- 2022

Processo seletivo

Arquivos

Procedimentos

  • Orientações sobre as cartas de recomendação

As cartas de recomendação exigidas no processo de seleção de mestrado e de doutorado deverão ser redigidas pelas/os professoras/es indicadas/os pelas/os candidatas/os no sistema online de inscrição, mediante um formulário próprio que será disponibilizado pelo PPGAS/UFRGS. As/Os candidatas/os não devem anexar as cartas de apresentação na relação de documentos a serem envidados em formato digital no momento da inscrição.

Como se dá o processo?
Ao entrar no sistema online para fazer sua inscrição, será solicitado que a/o candidata/o informe o nome, o e-mail e a instituição de filiação de duas/dois professoras/es, previamente contatadas/os por ela/ele, que tenham aceito fazer a recomendação online de sua candidatura.

O sistema enviará um e-mail e uma senha para cada professor/a indicado/a, solicitando que acesse o site de inscrição e redija a carta de recomendação no padrão estabelecido pelo PPGAS/UFRGS.
A data limite para a redação da carta no sistema é a mesma do final da inscrição. É responsabilidade da/o candidata/o certificar-se de que a carta foi redigida pelas/os professoras/es indicadas/os até o final deste prazo.

  •  Orientações para pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição

O pedido de isenção será realizado diretamente no sistema online de inscrição, no período definido em edital, mediante o preenchimento de formulário disponibilizado acima.

Como se dá o processo?
Ao entrar no sistema online para fazer sua inscrição, aparecerá a opção de Solicitar a Isenção. Ao clicar sobre esta opção, abrirá o menu para inclusão de documentação comprobatória, que será analisada pela Comissão. O resultado do pedido será divulgado no dia estabelecido em edital. Somente depois desta data, quem tiver o seu pedido indeferido deverá realizar o pagamento do boleto bancário gerado durante o processo de inscrição.

  • Critérios de Isenção

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao edital de seleção as/os candidatas/os que solicitarem a isenção do pagamento e que estejam adequados a algum dos seguintes critérios:

    • Servidoras/es ativos da UFRGS (Comprovação: Cópia do Cartão da UFRGS);
    • Residentes no exterior (Comprovação: Cópia de correspondência endereçada a sua residência no exterior);
    • Inscritas/os no cadastro único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal que trata o Decreto n. 6.135 de 26 de junho de 2007 (Comprovação: Número da Identificação Social (NIS) atribuído no CadÚnico);
    • Pessoas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (Comprovação: Cópia do(s) comprovante(s) de vencimento ou renda pessoal ou familiar dos pais ou do cônjuge);
    • Pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos (Comprovação: Cópia da declaração isenta de Imposto de Renda da/o candidata/o e, quando for o caso, dos pais ou do/a cônjuge ou companheiro/a);
    • Os itens 3, 4 e 5, podem também ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pela/o própria/o interessada/o, conforme previsto na Lei 7.115/83.
Voltar