
A rotina de todos nós mudou em função da pandemia COVID-19. No texto anterior, abordamos as temáticas do comer emocional e do comer fisiológico. Agora que você já sabe a diferença entre eles, vamos falar sobre como fazer as refeições?
O Guia Alimentar da População Brasileira, publicado em 2014, incentiva uma alimentação mais intuitiva, baseada na qualidade da comida, e menos na contagem de calorias, visto que, quando falamos de alimentação, estamos falando muito mais do que ingerir alimentos. Alimentação é afeto, é memória, é saudade. O Guia traz três orientações básicas: comer com regularidade e com atenção; comer em ambientes apropriados; e comer em companhia.
De maneira geral, quando comemos com atenção, damos tempo para nosso corpo ver e receber o que estamos ingerindo e, dessa forma, hormônios da saciedade serão liberados e, além disso, conseguimos digerir melhor os alimentos. Quando comemos em frente a tv ou ao celular, nosso cérebro pode “não processar” o que comemos, e, muitas vezes, acabamos comendo mais para nos sentirmos satisfeitos, o que pode auxiliar em ganho de peso futuramente.
Qual a melhor maneira de comer com atenção? Com certeza é ao redor de uma mesa, dando risada, com aqueles que gostamos: seja família, sejam amigos. Aqui entra o ponto-chave: aproveite aqueles que estão passando a quarentena com você, esta é uma oportunidade de aumentar nossa convivência social, em momentos que podem ser tão difíceis de se passar só.
Aproveite para preparar uma deliciosa refeição – quem sabe convidar alguém para cozinhar com você? – e o prazer de poder desfrutá-la em grupo. Se você estiver sozinho, desfrute da sua própria companhia, arrume a mesa como se fosse receber alguém especial e aproveite esse momento com você mesmo. Você sabia que se alimentar com atenção plena pode ser um momento de autocuidado?
Desafie-se a fazer isso pelo menos uma vez. Sabemos que, às vezes, é difícil se desconectar do celular ou do computador, mas ter uma alimentação mais consciente pode trazer muitos benefícios no longo prazo, ou seja, mais qualidade de vida. Experimente deixar a tecnologia um pouco de lado e aprecie uma refeição por completo acompanhado por alguém ou com sua própria companhia.
Autores: Texto resultado da parceria entre o NAN / Laranja na Colher com o curso de Nutrição UFRGS.
Alunas: Anne Faversani, Louise Barbosa, Jéssica Ferrari, Helena Vaccari e Milena Soares.
Supervisão: Profa. Dr. Maurem Ramos e Stéfani Schneider – Nutricionista CRN2 10310
Para saber mais sobre o Guia:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.





