Aproveite o Carnaval com equilíbrio e saúde

Grupo de pessoas festeja carnaval nas ruas de Porto Alegre

Bem-estar | Fabiana Tanabe e Stéfani Schneider dão dicas de autocuidado para a época de folia

*Foto: Flávio Dutra/JU – Arquivo JU – 29/01/2017

Momento de festa e diversão, o Carnaval faz a alegria da maioria dos brasileiros. Para aqueles que curtem uma folia, é a oportunidade perfeita para se esbaldar festejando pelas ruas. Mesmo para quem não é de ficar pulando o Carnaval fantasiado, o período é muito propício para dar aquela descansada e curtir a folga proporcionada pela data. E, neste ano, teremos mais um motivo para a festa, já que estaremos todos torcendo por Fernanda Torres na festa do Oscar que acontecerá no domingo de Carnaval. Mais um ingrediente interessante para curtir a data!

Vamos aproveitar que a folia está se aproximando para compartilhar algumas dicas de como otimizar a experiência para que todos se divirtam com equilíbrio e bem-estar! 

Prepare a sua fantasia e venha com a gente:

  • Beba muita água!

Manter o corpo hidratado é muito importante para evitar o mal-estar do calor e do cansaço. E os isotônicos? Você pode optar por esse tipo de bebida se estiver com muito calor e transpirando muito. Mas, atenção(!), prefira os isotônicos naturais, como a água de coco ou até o soro caseiro, deixando as opções mais industrializadas para os casos em que não tiver alternativa.

Outra dica é: cuidado com os energéticos! Eles podem acelerar muito o seu metabolismo e causar problemas durante a sua festa. E, principalmente, evite misturar os energéticos com bebidas alcoólicas! Apesar de ser uma combinação muito comum nos bares, ela pode ser perigosa para o nosso corpo, principalmente para o coração. 

  • Alimente-se bem

Lembre-se de comer antes de ingerir bebidas alcoólicas. Prefira alimentos que forneçam energia e sejam de fácil digestão, como frutas, legumes e pães. Opte por alimentos leves e que seu corpo já esteja acostumado a comer durante essa época. De preferência, alimente-se em casa. Caso vá comer algo na rua, tenha cuidado, principalmente com alimentos muito pesados e gordurosos (tipo a coxinha de frango que sabe-se lá quando foi feita ou até o sanduíche com o patê suspeito).  Tenha em mente que a intoxicação alimentar pode acabar com a sua folia mais cedo. Se possível, prepare e leve consigo pequenos pacotes com alguns alimentos de fácil consumo, como paçocas, mix de castanhas, docinhos de banana (as famosas mariolas), frutas secas. 

  • Beba com responsabilidade e moderação!

É natural que nessa época tenhamos mais vontade de beber e nos divertir com os amigos, mas não podemos esquecer dos nossos limites. Tente reconhecer os sinais de seu corpo e respeite suas limitações para aproveitar a folia sem estragar o clima bebendo demais. Outra dica importante é intercalar a bebida de álcool com um copo/garrafa de água, assim você se mantém hidratado. Isso é essencial porque bebidas alcoólicas desidratam o nosso corpo e não eliminam a necessidade de beber água.

E mais: recuse bebidas de estranhos! Precisamos ficar atentos a qualquer tentativa de golpe, mesmo nessa época de Carnaval. O clima é de festa, mas sempre é bom continuarmos atentos ao que acontece ao nosso redor. E, não esqueça, se beber, não dirija! Chame um carro de aplicativo para ir e voltar das festas ou use o transporte público. Em caso de emergência, ligue para os números 192 do SAMU e 190 da Polícia Militar. Já deixe os dois salvos em seu celular!

  • Use e abuse do protetor solar!

Se o seu Carnaval for ao ar livre, não esqueça de proteger a sua pele. O protetor solar é seu melhor amigo. Reaplique o protetor solar de tempos em tempos, principalmente se você permanecer com a pele molhada por muito tempo. E leve ele junto com você! 

Locais inusitados que a sua pele pode queimar: pés, orelhas, pescoço, panturrilha. Não esqueça de passar protetor solar nessas regiões. Para os lábios, invista em um protetor solar labial, e lembre-se de passar protetor solar também nas mãos! Todo o cuidado é pouco nesse verão quente que estamos tendo neste ano.

  • Use roupas leves e confortáveis!

No Carnaval, é comum usarmos fantasias e muitos acessórios. Escolha bem o seu traje, para que não seja quente ou pesado demais e você possa curtir a folia com mais conforto. Se você se sentir desconfortável com suas roupas, se sentindo mal e com muito calor, reveja e troque por roupas mais leves. Use chapéu, bonés, óculos de sol, fazendo desses itens a parte estilosa da sua fantasia!

  • Descanse e durma bem

Sabemos que as festas de Carnaval podem durar vários dias, com a folia iniciando cedo e podendo se prolongar até tarde da noite. Dessa forma, o tempo de descanso acaba se tornando escasso para quem gosta de aproveitar a folia ao máximo, mas não se esqueça que o sono e o tempo de descansar e relaxar também são importantes para se ter um bom Carnaval! Descanse para ter as energias renovadas para o próximo dia de folia.

  • Conheça os limites do seu corpo

Para o consumo de bebidas, para a sua fome e cansaço. Cuide do seu corpo hoje e garanta a festa de amanhã. E, importante: saiba falar e ouvir “não”!

Antes de finalizar, temos dicas adicionais mas que fazem toda a diferença: tenha cuidado com pertences e documentos pessoais – leve o seu documento com você. Mantenha o celular carregado e em segurança. Muita gente tem preferido desinstalar os aplicativos de pagamento e de bancos por esse período, a fim de evitar maiores dores de cabeça. Leve seus pertences junto ao seu corpo, podendo optar por pochetes e bolsas a tiracolo. Se estiver em grupo, fique com os seus amigos e cuidem uns dos outros. Faça combinações com eles sobre o ponto de encontro, como voltar para casa, etc.

Caso role um clima especial com quem você encontrar no meio da folia, use camisinha! E se você tiver alguma doença crônica (diabetes, alergias, próteses, etc.), leve com você um bilhete ou aviso consigo, para caso de emergência. Também deixe seus amigos avisados sobre o que precisam fazer para ajudar você.

Parece muita coisa, mas essas dicas são o passo a passo de uma rotina de autocuidado condensadas para a época de folia. E para quem optar por apenas descansar nesse período, as sugestões continuam válidas! Aproveite e curta o Carnaval com saúde!

Grupo de pessoas festeja carnaval nas ruas de Porto Alegre
Arquivo JU/Flávio Dutra, 29/01/2017

Fabiana Tanabe é nutricionista (CRN2 9727) e mestra em Ensino na Saúde. Trabalha na Divisão de Promoção da Saúde Discente (Prae/UFRGS).
Stéfani Almeida Schneider é nutricionista (CRN2 10310), mestra em Ensino na Saúde e doutoranda no PPG Educação em Ciências (UFRGS). Trabalha na Divisão de Promoção da Saúde (Progesp/UFRGS).

Quinzenalmente, profissionais de diversas áreas ligados à UFRGS escrevem sobre nutrição, saúde, cotidiano e outros temas ligados a bem-estar. A seção tem curadoria de Fabiana Tanabe e Stéfani Schneider.


As opiniões expressas nos textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem o posicionamento editorial do JU ou da UFRGS.