Áreas

As  áreas do VII CBENS são:

  • Conversão térmica da energia solar
  • Conversão fotovoltaica da energia solar
  • Dados meteorológicos e instrumentação aplicada às energias renováveis
  • Energia solar e o ambiente construído
  • Mercado, Políticas Públicas e Gestão em Energia Solar
  • Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais da Energia Solar
  • Educação e capacitação em Energia Solar
  • Energia eólica, uso energético da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas
  • Energia das marés e das ondas e outras fontes renováveis de energia.

 

Processo de revisão

Todos os artigos serão revisados por dois membros do Comitê Científico. Os seguintes aspectos serão considerados:

  • relevância;
  • escopo;
  • originalidade;
  • clareza e organização.

Os artigos submetidos não poderão ter sido previamente publicados.

Os artigos aceitos deverão ser apresentados por um dos autores e serão publicados nos Anais do Congresso.

Durante a revisão os avaliadores também indicam os melhores trabalhos, sendo que os mais destacados são depois convidados para publicação na REVISTA BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR.

 

 

Programa

Link para Programa Preliminar

 

 

Minicursos

 

Os minicursos apresentam fundamentos necessários ao entendimento dos processos de conversão das energias renováveis, ou o uso de determinadas ferramentas usadas em pesquisa ou em aplicações. A cada edição do CBENS são propostos novos minicursos, com ementas próprias, muitos deles voltados à preparação de alunos menos experientes no tema e que nos dias seguintes irão participar das atividades do Congresso, e outros já buscando pessoal mais experiente para apresentar determinados procedimentos científicos ou boas práticas de instalações de sistemas. As vagas são limitadas e os minicursos ocorrem sempre no primeiro dia do Congresso, em paralelo com as aberturas de secretaria e de atividades de inscrição. Nesta edição os minicursos serão oferecidos no dia 17 de abril de 2018.

 

Como se cadastrar

Para submeter um trabalho ou se inscrever é necessário ter um cadastro na plataforma (link abaixo)

INGRESSAR NA PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES

Uma vez ingressando na plataforma, para iniciar um cadastro clique na opção “Cadastro” no menu que vai aparecer na plataforma de inscrição.

Caso já possua um cadastro, clique em “Iniciar Sessão” naquela plataforma e prossiga informando seu CPF ou e-mail e a senha. Se esqueceu sua senha, clique em “Esqueci minha senha” e proceda conforme as instruções apresentadas na tela.

Depois de iniciar sessão, você poderá se inscrever clicando em “Pedido de Inscrição”.

Associados da ABENS ou de associações similares latino-americanas: ASADES, APES, ANES tem um desconto especial (veja tabelas de taxas).

 

Como se associar na ABENS

 

Acesse o site www.abens.org.br

 

Taxas de Inscrição

 

  • Tabela de Valores das Inscrições do Congresso

O desconto para sócios da ABENS é estendido para residentes fora do Brasil que comprovem sua associação com ASADES, APES, ANES ou ISES, devendo ser comprovado que o associado está quites com as anuidades no momento do credenciamento.

Para que o trabalho seja incluído nos anais do VII CBENS e seja apresentado no congresso, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no congresso antes de 28/02/2018.

Cada inscrição na categoria Profissional dá direito a dois trabalhos no VII CBENS, sem pagar a taxa extra.

Cada inscrição na categoria Estudante (pode ser graduação ou pós-graduação) dá direito a um trabalho no VII CBENS, sem pagar a taxa extra.

No momento de inscrever o trabalho, deve ser indicado o autor correspondente daquele artigo, não necessariamente o primeiro autor. O autor correspondente será aquele que deverá confirmar sua inscrição com pagamento antes de 28/02/2018. Um inscrito na categoria profissional poderá ser autor correspondente de até dois trabalhos sem pagar a taxa extra de publicação e apresentação do trabalho.

Caso um dos coautores exceda o número de trabalhos isentos da taxa extra, deverá pagar esta taxa pelo sistema antes de 28/02/2018 para que o artigo excedente seja incluído na programação e nos anais do congresso.

 

  • Tabela de Valores das Inscrições dos Minicursos

Submissão de Artigos

A submissão do trabalho foi prorrogada até 19/11/2017.

A submissão será feita por um sistema (EventosEmNuvens) que será acessado a partir deste link:

ENTRAR NO SISTEMA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ou digitando diretamente no seu browser http://cbens2018.emnuvens.com.br/.

Todos os autores e co-autores deverão ser cadastrados com nome, instituição, email e cpf (cpf pode ser substituído para estrangeiros). Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito como participante do congresso no momento em que o trabalho for aceito de forma definitiva. O autor responsável pela submissão do artigo irá identificar qual dos co-autores é o correspondente da inscrição no congresso relativa ao trabalho submetido.

Há a possibilidade de um único autor estudante apresentar mais de um trabalho como autor correspondente, ou de um autor profissional apresentar mais de dois trabalhos como autor correspondente, mas neste caso deverá pagar uma taxa extra de publicação, de R$100,00 por trabalho extra, até 28/02/2018.

Informação sobre as apresentações dos trabalhos

 

Em breve aqui estarão informações sobre como deverá ser a apresentação dos trabalhos.

Inscrição como Expositor na Feira Tecnológica

(link para Feira Tecnológica)

(link para participar como expositor)