Moderadora

Elizabeth Marques Duarte Pereira

Possui graduação em Física (1974), mestrado em Engenharia Mecânica (1982) e doutorado em Química (1998) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário UNA e coordena os projetos de pesquisa na área de Energia. Coordenou o GREEN SOLAR / PUCMINAS de sua criação em 1997 até setembro de 2009. Tem experiência em Engenharia Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia solar térmica: coletores solares (desenvolvimento de novos protótipos e certificação), modelagem matemática, instalações de aquecimento solar e refrigeração solar; heliotermia; uso eficiente de energia, análise exergética e cogeração.

Apresentação em PDF:  Elizabeth Marques Pereira 18.04

 

 

Palestrantes:

Kristie Kaminski Küster

Kristie Kaminski Küster possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006) e Mestrado em Energias Renováveis pela Carl-von-Ossietzky Universität Oldenburg, Alemanha (2013). Tem experiência na área de Geração de Energia, tendo atuado com implantação, operação e manutenção de usinas hidrelétricas. Trabalhou com integração à rede para projetos eólicos, inclusive com avaliação de soluções alemãs tendo em vista os padrões latinoamericanos para conexão ao sistema elétrico. Atualmente é pesquisadora da Divisão de Sistemas Elétricos dos Institutos Lactec, atuando nos grupos de pesquisa de Alta Tensão e de Sistemas de Energia com soluções de energias renováveis para a rede elétrica e para sistemas isolados no Brasil.

 

Apresentação em PDF:  Kristie Kuster 18.04

 

Celso Eduardo Lins Oliveira

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Engenharia Agrícola (eletrificação rural) pela Universidade Federal de Viçosa (1995) , doutorado em Agronomia (Eficiência Energética) – Universidad Politécnica de Madrid (2001) e Livre Docente ( Eletrificação Rural) UNICAMP (2011). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética, com ênfase em Energia na Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: energia solar de alta temperatura, eficiência energética, eletrificação rural, consumo de energia e controle climático. Membro da Rede Ibero- Americana de Energia (REDIENE) e da rede Energía Solar Térmica de Concentración para Iberoamérica (ESTCI – CYTED).

 

Apresentação em PDF:  Celso Eduardo Lins 18.04

 

 

Júlio Cesar Passos

É engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestre em engenharia mecânica pela COPPE-UFRJ (1984), com trabalho na área de energia eólica-aerodinâmica de rotores Darrieus, e doutor pela Universidade Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1989), com tese na área de transferência de calor com mudança de fase-ebulição convectiva. É pesquisador 1-D do CNPq e Professor Titular no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.  Exerceu o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Mecânica, por três biênios (2011-2013, 1998-2002). Atua como pesquisador e orientador de mestrado, doutorado e de iniciação científica, nos seguintes temas: i) transferência de calor com mudança de fase – ebulição convectiva (inclui o processo DSG, na área de energia solar) e ebulição nucleada em superfícies lisas, rugosas ou microaletadas, em espaços confinados e em micro canais; ii) condensação convectiva em microcanais; iii) medição de vazão de escoamentos bifásicos; iv) queda de pressão e distribuição de vazão em escoamentos água-ar no interior de microcanais; v) energia eólica e vi) ensino de termodinâmica. É autor/co-autor de 35 artigos publicados em periódicos, 25 desses contam com um total de 281 citações na base SCOPUS, na maior parte por autores independentes, nos principais periódicos da área térmica. Professor visitante do IUSTI-Aix-Marseille Université, em junho/julho 2011 e dezembro 2015, do IMFT-Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse-França, em janeiro/2009, e do CETHIL – Centre Thermique de Lyon, no INSA de Lyon-França, em 2001 e 2002. Eleito Vice-Presidente da ABCM, gestões 2009/11 e 2011/13. Foi um dos coordenadores do EBECEM-2008, I Econtro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico. Foi o chair da 7th ECI-ICBHT – Conferência Internacional sobre Transferência de Calor por Ebulição e co-chair da 8th ECI-Int. Conference on Boiling and Condensation, em Lausanne-Suíca, em 2012. Editor convidado do número especial do periódico internacional Experimental Thermal and Fluid Science/Boiling 2009.

 

Apresentação em PDF: Julio Passos 18.04