Gerenciamento de Residuos

APRESENTAÇÃO  

A consciência ambiental é uma crescente discussão na sociedade e, dentro do tema, uma das questões é a geração excessiva de resíduos e seu descarte incorreto que pode levar a inúmeras adversidades. Considerando que há diferentes tipos de resíduos, cada um possui um descarte e tratamento distinto. Por exemplo, resíduos domiciliares não são descartados da mesma forma que resíduos gerados em hospitais, pois estes últimos necessitam de maior cuidado já que podem apresentar risco à saúde e ao meio ambiente. 

Os Resíduos dos Serviços de Saúde são os resíduos gerados por hospitais, clínicas 

odontológicas, consultórios médicos, clínicas veterinárias, laboratórios, núcleos de pesquisa ou qualquer outro estabelecimento que atenda à saúde humana ou animal. Entre os resíduos gerados nesses lugares, alguns possuem potencial infectante ou são perigosos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. A fim de que os  riscos de contaminações e danos ao meio ambiente sejam minimizados, foram criadas leis e resoluções que regulamentam como deve ser o manejo dos resíduos desde sua geração até a disposição final.  

Como geradora de resíduos de serviço de saúde, a Faculdade de Veterinária da UFRGS instaurou o Sistema da Coleta e Armazenamento de Resíduos Sólidos que foi idealizado por meio da formatação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para atender a legislação vigente (Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010) que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para o devido funcionamento do Sistema de Coleta e Armazenamento de Resíduos Sólidos, foi construída a Central de Resíduos Sólidos da Faculdade de Veterinária (CRS-FAVET), espaço físico fundamental para o gerenciamento da atividade em concordância com a legislação.  

A mobilização quanto os resíduos tem como objetivo estimular a discussão no ambiente acadêmico acerca da importância do gerenciamento correto dos resíduos da saúde e suas consequências no que diz respeito à esfera ambiental.  Contribuindo, assim, para a sensibilização de professores, estudantes, estagiários, técnicos e colaboradores perante as práticas no manejo dos resíduos da saúde dentro dos ambientes geradores e uma mudança de atitude e valores em relação ao meio ambiente. Assim, para desenvolver esse trabalho com competência, há uma equipe de trabalho responsável vinculada a uma Ação de Extensão – Responsáveis Técnicos, Bolsistas e Agentes Ambientais – que está a disposição para assessorar e facilitar qualquer demanda a respeito do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.  

Para saber mais sobre cada tipo de resíduo, bem como seu descarte e recolhimento, clique nos links abaixo: 

  • Resíduo Reciclável e Não-reciclável (grupo D) 
  • Resíduo Perfurocortante (grupo E) 

 

Observações importantes: 

 

  • A Central de Resíduos Sólidos (CRS-FAVET) terá horário de funcionamento e regramento próprios, portanto o descarte de qualquer tipo de resíduo nela é limitado exclusivamente aos funcionários colaboradores das empresas terceirizadas; 
  • Fica terminantemente proibido o descarte de resíduos por pessoas não autorizadas (alunos, funcionários, professores e público externo) na CRS e Pontos de Armazenamento Temporários de Resíduos ou em seus arredores; 
  • A coleta de resíduos químicos ou especiais (resíduos não caracterizados como recicláveis, não-recicláveis, infectantes ou químicos) e coletas extraordinárias de resíduos infectantes deverá ser solicitada diretamente ao Núcleo de Infraestrutura, através de formulário eletrônico disponível na página da FAVET , opção “Serviços”. 

 

É importante ressaltar que o papel da comunidade acadêmica é cumprir e colaborar com a instauração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Faculdade de Veterinária, alertando que o descumprimento das normativas internas de descarte de resíduos são passíveis de sanções. 

Dúvidas e esclarecimentos solicitar via sistema https://www.ufrgs.br/favet/  ou contatar pgrssvet@ufrgs.br. 

Para solicitar recolhimento dos resíduos,  preencha o formulário de recolhimento.

 

Formulário de Recolhimento

 

Responsável pela solicitação *

Cartão UFRGS *

E-mail do solicitante *

Tipo de resíduo*

Químico Especial Infectante Vidros

Setor / laboratório do recolhimento*

Descrição do resíduo*

Data da solicitação*

 

Giordano Gianotti 

Responsável Técnico 

Ramal 8049 

 

Marcele Bettim Bandinelli 

Responsável Técnico 

Ramal 6107  

 

Liliane Lykawka 

Gerência Administrativa

Ramal 6117  

 

Tatiane Horn

Núcleo de Infraestrutura

Ramal 8006

 

Rejane Souza 

Agente Ambiental 

Ramal 6598 

 

José Ozório 

Agente Ambiental 

Ramal 8006 

 

Gabriela Coelho

Bolsista Resíduos

Ramal 8006 

 

Meyre Malaguês

Bolsista Resíduos

Ramal 8006 

 

Referências para consulta:

Resolução RDC nº 222, de 28 de março de 2018.  

Resolução CONAMA, nº 358, de 29 de abril de 2005. 

Sistema de coleta e armazenamento de resíduos sólidos da faculdade de veterinária, 2017. 

Centro de Gestão  de Tratamento de Resíduos Químicos: http://www.iq.ufrgs.br/cgtrq/