Todos os posts de administrador

Livro: Ensino de História e Educação Patrimonial

Em Ensino de História e Educação Patrimonial, as intervenções analisadas indagam sobre o papel de acervos, produzem críticas a documentos, problematizam projetos museográficos e museológicos, questionam a monumentalidade atribuída a determinados bens culturais, consideram a importância de espaços não formais de educação na cidade como ruas, calçadas e praças. Além disso, as escritas produzidas nesses textos evidenciam percursos autorais trilhados pelos estudantes em seu processo formativo, denotando a diversidade de sentidos e significados que essas experiências podem construir, também apontando para propostas criativas, sensíveis e preocupadas em humanizar histórias de vida. O livro propõe a Educação Patrimonial como interpretação do passado, o tratamento do patrimônio cultural como fonte, as aulas de História deslocadas para a cidade e a docência como criação e autoria, no âmbito de uma disciplina que compõe as 400 horas de estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acesse gratuitamente aqui: https://paruna.com.br/wp-content/uploads/2026/02/ensino-de-historia-e-educacao-patrimonial_e-book_paruna.pdf

 

Oficinas de História para as escolas públicas

O Lhiste disponibiliza uma série de oficinas, tanto para a formação docente continuada quanto para grupos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os temas são variados e se conectam aos projetos de pesquisa e de extensão vinculados ao Laboratório. São opções para semanas pedagógicas, sábados letivos e outras ocasiões que se mostrem pertinentes para a instituição.

Caso a instituição não disponha dos recursos necessários, basta se comunicar com a coordenação da oficina para que sejam providenciados com antecedência.

Para conhecer as propostas e obter os dados de contato, acesse o arquivo abaixo.

Descrição das oficinas e contatos

Atualizada em 18/8/2024

Múltiplas Vozes na formação de professores de História: experiências Brasil-Argentina

Organizadoras: Carmem Zeli de Vargas Gil (UFRGS) e Marisa Raquel Massone (UBA – Argentina)


Apresentação do livro
Este es un libro que se fue “cocinando” a la luz de los encuentros y búsquedas entre colegas, en este caso, un conjunto de profesores de dos universidades brasileñas y de tres universidades argentinas, embarcados en la formación inicial de profesores de historia. Es un libro que trata sobre los desafíos de esta tarea ante los retos del mundo contemporáneo, de un lado y otro de la frontera. Se trata de una apuesta a acortar las distancias entre dos países latinoamericanos, separados por el idioma pero mucho más por esas marcas de identidad nacional que historia escolar puede dar cuenta. En este sentido lo pensamos como un pequeño movimiento hacia la integración latinoamericana desde nuestra labor.
Es un libro que nace para reconstruir, de modo plural, el trabajo formativo en la residencia docente de profesores de historia. “Múltiples voces” que nos permitieran reunir diferentes reflexiones acerca de las experiencias formativas en los llamados estagios o residencia de los profesores de historia; situar el contexto de esa formación en cada país, atendiendo a las diferentes legislaciones y concepciones epistemológicas que las fundamentan; considerar esa formación en diversos espacios -escuelas, museos, archivos y hasta cárceles-; destacar el lugar de múltiples sujetos que participan de este proceso -profesores orientadores, profesores “en terreno” y futuros profesores-. En el medio de los relatos, da cuenta de las voces de otros y diversos sujetos escolares, entre otros, los estudiantes de nuestras escuelas, destinatarios de las historias por enseñar.
Este es un libro que se alumbró con las preguntas en medio de esas conversaciones. Esas preguntas que nacen de la curiosidad, como dice Paulo Freire, “¿Cuáles son las concepciones formativas que circulan entre nosotros? ¿Cuál es el lugar de las observaciones, del planeamiento, de las emociones y los vínculos, de la evaluación en la formación de profesores de historia? ¿Cuál es el lugar de quien orienta y observa en la residencia docente en Historia? ¿Cómo es esa observación de las aulas: qué observamos, qué cuestiones nos llaman la atención? ¿Cómo es el proceso de orientación y acompañamiento de nuestros estudiantes, futuros profesores?”.

Este es un libro que habla básicamente de experiencias. Y acá quiero compartir la voz de Jorge Larrosa: “experiencia viene del latín experiri, probar. Experiencia es en primer término un encuentro o una relación con algo que se experimenta, que se prueba” (Larrosa, 2003: 95). Contar nuestras pruebas, las pruebas de los profesores de prácticas, los profesores de las escuelas y las de los futuros profesores. Y no hay experiencia sin sujeto porque como bien dice el mismo Larrosa, si “la experiencia es lo que nos pasa, el sujeto de la experiencia sería algo así como un territorio de paso, de pasaje, algo así como una superficie de la sensibilidad en la que lo que pasa afecta de algún modo, produce algunos afectos, inscribe algunas marcas, deja algunas huellas, algunos efectos” (Larrosa, 2003: 94). Este libro fue producido por un colectivo de sujetos entrelazados, un colectivo de sujetos que comparte el modo en que esta tarea afecta, produce afectos, deja marcas, huellas y genera efectos, nos afecta, nos produce afectos, nos deja marcas, huellas, nos genera efectos. Nos pasa y no nos pasa desapercibida.
Una lectura fugaz del índice nos permite identificar ese colectivo de sujetos que participan de la formación inicial de profesores (“docencia como coautoría” se sintetiza en el título de uno de los artículos).
Luego de una primera parte que contextualiza presentando la formación docente en historia en ambos países, aparecen las voces de los profesores de prácticas en la segunda parte, estos mismos junto a los profesores coformadores en la tercera y con los futuros profesores, en la cuarta. El último capítulo recoge el entretejido de voces, a modo de devolución de un foro de debates, como lo pensamos con Carmen.
Desde el protocolo de lectura trazado por las organizadoras y los autores (porque los lectores siempre han sido libres, como nos recuerda Roger Chartier), este es un libro que no tiene una ruta única. Tampoco un único destinatario. Están invitados a saborearlo distintos comensales: profesores de prácticas, profesoras en terreno, estudiantes – futuros profesores, trabajadores de museos que nos reciben, entre muchos otros. Pensamos también es un libro para la comunidad de historiadores, como una invitación para pensar los vínculos entre historia académica e historia escolar.
Asimismo, si bien este libro tiene muchos autores, creemos no está completo porque cada uno de sus lectores, en diversos espacios de formación, puede pensar en sumarle otras experiencias, para ponerle voz propia, para hacerse nuevas preguntas, ejerciendo esa libertad que siempre sostenemos los lectores.
El capítulo final, a pesar de estar al final, cuenta un poco los sentidos de escribir el libro. Fue una escritura colaborativa, entre la lectura y relectura de todos los capítulos e impensable sin el auxilio del drive, recreando esas múltiples voces. En medio de ella, largas conversaciones por WhatsApp, audios, mensajes, mails. En medio de ese proceso, el desafío de las dos lenguas, muchas veces auxiliado por los traductores on line; y a veces ni siquiera alcanzaba. Como por ejemplo cuando acordamos que Silvia Finocchio escribiría la “orelha do livro” y no había traductor que me confirmara que se trataba de la solapa para ver qué extensión le pedía a Silvia.
Quiero compartir con Uds. un fragmento de ese capítulo final que sintetiza los sentidos de este libro hoy:
“Formar profesores es crear una escuela pública posible para todos, construida en la tensión de los tiempos urgentes de la política pública y de los tiempos de la vida de los sujetos que la componen. Los escritos que aquí presentamos son, por lo tanto, una invitación a la reflexión sobre la planificación, actuación y evaluación docentes, y sobre acompañar y ser acompañado en la formación inicial. Estructuramos el artículo a partir de preguntas porque “la escritura de la experiencia parte de preguntas y busca preguntas. La escritura debe tener forma interrogativa. Por eso hay que buscar las preguntas que están escondidas en la escritura, en lo que nos hace escribir, en lo que nos hace pensar” (LARROSA, 2013, p.6). También porque las preguntas abren a una conversación y así remiten a la misma etimología de la palabra texto: tejido ó entramado. Nos proponemos aquí urdir, enhebrar y/o entrelazar las palabras de quienes escribimos este libro, un libro escrito en forma individual y grupal pero siempre apelando al sentido plural de las experiencias (…)

Aún cabe decir por qué resolvimos proponer esta obra. Nos valemos de las palabras de Zabalza (2004), cuando dice que escribir sobre lo que estamos haciendo es un procedimiento necesario para comprender nuestro trabajo como formadores. El distanciamiento reflexivo nos permite ver en perspectiva nuestro modo particular de actuar y, por lo tanto, construir los textos de este libro fue una forma de aprender. A su vez, escribir este texto fue también un aprendizaje que contó con las tecnologías, en medio de una distancia (geográfica) y una cercanía (de perspectivas y sensibilidades), por haber sido el drive la herramienta que nos aproximó a la forma que pudiésemos comenzar un escrito vacilante entre dos idiomas. De a poco –escribir demanda tiempo- el texto fue adquiriendo forma y nos fue permitiendo aprender con el ejercicio del pensamiento de una y otra. También decir algo a los lectores interesados en saber algunas cosas sobre la formación de profesores en dos países próximos y diferentes. Reside allí la riqueza en compartir nuestras experiencias”.

Sumário
I – Formación Docente en Historia Brasil-Argentina

Formación de profesores de Historia en Brasil: un panorama de pesquisas
Caroline Pacievitch

La formación del profesorado de historia en Argentina
Virginia Cuesta

II – Profesores/as orientadores/as

Escenas de clases de historia: cómo aprender con eso?
Nilton Mullet Pereira
Fernando Seffner

Propuestas, variaciones y experiencias en la formación docente en Historia
María Paula González

La residencia docente (estagio supervisionado) en Historia como espacio de experiencias de enseñanza e investigación
Mônica Martins da Silva

De estudiantes a profesores, las prácticas docentes como un rito de iniciación y potenciación de aprendizajes
Marisa Massone

En primera persona: algunas notas sobre la formación de futuros profesores de Historia
Gabriela Carnevale

Senderos formativos y actuación docente del profesor de la residencia docente en Historia: breves apuntes a la luz de la memoria
Edison Luiz Saturnino

III – Profesores/as formadores/as y co-formadores/as

Docencia como coautoría: compartiendo saberes y sensibilidades acerca de la Enseñanza de Historia en contextos juveniles de vulnerabilidad social
Carla Beatriz Meinerz
Tanise Baptista de Medeiros
Valeska Garbinatto

Historia (s) escolarizada (s): diálogos sobre enseñar, aprender y orientar en la formación de profesores
Fernando Leocino da Silva

El profesor de historia como co-formador de futuros profesores
Gisela Andrade

IV – Professores/as e futuros professores/as

Residencia (estagios) en espacios no escolares: una conversación entre profesora y alumno
Carmem Zeli de Vargas Gil
Bruno Chepp

Entre tizas y barrotes: Experiencias y perspectivas en un camino de formación docente
Iván Nicolás Greppi Seveso

“Sora, hoy tiene clase de batuque!”: Pensando la blanquitud como problema de docencia en la Educación Básica
Bruna Emerim Krob

Entre saberes y prácticas: reflexiones en torno a mis pasos por Residencia
María Ximena Gonzalez Iglesias

Entre el mundo y la escuela: La experiencia de enseñar Historia en la Escuela N°22 de la Isla de San Fernando
Guido Ondarts

Construyendo memorias y reflejando saberes: experiencias docentes en el aula durante la etapa supervisada de Historia
Tamiris Serafim de Matos

V – Entretejido de voces

Diálogos en múltiples voces
Carmem Zeli de Vargas Gil
Marisa Massone

Racializando o ensino de história: relações sociais escolares e disputas curriculares, sob o olhar do pós-abolição e da Educação das Relações Étnico- raciais.

O projeto investiga a significação da cor da pele e de categorias correlatas em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar a influência da racialização operada nas relações sociais e na construção de currículos escolares em disputa, sobre o que se ensina e o que se aprende em história.

Como desdobramentos da pesquisa, estão previstas formações docentes e produção de materiais didáticos, cuja elaboração será informada por situações observadas em escolas da rede pública e por conhecimentos e inquietações de professores/as da educação básica. Este é um projeto comprometido com a Educação para as RelaçõesÉtnico-raciais, orientado pela premissa da descolonização curricular, e referenciado na história do Pós-abolição e na história social do racismo.

Coordenação: Sarah Calvi Amaral Silva (DEC/FACED)

Link : Em breve

Aprendizagem em História como arte de criar encontros alegres

Aprendizagem em História como um modo de abrir-se para o ilimitado das experiências dos seres do mundo. Aprendizagem com inteligência e intuição.

Aprendizagem que transita pelas 3 dimensões do conhecimento, conforme Spinoza. Aproximar o pensamento de Baruch Spinoza do campo do ensino de História. Pesquisar modos de aprender envolvidos com a arte e com a alegria de criar novas relações. Aproximação do pensamento de Ailton Krenak do campo do ensino de História.

Pesquisa bibliográfica: campo da filosofia da diferença e da arte. Pensamento indígena brasileiro. Pesquisa sobre materiais didáticos que tematizem a aprendizagem das relações entre os seres. Pesquisa sobre relações que são encontros que produzem expansão da potência de vida dos seres.

Equipe : 

Nilton Mullet Pereira (UFRGS);

Gabriel Torelly (UFSC);

Marcello Paniz Giacomoni (CAp UFRGS); Tanara Forte Furtado (FORPROF UFRGS); Amanda Rodrigues (SMED-POA);

Fernanda Golembiewski (SMED-Alvorada)

 

Número de Alunos : 3 

Jogos, conceitos e aprendizagem histórica.

Nossa sociedade faria jus ao título da célebre obra de Johan Huizinga, Homo Ludens, o homem que joga. O ato de jogar percorre nosso cotidiano, do futebol aos mais variados aplicativos em celulares. Jogamos porque gostamos, pois no ato de jogar a tensão e a alegria proporcionam uma suspensão da vida cotidiana, e encontramo-nos no que Huizinga chama de “círculo mágico”, um espaço em que nos entregamos a outra narrativa. Mas não se trata (apenas) de brincar; a perspectiva teórica em que nos situamos defende que os jogos são espaços privilegiados para construção de conhecimentos e conceitos, especialmente devido ao seu caráter imersivo e vivencial.

Para além de uma defesa teórica, este projeto propõe a aplicação e observação de jogos em salas de aula do componente curricular de História. Ao longo do projeto serão conduzidas sequências didáticas em uma escola pública da rede federal na cidade de Porto Alegre, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estas sequências serão oferecidas em turmas pares de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, sempre de forma alternada: enquanto uma turma iniciará os estudos de determinadas temáticas através de aulas expositivas ou leitura de textos (práticas que chamamos de habituais), a outra iniciará os estudos com um jogo didático especialmente produzido para o ensino de História.

Na pŕóxima temática, a mesma proposta será alternada: a turma que iniciou com o jogo inicia com a sequência didática expositiva ou através de leituras, e vice versa. Tal procedimento será aplicado sete vezes, iniciando em 2019 com as turmas de 6º ano, e prosseguindo em 2020 com as mesmas turmas, então no 7º ano.

A proposta pretende mapear, através de avaliações formais e grupos focais, a qualidade da formação dos conhecimentos e dos conceitos a partir da comparação entre as turmas. O projeto também objetiva a produção de design, ilustração e impressão dos jogos didáticos a serem utilizados nas etapas da pesquisa, sendo que agregam-se aos resultados da pesquisa a própria produção de materiais didáticos.

Marcello Paniz Giacomoni (Coordenador – CAp UFRGS)

Projeto apresentado em capítulo sobre a pesquisa no Ensino de História: GIACOMONI, Marcello Paniz; SILVA, Lucas Victor. O jogo como fonte e objeto de pesquisa: possibilidades da pesquisa sobre o uso de jogos no ensino de História. In: ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/220721/001125511.pdf 

Projeto Imprensa Negra Educadora (Pine): pós-abolição, ensino de história e antirracismo

As leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, frutos de mobilizações dos movimentos negro e indígena, deram redação ao artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a um conjunto de normativas, tornando obrigatório e política de Estado o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e a educação das relações étnico-raciais (ERER) nos estabelecimentos de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professoras/es.

Nessa esteira, outras políticas públicas educacionais de reparação foram promulgadas, ampliando o contingente de estudantes negras/os e indígenas nas universidades, bem como a produção de pesquisas de graduação e pós-graduação sobre a história e a cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Dessa forma, o presente projeto de pesquisa pretende investigar a potencialidade educadora da imprensa negra, especialmente do jornal O Exemplo (1892-1930) de Porto Alegre, seus intelectuais, territórios e associações, visando a produção, disputa e divulgação de conhecimentos históricos, materiais didáticos e ações educativas em ambientes físicos e digitais. Para isso, visa construir espaços e estratégias de reparação no campo educacional, sobretudo no que diz respeito à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER, investindo na articulação entre os campos do pós-abolição e do ensino de história e na potência do protagonismo de acadêmicos/as negras/os.

Conecta-se a uma ação de extensão, que em seu terceiro reoferecimento firmou e ampliou os vínculos e parcerias com a comunidade escolar e com a plataforma Wikipédia. Articula-se também com atividades de ensino vinculadas aos estágios de docência em História, nos quais a equipe mobilizou jornais da imprensa negra gaúcha na construção de propostas educativas.

Equipe : 

Melina Kleinert Perussatto – coordenadora geral;

Andressa Barbosa – graduanda em História – Licenciatura na UFRGS, bolsista voluntária e pesquisadora no projeto;

Bruna Gabriela Santos Escouto – mestranda em História na UFRGS e pesquisadora no projeto;

João Vitor Barbosa de Brito – graduando em História – Licenciatura na UFRGS, bolsista de extensão e pesquisador no projeto;

Jonas Silveira da Silva – mestrando em História na UFRGS, bolsista de Iniciação Científica e pesquisador no projeto;

Maria Julia de Lima Silva – mestranda em História na UFRGS e pesquisadora no projeto;

Matheus Menezes Marçal – graduando em História – Licenciatura na UFRGS e pesquisadora no projeto;

Stella Ferreira – graduanda em História – Bacharelado na UFRGS, bolsista voluntária e pesquisadora no projeto.

Link : https://www.ufrgs.br/pine

instagram.com/pine.ufrgs21

 

Capítulo de livro: SILVEIRA, A. B. ; ESCOUTO, B. G. S. ; SILVA, J. S. ; SILVA, M. J. L. ; MARCAL, M. M. ; PERUSSATTO, M. ; FERREIRA, S. “Meu caminho está antes de mim”: de barbeiros a jornalistas, imprensa e protagonismos negros em Porto Alegre. In: José Rivair Macedo, Paulo Roberto Staudt Moreira, Véra Lucia Maciel Barroso. (Org.). Racismo, relações de poder e história negra em Porto Alegre: séculos XIX-XX. 1ed.Porto Alegre: Evangraf; ISCMPA, 2023, v. 1, p. 258-277. https://x.gd/iQxBZ

Capítulo de livro: MIRANDA, A. V.; RODRIGUES, J. O. ; PERUSSATTO, M. O Exemplo, um território negro em movimento: mapas virtuais e suas possibilidades para a história pública e para o ensino de História do pós-abolição. In: José Rivair Macedo, Paulo Roberto Staudt Moreira, Véra Lucia Maciel Barroso. (Org.). Racismo, relações de poder e história negra em Porto Alegre: séculos XIX-XX. 1ed. Porto Alegre: Evangraf; ISCMPA, 2023, v. 1, p. 278-296. https://x.gd/iQxBZ

Capítulo de livro: SILVA, Jonas; SILVA, Maria Julia; MARÇAL, Matheus; PERUSSATTO,Melina. Wikipédia e a construção de uma história por mãos negras no espaço digital: discussões a partir do PINE/UFRGS. In: A Wikimedia no Brasil: o poder e os desafios do conhecimento livre (no prelo).

Resumo em Anais: SILVEIRA, Jonas. Jornal O exemplo: de 1892 a 2023 Uma luta constante. Resumo. Salão de Iniciação Científica (35: 2023, nov. 6-10: UFRGS, Porto Alegre, RS). https://lume.ufrgs.br/handle/10183/269910

Resumo em Anais: SILVA, Maria Júlia. “Reclamar direitos de que forma se somos meros cidadãos e eles o sistema?”: uma análise da dimensão educativa presente nas canções do grupo Racionais MC’s. Resumo. Salão de Iniciação Científica (35: 2023, nov. 6-10: UFRGS, Porto Alegre, RS). https://lume.ufrgs.br/handle/10183/269569

Resumo em Anais: SILVA, Maria Júlia. “Somos todos iguais perante a lei?”: uma análise das denúncias feitas pela revista Tição (1978-1980). Resumo. Salão de Iniciação Científica (34: 2022, set. 26-30: UFRGS, Porto Alegre, RS). https://lume.ufrgs.br/handle/10183/261539

Trabalho de Conclusão de Curso: ESCOUTO, Bruna Gabriela Santos. AS MULHERES NEGRAS E O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NO PÓS-ABOLIÇÃO A PARTIR DAS PÁGINAS D’O EXEMPLO E D’O ASTRO (1927-1928). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melina Kleinert Perussatto. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/267395

 

Trabalho de Conclusão de Curso: SILVA, Maria Júlia. “Então, por que eu escrevo? Eu tenho que fazê-lo”: as reflexões acerca da escrita e memória negra no 13 de maio do jornal O Exemplo (1893-1904). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melina Kleinert Perussatto

 

Ludoteca do Lhiste: análise e construção de jogos com fins didáticos para o Ensino de História e Educação das Relações Étnico-Raciais

Se Johan Huizinga, autor do célebre Homo Ludens, estivesse vivo em nossos dias, ele possivelmente perceberia o quanto suas teses sobre a centralidade dos jogos nas construções culturais estão presentes, marcando o nosso tempo como um grande criador e consumidor de jogos. Um mundo lúdico que espreita o espaço escolar a todo momento, seja em sua prática efetiva em momentos inapropriados, seja no desejo de estar jogando, sejam nas próprias reflexões que advém de paralelos com os jogos. Este projeto entende que os jogos, especialmente os de tabuleiro, são estratégias para a construção do conhecimento escolar.

A partir deles colocam-se em jogo relações entre objetos, estratégias e conceitos, constituindo narrativas cuja imprevisibilidade do desfecho abre espaço para a intuição e para a imaginação, nem sempre valorizadas, mas absolutamente importantes na construção de qualquer conhecimento.

Tal projeto prevê um conjunto de caminhos: primeiramente propõe a constituição de um espaço de pesquisa, criação e extensão, voltado para mapear jogos de tabuleiro comerciais ou para fins didáticos, compreendendo seu funcionamento, mecânicas, dinâmicas e estéticas; neste mesmo espaço projetar-se-á a criação de novos jogos e atividades gamificadas, especialmente voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais; por fim, uma vez constituído um espaço que congregue jogos e conhecimentos relacionados ao seu uso na educação, este servirá para a formação de estudantes (tanto da escola básica quanto de graduação) e formação continuada de professores, aberto ao público tanto no processo de testagem dos jogos comerciais e pedagógicos, quanto nos processos de construção dos jogos pedagógicos e  publicização dos resultados finais.

Deste ato abrem-se as possibilidades de narrativas escolares, associadas aos a jogos a serem criados, que nos afastam de um dispositivo racista que relegou a presença das populações negras e indígenas à invisibilidade (não sendo representadas em muitos tempos e espaços dentro dos currículos), à generalização (tomando grupos variados sem levar em conta especificidades), ao contraste (situando os grupos sempre em comparação a outros considerados mais civilizados, desenvolvidos, etc.), à negatividade (tomando as ações destes grupos como nefastas, gerando juízos de valor) e à passividade (sendo os grupos, mesmo que na condição de vítimas, sempre incapazes de exercer agência histórica).

Frente a este dispositivo, o projeto propõe a criação de jogos, com suas respectivas narrativas, que prezem pela visibilidade (situando as populações negras e indígenas em tempos e espaços que nos habituamos a considerar apenas brancos), pelas especificidades (abrindo espaço para a pluralidade das populações negras e indígenas), pela positividade (que foquem em situações de criação, solidariedade, sucesso, etc.) e pela agência (indivíduos e grupos que, mesmo em situações adversas, fazem história).

Equipe :

Marcello Paniz Giacomoni (Coordenador – CAp UFRGS);

Caroline Valada Becker (CAp UFRGS);

Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher (FACED UFRGS);

Jocelito Zalla (CAp UFRGS);

Tanara Forte Furtado (FORPROF UFRGS)

Projeto apresentado em capítulo sobre a pesquisa no Ensino de História: GIACOMONI, Marcello Paniz; SILVA, Lucas Victor. O jogo como fonte e objeto de pesquisa: possibilidades da pesquisa sobre o uso de jogos no ensino de História. In: ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/220721/001125511.pdf