Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS)

Trata-se do evento técnico-científico mais importante do Brasil na área de tecnologias de conversão de energia solar e inclui outras alternativas de fontes renováveis de energia. No CBENS há oportunidade para unidades acadêmicas e empresas apresentarem trabalhos inovadores desenvolvidos recentemente.  O CBENS congrega quatro tipos de atividades envolvendo difusão de conhecimentos:

  • minicursos
  • feira tecnológica
  • palestras convidadas em sessões plenárias e mesas redondas
  • apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos (por inscrição)

As  áreas do VII CBENS são:

  • Conversão térmica da energia solar
  • Conversão fotovoltaica da energia solar
  • Dados meteorológicos e instrumentação aplicada às energias renováveis
  • Energia solar e o ambiente construído
  • Mercado, Políticas Públicas e Gestão em Energia Solar
  • Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais da Energia Solar
  • Educação e capacitação em Energia Solar
  • Energia eólica, uso energético da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas
  • Energia das marés e das ondas e outras fontes renováveis de energia.

 

Público e Estrutura do CBENS

  • Público Participante do CBENS

Sendo um evento que valoriza os trabalhos científicos e o desenvolvimento tecnológico e na área de energias renováveis, o CBENS atrai pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de tecnologia. Em cada edição são apresentados trabalhos inovadores tanto desenvolvidos no meio acadêmico quanto realizações dos setores produtivos. Participar do CBENS propicia uma oportunidade de encontrar as pessoas que fazem o desenvolvimento das energias renováveis ser competitivo e efetivo. Também participam do CBENS profissionais ligados aos setores de financiamento de pesquisas e de financiamento para instalações de sistemas de geração, setores de metrologia e instrumentação laboratorial, setores ligados à instalação de usinas e sistemas de conversão e setores vinculados à geração distribuída.

 

  • Público participante da Feira Tecnológica

A Feira Tecnológica integrada ao CBENS apresenta produtos e serviços disponíveis para instalação, utilização e medição de unidades de conversão das principais energias renováveis, incluindo biomassa, micro-hidrelétricas, energia eólica, energia solar térmica e energia solar fotovoltaica. Todos os participantes do CBENS, pela própria integração física do local do Congresso com a Feira, visitam a Feira Tecnológica, mas sendo um ambiente aberto ao público em geral, também empresas ou pessoas interessadas em conhecer os produtos e os serviços oferecidos irão visitar os estandes. A Feira reúne empresas que fornecem equipamentos, peças e serviços para aplicações produtivas e para operação dos laboratórios de pesquisa e de ensino.

  • Sessões Técnicas Paralelas

As sessões paralelas trazem a oportunidade, para os participantes de diferentes instituições do Brasil ou de países vizinhos, de apresentar resultados obtidos em pesquisas recentes realizadas em seus grupos de pesquisa. Os trabalhos são inscritos, através do site do congresso, e são julgados por um comitê científico formado por cerca de 100 profissionais reconhecidos pela sua competência no setor. Os trabalhos aprovados para apresentação no congresso são divididos entre trabalhos para apresentação em pôster (ou sessão interativa) e para apresentação oral. Os trabalhos também são classificados segundo sua temática em grupos, de forma que as sessões englobem um tema onde todos os trabalhos sejam de interesse comum para aqueles que escolhem as sessões para assistir.

  • Sessões Plenárias e Mesas Redondas

As sessões plenárias são intercaladas entre sessões paralelas para permitir a assistência de todos os inscritos no Congresso. Por isto mesmo são selecionados temas de interesse geral e os palestrantes são convidados entre autoridades nacionais e internacionais na área selecionada. Durante as sessões plenárias são apresentadas Palestras Convidadas e Mesas Redondas formadas por dois ou três expositores vinculados a uma mesma grande área. Os temas devem abranger tecnologias específicas de conversão e utilização de energias renováveis, economia e financiamento de pesquisa e de instalações de sistemas, avanços em desenvolvimento de materiais específicos e metodologias de medição e monitoramento de sistemas de conversão e de dados meteorológicos. As palestras e mesas redondas específicas do VII CBENS, bem como os palestrantes convidados, ainda estão sendo definidos.

Comissões

 

DIRETORIA DA ABENS
COMISSÃO ORGANIZADORA

 

 

COORDENAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO

Coordenador: Nelson Veissid (INPE)

Vice-Coordenadora: Rejane de Cesaro Oliveski (UNISINOS)