologia para monitoramento ambiental.

 

Annual Reviews

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: artigos de revisão.

Descrição: Coleção completa com a síntese da literatura científica em todas as áreas do conhecimento. Apresenta artigos com a revisão da literatura de um determinado campo de estudo.

 

Aquaculture Compendium (CABI Publishing)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: fichas técnicas, artigos, imagens e outros documentos.

Descrição: compilação do conhecimento global sobre Aqüicultura objetivando a resolução de problemas tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Inclui a gestão dos recursos aquáticos no contexto mais amplo, com informação sobre todas as espécies cultivadas em água doce, salobra e marinha. Oferece informações sobre sistemas de produção aquáticos e o uso sustentável da água doce e da água salgada em todo o mundo. Inclui centenas de tópicos sobre peixes, crustáceos, moluscos e algas, além de informações sobre genética, sementes, qualidade da água, transporte, técnicas de Engenharia, Economia e Legislação. Biblioteca eletrônica com mais de 1000 itens de reconhecidas fontes internacionais; glossário interativo com mais de 30.000 definições; base de dados com mais de 80.000 registros.

 

ASCE Library – American Society of Civil Engineers

Cobertura: 1983-atual.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: periódicos, e-books, anais de congressos e outros.

Descrição:  Biblioteca digital contendo informações científicas, técnicas e profissionais nas áreas de Engenharia Civil, Geociências e Ciências Ambientais.

 

ASME Digital Collection (American Society of Mechanical Engineers)

Cobertura: 1960-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos científicos, e-books, etc.

Descrição: Cobre assuntos relacionados à: Engenharia Mecânica, Automação, Ciência da Computação, Robótica, etc.

 

ASTM International - American Society for Testing and Materials

Cobertura: 1921-atual

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: periódicos, e-books, relatórios técnicos, normas técnicas, anais de congresso, etc.

Descrição: A ASTM International disponibiliza mais de 12 mil normas técnicas ativas aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços. Estão disponíveis, também, a Digital Library com periódicos em texto completo e a Special Technical Publications (STP) - publicações técnicas especiais apresentadas em simpósios organizados pelos Comitês Técnicos da ASTM e manuais (informações práticas) e monografias (informações técnicas avançadas) da Sociedade.

 

Begel House Digital library

Cobertura: 1921-atual.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: periódicos, bases de dados, material multimídia e obras de referência como catálogos, guias, manuais e anais de congressos.

Descrição: Estão disponíveis publicações que tratam de pesquisas científicas e de aplicações práticas nas áreas das Engenharias e Ciências da Saúde. Os artigos abordam temas ligados à Engenharia Térmica e dos Fluidos, calor e transferência de massa, sistemas multifásicos, dinâmica dos fluidos, Química, Computação, Mecânica, Nanotecnologia, Ciência dos Materiais, Telecomunicações, pesquisa biomédica em câncer, Imunologia, entre outros.

 

Biotechnology Research Abstracts (PROQUEST) 

Cobertura: 1966-atual.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: periódicos, e-books, relatórios técnicos, normas técnicas, anais de congresso, etc.

Descrição: Disponibiliza pesquisa em artigos sobre Biotecnologia (médica, agrícola e ambiental) e Bioengenharia.

 

CABI Direct

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: artigos, relatórios técnicos, etc.

Descrição: A CAB Direct é a plataforma do CABI que permite pesquisar todas as suas bases de dados de uma única vez: a CAB Abstracts e a Global Health. Através do CAB Direct é possível acessar: mais de 11,5 milhões de registros bibliográficos; mais de 350.000 artigos de texto completo hospedados pelo CABI; além de críticas autorizadas, artigos de notícias e relatórios técnicos.

 

Ceramic Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: periódicos, e-books, relatórios técnicos, normas técnicas, anais de congresso, etc.

Descrição: Base de dados referencial de cobertura internacional sobre cerâmica, sua produção, processamento, aplicações, propriedades e análise de cerâmicas tradicionais e avançadas. Indexa mais de 3 mil títulos de periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e publicações de conteúdo comercial.

 

Chemical Hazards in Industry (RSC)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.       

Tipo de documento: artigos, periódicos científicos e comerciais, etc.

Descrição: A base Chemical Hazards in Industry está contida na base Royal Society of Chemistry e é especializada em Química com foco na segurança no manuseio de produtos químicos, abrangendo a eliminação, armazenagem e transporte de produtos, gestão de resíduos, legislação, planejamento de emergência e saúde e segurança do trabalho.

 

Civil Engineering Abstracts - CSA (PROQUEST)

Cobertura: 1966-atual.

Assinatura: Capes.      

Tipo de documento: periódicos, anais de congressos, relatórios Técnicos e outros tipos de documentos.

Descrição: Cobre as áreas de Engenharia Civil e complementares, incluindo Engenharia Forense, Administração e Marketing de Serviços de Engenharia, ensino de Engenharia, Mecânica Teórica, Dinâmica, Matemática e Computação. Indexa mais de 3 mil títulos de periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros,"press releases" e periódicos de conteúdo comercial.

 

Compendex (Engineering Village)

Cobertura: não informada.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, etc.

Descrição: Compendex é uma base de referências e resumo de pesquisas em engenharia técnica e científica disponíveis, cobrindo todas as disciplinas da engenharia. Isso inclui mais de 17 milhões de registros dentre citações bibliográficas e resumos, periódicos de engenharias e anais de congressos e eventos de 73 países em 190 disciplinas da Engenharia. Quando combinada com a base Engineering Index Backfile (1884-1969), Compendex cobre mais de 120 anos da principal literatura da área de Engenharia. Cada registro é selecionado e indexado usando o Engineering Index Thesaurus que, fundado em 1884, possui registros de praticamente todos as principais inovações em Engenharia ao redor do mundo.

 

Computer and Information Systems (PROQUEST)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e publicações de conteúdo comercial.

Descrição: Reúne a literatura referente às pesquisas teóricas e suas aplicações em Computação e Sistemas de Informação.

 

Computers and Applied Sciences Complete (EBSCO)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, publicações profissionais, etc.

Descrição: indexa documentos que tratam de pesquisa e desenvolvimento da Tecnologia da Informação e disciplinas de ciências aplicadas. As áreas abordadas incluem as muitas disciplinas das Engenharias, teorias de tecnologia da informação e sistemas, novas tecnologias, e contexto social e profissional.

 

Copper Technical Reference Library (PROQUEST)

Cobertura: 1863-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, livros, etc.

Descrição: Base de dados da literatura mundial sobre cobre, abrange tecnologia de fundição, hidrometalurgia, ligas de cobre e suas aplicações. Além da literatura corrente, disponibiliza 5.582 documentos publicados entre 1863 e 1964. Indexa mais de 3 mil títulos de periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e periódicos de conteúdo comercial.

 

Corrosion Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, patentes, livros, etc.

Descrição: Fonte de informações bibliográficas na área de Engenharia de Corrosão incluindo: corrosão em geral e medidas preventivas, testes para corrosão, equipamentos para indústrias e, materiais de construção e seu desempenho.

 

Earthquake Engineering Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1971-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, monografias, etc.

Descrição: Cobre as áreas de Engenharia Sísmica e mitigação dos riscos de terremotos. Oferece registros da literatura técnico-científica a partir de 1971, bem como artigos clássicos e relatórios anteriores a essa data. Indexa mais de 3 mil títulos de periódicos, anais de congressos, monografias, boletim de notícias, patentes, livros e periódicos de conteúdo comercial e, ainda, um total significativo de relatórios técnicos do Earthquake Engineering Research Center e do Pacific Earthquake Engineering Research Center.

 

Electronics & Communications Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1962-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, anais de congresso, livros, relatórios técnicos, etc.

Descrição: Indexa a literatura científica internacional sobre Eletrônica e Telecomunicação incluindo circuitos, fotônicos, componentes e materiais, equipamentos de telecomunicações e instrumentação.

 

Emerald Insight

Cobertura: não informada.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, capítulos, etc.

Descrição: Os conteúdos estão disponíveis numa plataforma web com interface intuitiva, permitindo operar buscas com o uso dos seguintes recursos: acesso rápido a artigos, capítulos e estudos de casos pesquisando por palavras; visualização dos conteúdos por coleções, onde é possível selecionar o tipo do conteúdo, entre outros. Cobre as áreas de Engenharia de Produção, Mecânica, Elétrica, etc.

 

Energy Citation Database (DOE OIST)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Acesso aberto.

Tipo de documento: artigos de periódicos, relatórios técnicos, softwares, patentes, anais de evento, etc.

Descrição: Base de dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Acesso a mais de 3 milhões de registros, incluindo citações a mais de 1,5 milhão de artigos de periódicos, link para o texto completo dos artigos nos sites das editoras. Entre os assuntos cobertos estão: geração e distribuição de energia renovável, combustíveis fósseis, Engenharia Ambiental, armazenamento de energia, conversão e utilização, etc.

 

Engineered Materials Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, livros, etc.

Descrição: Cobre a literatura especializada em materiais de construção e suas aplicações como polímeros, cerâmicas e materiais compósitos. Indexa mais de 1.300 títulos de periódicos além de relatórios governamentais, dissertações, livros e anais de congressos.

 

Engineering Database - Engineering Journals (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos e técnicos, e-books e outros.

Descrição: Engineering Journals faz parte de Materials Science & Engineering Database, que inclui as renomadas bases de dados METADEX e Polymer Library e fornece títulos de texto completo de todo o mundo, incluindo revistas acadêmicas, revistas comerciais e industriais, revistas, relatórios técnicos, conferências, publicações governamentais e muito mais.

 

Engineering Research Database (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de eventos  e outros.

Descrição: Conjunto de cinco bases de dados na área de engenharia, indexa mais de 3.500 títulos de periódicos além de anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e “press releases”.

 

Environmental Engineering Abstracts (PROQUEST)

Cobertura: 1966-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, relatórios técnicos, publicações governamentais, anais de evento, etc.

Descrição: Base de dados da literatura científica internacional referente à segurança ambiental e produção de energia, tecnologia e qualidade do ar e da água. Indexa mais de 500 títulos de periódicos além de mais de 2.500 fontes adicionais, como monografias e anais de congressos. As principais áreas cobertas são: impacto ambiental, hidrelétricas, motores de combustão interna, usinas nucleares, fontes e controle da poluição do ar, energia termelétrica, energia eólica, tratamento de águas residuais e industriais, técnicas de análise de água e tratamento.

 

GeoScience World (GeoRef)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de eventos, relatórios técnicos  e outros.

Descrição: A base de dados GeoRef (referencial com resumos), permite o acesso à literatura científica produzida no mundo na área de Geociências, com mais de 3,6 milhões de referências representativas de artigos de periódicos, livros, papers de conferências, relatórios e teses/dissertações.

 

ICE Virtual Library (Institution of Civil Engineers)

Cobertura: 1983-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento: periódicos e e-books.

Descrição: periódicos especializados na área de Engenharia Civil e caracterizam novas pesquisas e estudos de casos práticos dentro da área e de áreas correlatas.

 

IEEE Xplore

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, anais de congresso, normas técnicas, etc.

Descrição: Indexa a literatura científica internacional sobre Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Eletrônica, Controle e Automação, Robótica, Transporte, Engenharia Biomédica, Energia, etc.

 

Inorganic Crystal Structure Database: ICSD

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, livros, etc.

Descrição: Contém as seguintes informações sobre compostos inorgânicos de estrutura cristalina: nomenclatura; fórmula molecular; propriedades cristalográficas (fatores R e de temperatura, coordenadas de posicionamento atômico, parâmetros da rede cristalina, grupos de simetria, etc.); condições de determinação das propriedades cristalográficas e referências bibliográficas de onde foram extraídas as informações. Se um terminal gráfico for acoplado ao microcomputador, os desenhos/imagens das estruturas cristalinas poderão ser também recuperados. Os dados armazenados nesta base permitem o cálculo de ângulos e distâncias interatômicas, com auxílio do programa CDIST, recuperável da base. Para acesso às bases ICSD e CrystMet, é obrigatório o cadastramento no sítio da DotLib.

 

International Nuclear Information System (INIS IAEA)

Cobertura: 1970-atual.

Assinatura: acesso aberto.                        

Tipo de documento:  relatórios científicos e técnicos, patentes, anais de evento, teses, etc.

Descrição: A base de dados do INIS tem a mais completa cobertura sobre aplicações pacíficas da ciência e tecnologia nucleares. Atualmente, a base contem mais de 3 milhões de registros sendo a fonte mundial mais completa sobre literatura técnico-científica na área nuclear. Abrange tópicos de energia solar, energia nuclear, armazenamento, conservação, consumo e utilização de energia, etc.

 

Knovel

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                     

Tipo de documento:  compostos, materiais, substâncias, especificações técnicas, etc.

Descrição: Contém informações sobre Engenharia Química, Materiais, Energia, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Bioquímica e Biotecnologia, Engenharia Civil, etc.

 

Laboratory Hazards Bulletin (RSC)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                     

Tipo de documento:  artigos, periódicos científicos e comerciais.

Descrição: A cobertura do Laboratory Hazards Bulletin inclui registros de revistas, literatura de comércio e de outras fontes, e abrange uma ampla gama de áreas de tópicos incluindo perigos químicos e biológicos, vazamentos, derramamentos e liberações não planejadas, gestão de resíduos perigosos, incêndios e explosões, a legislação de segurança, precauções e práticas seguras, monitoramento de saúde ocupacional e higiene e equipamentos de proteção.

 

Lyell Collection

Cobertura: não informado.

Assinatura: Acesso aberto.                     

Tipo de documento:  artigos, periódicos científicos.

Descrição: Coleção Lyell é composta por 14 títulos de periódicos da Sociedade Geológica de Londres (Geological Society of London) e publicações especiais, além de revistas publicadas em nome de outras sociedades. Todos os artigos de sua autoria na Coleção Lyell estão disponíveis para acesso livre.

 

Materials Business File (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos, relatórios financeiros, dissertações, trabalhos apresentados em congressos e periódicos de conteúdo comercial.

Descrição: Abrange a evolução técnica e comercial do ferro e do aço, metais não ferrosos, materiais compósitos, plásticos, entre outros. Indexa mais de 1.300 publicações, incluindo periódicos, relatórios financeiros, dissertações, trabalhos apresentados em congressos e periódicos de conteúdo comercial. Inclui a Ciência dos Materiais, novas tecnologias, novas ligas e novos materiais anunciados pela imprensa especializada. Os principais temas indexados são: reciclagem, saúde e segurança, material de liga; uso da energia; combustível; matéria-prima; Engenharia, controle e testes de máquinas; questões ambientais; tratamento de resíduos; desenvolvimento e aplicações de processos e produtos; materiais competitivos; Economia e Estatística.

 

Materials Science Journals (PROQUEST)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos, relatórios financeiros, dissertações, trabalhos apresentados em congressos e periódicos de conteúdo comercial.

Descrição: Abrange tópicos relacionados à Ciência dos Materiais.

 

Materials Research Database (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, etc.

Descrição: Materials Research Database com METADEX reúne as principais bases de dados sobre Ciência dos Materiais com conteúdo especializado em Metalurgia, Cerâmica, Polímeros e materiais compósitos utilizados na Engenharia bem como as matérias-primas utilizadas no processamento e refinação, soldagem e fabricação, corrosão, testes de controle de qualidade, reciclagem dos metais e ligas.

 

Materials Science and Engineering Collection (PROQUEST)

Cobertura: 1965-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, etc.

Descrição: Inclui as renomadas bases de dados METADEX, Copper e Polymer Library e fornece títulos de textos completos de todo o mundo, incluindo periódicos acadêmicos, revistas comerciais e industriais, relatórios técnicos, anais de congressos e publicações governamentais. 

 

MathSciNet

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento: artigos, resumos, etc.

Descrição: Indexa a literatura científica sobre matemática e suas subdivisões, ciência da computação, etc.

 

Mechanical & Transportation Engineering Abstracts (EBSCO)

Cobertura: 1966-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos, anais de evento, relatórios técnicos, livros, etc.

Descrição: Indexa a literatura em Engenharia Mecânica e Engenharia de Transporte e áreas correlatas, incluindo a Engenharia Forense, Administração e Comercialização, Educação em Engenharia, Mecânica Teórica e Dinâmica, Matemática e Computação. Os principais temas arrolados são: aviões, veículos espaciais, foguetes e mísseis; satélites e sondas espaciais; vias férreas de trânsito rápido; construção naval, navios de passageiros, de carga, comerciais, militares; submarinos.

 

Metadex (PROQUEST)

Cobertura: 1939-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, relatórios técnicos, etc.

Descrição: Oferece acesso à literatura internacional sobre metais e ligas facultando o acesso aos registros por meio de denominações comerciais, numéricas e de composição. Inclui aspectos como propriedades, fabricação, aplicações e desenvolvimento dos metais e ligas, sendo as principais áreas de cobertura: aço, revestimentos e tratamento térmico; matriz de metal, metais não-ferrosos, corrosão, extração e fundição, testes de análises, questões ambientais e de segurança. Iniciada em 1966, o registro mais antigo na base de dados é de 1939. METADEX é equivalente às bases de dados “Metals Abstracts, Metals Abstracts Index, and Alloys Index”.

 

Natural Product Update (RSC)

Cobertura: 1986-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos científicos, etc.

Descrição: A base Natural Product Updates está contida na base Royal Society of Chemistry e disponibiliza um serviço de revisão de literatura, mantendo você atualizado com desenvolvimentos recentes na Química de Produtos Naturais. Abrange uma ampla variedade de fontes primárias e revisões publicadas em revistas de Química Geral, Química Orgânica e Produtos Naturais, incluem o isolamento de novos produtos naturais, a biossíntese, a elucidação da estrutura, a síntese e estudos de atividade biológica. As atualizações incluem estruturas representativas e também são pesquisáveis por tópico, organismo de origem, atividade biológica e tipo de estrutura. A cada mês cerca de 200 novos resumos são oferecidos. Inclui diagramas de estrutura, taxonomia, fórmulas moleculares, propriedades físicas e biológicas.

 

OECD iLibrary

Cobertura: 1998-atual.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: artigos, e-books, periódicos científicos e indicadores.

Descrição: Biblioteca eletrônica da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD/OCDE) com acesso a livros, periódicos e estatísticas interativas, produzidos desde 1998. Conteúdo nas línguas inglesa e francesa.

 

Oxford Journals (Oxford University Press)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos e periódicos científicos.

Descrição: Apresenta periódicos em texto completo cobrindo diversas áreas incluindo Engenharias.

 

Reaxys

Cobertura: 1771-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, anais de evento, livros, etc.

Descrição: A Reaxys é uma ferramenta baseada na web para a recuperação de informações e dados da literatura publicada, incluindo revistas e patentes. A informação inclui compostos químicos, reações químicas, propriedades químicas, dados bibliográficos relacionados, dados de substância com informações de planejamento de síntese, bem como procedimentos experimentais de periódicos e patentes selecionados.

 

Royal Society of Chemistry

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos, periódicos científicos, etc.

Descrição: Acesso a 44 periódicos científicos e aproximadamente 2000 títulos de livros. Engloba áreas como: Química, Biologia, Biofísica, Energia e Meio ambiente, Ciência dos Materiais, Engenharia, Metalurgia, etc.

 

SAGE Journals

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento: artigos e periódicos científicos.

Descrição: Publica mais de 1.000 periódicos, obras de referência e bases de dados. Seus conteúdos abrangem também áreas de Engenharia Ambiental e Engenharia de Materiais.

 

Science Direct

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  periódicos científicos, livros, etc.

Descrição: A Science Direct disponibiliza acesso a mais de 16 milhões de artigos, 2.500 periódicos científicos, incluindo 250 de acesso aberto, 39 mil livros. Estão disponíveis publicações cobrindo as áreas de Engenharia Química, Ciência da Computação, Energia, Ciência dos Materiais, e outras.

 

SciFinder Web (CAS Chemical Abstracts Service)

Cobertura: 1778-atual.

Assinatura: Capes.                            

Tipo de documento:  artigos de periódicos científicos, patentes, etc.

Descrição: O SciFinder web, versão online do Chemical Abstracts, cobre as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-química, Química Analítica; Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica. É necessário fazer cadastro.

 

Scopus

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                                            

Tipo de documento: periódicos e outros documentos.

Descrição: Base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet. Indexa mais de 21.500 periódicos, de 5 mil editores internacionais, além de outros documentos.

 

Solid State and Superconductivity Abstracts (PROQUEST) 

Cobertura: 1962-atual.

Assinatura: Capes.                                            

Tipo de documento: periódicos e outros documentos.

Descrição: Oferece cobertura global da literatura publicada sobre aspectos teóricos do estado sólido, produção e aplicação de dispositivos, bem como a nova tecnologia de supercondutividade para altas e baixas temperaturas. Alguns dos temas abordados são: fase, cristais e propriedades mecânicas dos sólidos, propriedades ópticas e dielétricas, propriedades magnéticas e condutoras, estrutura eletrônica e as lacunas de energia, efeitos da impureza, estruturas de fluxo e corrente crítica, cerâmica, fenômeno de geminação, entre outras. Indexa mais de 3 mil títulos de periódicos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livro e press releases. Principais temas cobertos pela base: Física Aplicada; Física Atômica e Molecular; Física da Matéria Condensada; Plasmas; Supercondutores; Semicondutores.

 

SpringerLink

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.                                            

Tipo de documento: artigos, periódicos, livros e outros documentos.

Descrição: Cobre as áreas de Engenharia, Meio Ambiente, Química, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e outras.

 

Taylor & Francis Online

Cobertura: 1997-atual.

Assinatura: Capes.                                            

Tipo de documento: artigos e periódicos.

Descrição: Base de dados multidisciplinar com cerca de 1.495 títulos de periódicos. Abrange áreas como: Meio Ambiente, Engenharia e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia dos Materiais, etc.


Technology Collection (PROQUEST)

Cobertura: 1962-atual.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: Periódicos técnicos e científicos, relatórios técnicos, anais de congresso, publicações governamentais.

Descrição: Conjunto de bases de dados cobrindo temas específicos nas áreas de Engenharia e de Tecnologia. Inclui as bases de dados Advanced Technology & Aerospace e Materials Science & Engineering Databases.

 

Web of Science

Cobertura: 1945-atual.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: Periódicos científicos, anais de congresso, etc.

Descrição: Base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados. É composta por: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1945 até o presente; Social Sciences Citation Index: 1956 até o presente; Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente. A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH).

 

Wiley Online Library

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: Periódicos científicos, capítulos de livros, livros, etc.

Descrição: Base multidisciplinar que indexa documentos de diversas áreas, inclusive Engenharias.

 

Zentralblatt MATH (zbMATH)

Cobertura: não informado.

Assinatura: Capes.

Tipo de documento: Periódicos científicos, capítulos de livros, livros, etc.

Descrição: A Zentralblatt MATH é a base de dados de referência bibliográfica mais antiga e mais completa, a nível mundial, nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, bem como suas aplicações, em particular para as Ciências Naturais, Ciências da Computação, Economia e Engenharia. É produzida pelo escritório de Berlin do FIZ Karlsruhe – Leibniz Institute for Information Infrastructure GmbH (FIZ Karlsruhe).