MEDICINA

Apresentação

Olá!

Seja muito bem-vindo à Página do Curso de Medicina da UFRGS!

O Curso de Medicina iniciou suas atividades em 1899, e se constituiu na terceira escola médica fundada no País. Atualmente, tem como sede a Faculdade de Medicina (FAMED), localizada no Campus Saúde da Universidade Federal do Rio grande do Sul. Outras Unidades da UFRGS também integram o currículo do Medicina, tais como: o Instituto de Biociências (IB) e o Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS). 

Visa a formação geral do aluno em Medicina, capacitando-o a promover e proteger a saúde da gestante, da criança, do adulto e do idoso; prestar assistência aos problemas de saúde de maior prevalência na população e encaminhar, adequadamente, os níveis mais complexos; tomar medidas necessárias à preservação da vida em situações de urgência médica; estabelecer uma relação profissional adequada com pacientes, famílias e comunidade, respeitando normas éticas; conhecer os princípios básicos de planejamento, organização e direção dos serviços de saúde; avaliar trabalhos científicos, elaborar e executar projetos de pesquisa, e continuar sua educação médica de forma autônoma. O sentimento de servir ao próximo sempre foi, é e continuará sendo a verdadeira vocação do profissional.

O currículo do Curso de Medicina da UFRGS está organizado em três grandes etapas:

Etapa na qual o aluno se dedicará a estudar os fundamentos da medicina (tais como anatomia humana, farmacologia e embriologia) articulando-os com conhecimentos sobre a organização dos serviços de saúde, integração básico clínica e proteção e promoção da saúde. Refere-se ao 1º, 2º e 3º semestres do curso.

Etapa que compreende atividades teórico-práticas e atividades clínicas, cirúrgicas e treinamento no método clínico, no diagnóstico e na comunicação médico-paciente, em cenários que incluem ambulatórios, emergência e a internação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre  – HCPA e de hospitais conveniados. Refere-se ao 4º, 5º, 6º, 7º e 8º semestres do curso.

Etapa na qual o aluno realiza exclusivamente estágios supervisionados em serviços de saúde nas diferentes especialidades médicas. Os estágios são realizados em uma rica variedade de cenários incluindo emergências, ambulatórios, internação clínica e cirúrgica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre  – HCPA, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Grupo Hospitalar Conceição. Refere-se ao 9º, 10º, 11º e 12º semestres do curso.

Para acessar o currículo completo do Curso de Medicina da UFRGS, clique aqui, selecionando a opção “Currículo”. Para outros detalhes, acesse a opção “Projeto Pedagógico”.

Comissão de Graduação do curso de Medicina (COMGRAD Medicina) é um órgão desta Unidade, composta por docentes do curso de Medicina, representantes discentes e representantes técnico-administrativos, definidos conforme estabelecido no Regimento Interno da FAMED. Cabe à COMGRAD/MED:

A COMGRAD Medicina também presta orientações acadêmicas aos estudantes de graduação com vínculo ativo no curso, egressos e estudantes de medicina em mobilidade acadêmica na FAMED, em assuntos tais como:

Para mais detalhes acesse o Projeto Pedagógico do curso  ou o tutorial do aluno.

Onde nos encontrar?

Como ainda vivemos um momento de crise sanitária por conta da pandemia de COVID-19, pedimos a gentileza de todos priorizarem nossos canais de atendimento virtual:

Agende seu horário através do e-mail

Tempo médio de resposta dois dias úteis

Também estamos atendendo presencialmente em esquema de plantões, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h – comgrad.medicina@ufrgs.br