Coletânea de EnsaiosAntônio Marcos Sanseverino, Carlos Augusto Bonifácio Leite, Homero Vizeu de Araújo, Karina Lucena, Luis Augusto Fischer, Rafael Brunhara e Regina Zilberman
A coletânea Espaço/Espaços, Estudo de Literatura Comparada agrega vários pesquisadores em torno de investigações comuns a respeito das relações entre a espacialidade e a literatura que, no entanto são heterogêneas [...].
A II Jornada UFRGS de Estudos Literários é uma ação de extensão destinada à apresentação de trabalhos na área de Literatura com o objetivo principal de promover a integração da graduação e da pós-graduação. Em sua segunda edição, no dia 31 de maio de 2012, dividiu-se em 12 sessões de comunicação, nos turnos da manhã e da tarde, envolvendo a apresentação de mais de 90 trabalhos em quatro eixos temáticos. A mesa de abertura contou com a presença da diretora de nosso Instituto. Salientamos a qualidade dos trabalhos apresentados, o envolvimento dos alunos de graduação e de pós-graduação no projeto e, por fim, o apoio da direção, do Programa de Pós-Graduação e do corpo docente das Letras.
Em sua terceira edição, a Jornada UFRGS de Estudos Literários traz um total de 28 artigos, escritos por alunas e alunos orientados por professoras e professores do Instituto de Letras da UFRGS, das várias especificidades dos Estudos Literários desenvolvidos na nossa graduação em Letras e das cinco Linhas de Pesquisa da nossa Pós-Graduação, da área de Estudos da Literatura.
Organizado pelos doutores em Literatura Comparada Andrei Cunha e Cinara Ferreira, ambos docentes do Pós-Graduação me Letras da UFRGS, Poéticas e internacionalização propõe buscar, na reflexão sobre o literário, novas formas de descrever e pensar o fenômeno da mundialização para além da técnica e o do utilitarismo. A literatura desempenhou importante papel tanto na construção da ideia de nação quanto da ideia de um mundo sem fronteiras. As poéticas associadas a esses movimentos podem nos servir como guias, no sentido de imaginar e propor um mundo no qual o papel da universidade, da cultura e da comunidade internacional contribuam para uma maior integração e colaboração entre seus diversos elementos e grupos.