Residência

Programa de Residência Profissional em Saúde Animal e Coletiva

 

A Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária da UFRGS teve seu início no ano de 1971, no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV), na área de Pequenos Animais, sendo que a primeira Médica Veterinária Residente foi a Dra. Neusa Pacheco, que assumiu, posteriormente, o cargo de Médica Veterinária. Neste período, o atendimento do HCV era voltado, predominantemente, a grandes animais; porém, a abertura de vagas de residente nesta área só aconteceu recentemente.

A demanda de atendimento no HCV, em um curto espaço de tempo, migrou para a área de pequenos animais, aumentando o número de vagas para seis residentes, sendo três R1 e três R2, permanecendo, assim, até a década de 90. Posteriormente, o quantitativo de vagas foi sendo gradualmente ampliado.

Atualmente, o Programa de Residência em Saúde Animal e Coletiva conta com 48 vagas distribuídas em oito Sub-Programas. Desde o início até o ano de 2003 a coordenação da residência e demais funções administrativas relacionadas eram executadas pelos Médicos Veterinários do HCV. A partir de 2003, a coordenação do programa passou a ser executada por professores atuantes na rotina do Hospital.

A partir de 2012, com a regulamentação da Residência Médico-Veterinária pelo Ministério da Educação e Cultura e a criação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), os Sub-Programas de Residência da FAVET/UFRGS passaram por ampliação do número de vagas e de áreas, sendo atualmente oferecidos na forma de cursos lato sensu nas seguintes áreas: Clínica de Pequenos Animais, Cirurgia de Pequenos Animais, Anestesiologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres e Exóticos, Patologia Veterinária e Patologia Clínica Veterinária.

 

Abaixo disponibilizamos informações e documentos relacionados ao Programa de Residência:

Regulamento Interno do Programa de Residência

Nominata de coordenadores por subárea