• some image

    LAMEF
    UNIDADE EMBRAPII

  • some image

    CHÂTEAU

  • some image

    LAMEF
    UNIDADE EMBRAPII

  • some image

    RISERS FLEXÍVEIS

  • some image

    RISERS FLEXÍVEIS

  • some image

    MÁQUINA DE SOLDAGEM POR FRICÇÃO

  • some image

    MANGOTES

some image

TESTE EM ESCALA REAL

O LAMEF possui uma ampla experiência na realização de testes em escala real, tornando possível simular as condições de operação para uma ampla variedade de indústrias, aplicações e materiais. Nós somos capazes de realizar tanto ensaios normatizados quanto customizados, conforme a necessidade de nossos clientes.

Possuímos uma vasta gama de equipamentos que possibilitam a execução de ensaios de tração, compressão, torção, flexão, fadiga e colapso visando simular as condições operacionais. Caso seja necessário, uma combinação de diferentes tipos de carregamento pode também ser empregada. Além disso, nossa equipe é capaz de projetar dispositivos e módulos de ensaio de diversos tamanhos e capacidades a fim de atender necessidades específicas de nossos clientes.


some image

Cabos de aço

Cabos de aço foram inicialmente desenvolvidos para elevação de cargas em minas na primeira década do século XIX. Atualmente, eles são componentes de alta responsabilidade na utilização para elevação, transporte ou reboque de cargas em diversos segmentos, transmitindo forças mecânicas por tração.

Com a crescente demanda por carregamentos cada vez maiores, a qualificação e verificação do comportamento mecânico desses cabos através de ensaios tornam-se de extrema importância a fim de evitar falhas catastróficas em operação.

O LAMEF realiza ensaios de tração em cabos de aço visando a qualificação desses componentes. Além de possuir dispositivos para realização de ensaios com a máxima segurança, somos capazes de desenvolver ensaios customizados, conforme a necessidade de nossos clientes.

some image

Mangotes

Atualmente, grande parte da produção de petróleo na costa brasileira é realizada em águas profundas. Dessa forma, o escoamento da produção por dutos submarinos se torna inviável devido à distância até a costa.

A fim de se viabilizar a produção, o armazenamento é feito em unidades flutuantes no mar e, periodicamente, a transferência de petróleo é feita através de uma linha de mangotes, que podem ser flutuantes ou submarinos. Devido a sua instalação, os mangotes estão expostos a diferentes tipos de carregamento quando em operação.

O LAMEF é capaz de realizar ensaios em escala de real de mangotes, submetendo-os a esforços de tração, torção ou flexão, simulando assim as condições de operação que estes componentes serão expostos.

some image

Risers flexíveis

Risers ou dutos flexíveis são equipamentos submarinos projetados para o transporte de óleo e gás do poço no fundo do mar até a unidade de produção. Os dutos flexíveis são compostos de diversas camadas metálicas e poliméricas, onde cada uma possui uma função específica.

A partir do começo do ano de 2003, o LAMEF iniciou suas atividades realizando ensaios em escala real de dutos flexíveis em colaboração com a Petrobras e seus fornecedores. Desde então, a complexidade e capacidade de ensaios cresceram fortemente, sendo que, atualmente, somos capazes de realizar ensaios com diferentes tipos e condições de carregamento.

Atualmente, somos capazes de realizar tanto ensaios estáticos quanto dinâmicos com carregamentos trativos, compressivos e de flexão. Caso seja necessário, os componentes também podem ser pressurizados internamente. Além disso, nossa infraestrutura também permite realizarmos ensaios de desgaste e colapso (burt test e crush test), bem como testes de fadiga com anular alagado e borbulhamento de CO2/H2S.

some image

Risers rígidos

Risers rígidos são outra configuração de risers de produção existente. Eles se destacam por possuir um bom potencial para aplicação em águas profundas e serem de fácil construção. Entretanto, quando comparados com risers flexíveis, sua aplicação é limitada em ambientes hostis, a menos que esses componentes submarinos sejam revestidos internamente por ligas resistentes à corrosão.

Para esse segmento de produto, nossas capacidades de ensaio são bastante semelhantes às disponíveis para risers flexíveis, onde se dispõe tanto de carregamentos estáticos quanto dinâmicos. Mais especificamente, para risers rígidos também somos capazes de realizar ensaios de fadiga por ressonância, além de testes de colapso utilizando pressão interna em um bunker disponível no laboratório.

some image

Umbilicais

Umbilicais são parte integrante de sistemas de controle submarino sendo compostos de cabos elétricos e de fibra ótica, tubos metálicos, mangueiras, arames de aço, entre outros.

Dessa forma, ensaios em escala reduzida desses componentes separadamente muitas vezes não conseguem capturar o real comportamento em operação. Assim, testes em escala real tornam-se necessários para avaliar as interações que ocorrem e o seu reflexo no comportamento mecânico do umbilical.

Nos últimos anos, o LAMEF tem executado ensaios em escala real de umbilicais com diversas configurações de carregamento. Somos capazes de realizar tanto testes estáticos como dinâmicos para diversos tamanhos de amostra e conforme a necessidade de nossos clientes.