Moderador:

João Tavares Pinho

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica – Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen (1990). Professor titular da Universidade Federal do Pará e Coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) até 30 de março de 2018. Foi membro do Comitê de Energia do Programa CYTED e é consultor ad hod e membro de outros comitês assessores de várias instituições de fomento no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energias Renováveis e Aplicações de Eletromagnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: energia eólica, energia solar, energias renováveis, sistemas híbridos e eletrificação rural.

 

 

 

 

Palestrantes:

Enio Bueno Pereira
ATLAS BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR

É graduado em Física pela Universidade de São Paulo e doutor em Geociências pela W. M. Rice University, nos Estados Unidos. É pesquisador titular sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais onde coordena o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia do Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Publicou mais de 180 artigos científicos nacionais e internacionais e oito livros. É assessor ad-hoc da FAPESP, CNPq, FAPESB e revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Atualmente concentra suas atividades na área de Ciências do Sistema Terrestre, com ênfase em estudos de levantamentos de recursos de energias renováveis e os impactos das mudanças climáticas. Outras áreas de atuação são: sensoriamento remoto da atmosfera, radiação solar, aerossóis e traçadores atmosféricos e desenvolvimento de instrumentação. Faz parte dos corpos docentes de pós-graduação em Meteorologia e de Ciências do Sistema Terrestre, ambos no INPE. É líder de diversos projetos e convênios de P&D com financiamentos nacionais e internacionais.

 

Apresentação em PDF :

https://drive.google.com/drive/folders/13Uyfj8nUHW4As2Mg4pWmilOr0m9aElD4

Roberto Zilles
RESOLUÇÕES NORMATIVAS PARA MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.

 

Possui graduação em Física pela UFRN (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS (1988), doutorado em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos – Universidad Politécnica de Madrid (1993) e Livre Docência na especialidade Energias Renováveis – USP (2006). Atualmente é professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications e Chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE-USP. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas fotovoltaicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas fotovoltaicos, eletrificação rural, sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento, geração distribuída e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

 

Apresentação em PDF:  Roberto Zilles 20.04

 

 

 

Amílcar Gonçalves Guerreiro
PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE COM FONTES RENOVÁVEIS NO BRASIL.

 

Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE

Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui pós-graduação em Planejamento Energético (COPPE) e em Engenharia Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia (MME), integrou a equipe que elaborou a proposta do novo modelo institucional do setor elétrico. É ex-coordenador brasileiro do Grupo de Energia do Mercosul e ex-Gerente-Executivo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), com atuação intensa durante o racionamento (2001-2002). Exerceu diversos cargos de gerência em Furnas, onde ingressou em 1978, e na Eletrobras. Foi membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal de diversas concessionárias de energia elétrica e do CEPEL. Atuou como professor convidado em cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais (IBMEC) e como professor de curso de pós-graduação em Engenharia Econômica da Universidade Veiga de Almeida (1996-2000).

 

Apresentação em PDF:Amilcar Gonçalves 20.04