Banda explora a mistura de ritmos das Américas no próximo Sexta Degrau

Navegando habilmente entre o jazz e a música brasileira, a banda porto-alegrense Oferenda é a próxima convidada do projeto Sexta Degrau. O grupo, formado por cinco músicos, leva às escadarias do Centro Cultural da UFRGS ritmos nordestinos, salsas, samba, funk e jazz norte-americano no dia 8 de novembro, sexta-feira, às 19h. Com formação de cordas, ritmo e sopros, o quinteto busca uma sonoridade orgânica e explora a mistura de ritmos das Américas.

Oferenda passou por várias formações desde que surgiu em 2014, tendo já sido duo, trio, quarteto e sexteto. Atualmente, o grupo é formado por Égon Souza (trompete), Gibran Vargas (flauta transversal), Renan Benitz (violão e guitarra), Renan Santos (bateria) e Tomás Valdivia (baixo elétrico). “A banda já teve diversas formações, foi se adaptando. Tivemos uma versão bem acústica, que não tinha bateria nem guitarra. Cada um que entra traz consigo toda sua vivência, além do instrumento. É uma eterna metamorfose. Cada um que entra soma com o que tem”, conta Benitz sobre os processos de formação da banda.

Uma das principais propostas da banda de música instrumental é explorar os improvisos, lançando olhares para arranjos originais como uma forma de criação e de evolução musical do conjunto. No ano passado, Oferenda, que já conta com dois singles lançados no youtube, foi uma das atrações do Dia da Cultural da UFRGS e, desde então, vem preparando um trabalho que será apresentado pela primeira vez no dia 8.

“A gente trabalhou o ano todo com algumas músicas autorais e alguns rearranjos de outros compositores, como Hermeto Pascoal e Antônio Adolfo. No Sexta Degrau vai ser o primeiro show que a gente vai mostrar esses rearranjos todos.”

Serviço

O que: Sexta Degrau apresenta Oferenda 

Quando: 8/11, quarta-feira, às 19h

Onde: Escadarias do Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333)

Deixe uma resposta

X