Sextante

57 Pautas

O primeiro passo na construção de uma reportagem

A pauta jornalística é um texto de proposição de uma notícia ou de uma reportagem. No segundo caso, ela deve conter vários itens que orientarão a apuração. Numa redação profissional, ela pode ser elaborada por um editor, ou jornalista com função próxima – que a designará a um repórter –, ou pelo próprio repórter. Quando a sugestão é do repórter, ele terá a tarefa de convencer o editor de que a reportagem que pretende fazer é relevante e baseada em dados confiáveis. Para isso, muitas vezes, é necessário fazer uma pré-apuração do tema, apresentando informações consistentes que justifiquem a proposta.

Na Sextante, a temática geral de cada edição é escolhida pelos alunos e alunas por debate e votação, e as pautas são elaboradas também por eles e discutidas em grupo. O objetivo de publicarmos as pautas da revista nesta seção é tornar o processo mais transparente, já que o público raramente tem acesso a elas, e mostrar uma etapa do fazer jornalístico que deixa claro o esforço que precisa ser feito pelos profissionais ainda no primeiro passo da construção de uma reportagem. Ao final de cada pauta aqui apresentada, você encontrará uma pequena reflexão dos repórteres sobre o que se confirmou em relação ao planejado e o que teve que ser repensado durante o processo de apuração, redação e edição das reportagens.

A força da criação com afeto

A força da criação com afeto

Possível título: Infâncias no Brasil Tema: De acordo com o censo de 2018, mais da metade das crianças no Brasil são negras¹ e cerca de um terço dos mais de…

A luta para menstruar em paz

A luta para menstruar em paz

O quão longo é o caminho a ser percorrido pelas mulheres e homens transexuais de baixa renda, detentos ou moradores de rua, para conquistar o direito básico de higiene menstrual?…

A voz de quem precisa falar mais alto

A voz de quem precisa falar mais alto

O feminismo ainda é uma pauta tabu para a sociedade, muitas vezes  a falta de conhecimento e de informação sobre o tema barra o debate e ele não se transforma…

Afronte ao status quo

Afronte ao status quo

A reportagem consistirá em investigar como o recorde histórico de representação de minorias na Câmara Municipal de Porto Alegre, principalmente o aumento de negros e mulheres, impactou até agora o…

Brasil Refúgio

Brasil Refúgio

Refugiados e deslocados forçados no Brasil • Provável título: Brasil refúgio • Objetivo: Descobrir como é a vida e o acolhimento das pessoas que chegaram ao Brasil oficialmente como “refugiadas” ou…

Brasis na Irlanda

Brasis na Irlanda

Estima-se que hoje mais de 30 mil brasileiros vivem na Irlanda, de acordo com dados da empresa de intercâmbio E-Dublin. Destes, cerca de oito mil estão na capital, Dublin. Embora…

Corpos e alma livres

Corpos e alma livres

Você já ouviu falar em body positive? Este movimento tão popular nos dias atuais teve suas primeiras manifestações há mais de 100 anos, com a reforma dos vestidos vitorianos. Entre…

És mãe gentil

És mãe gentil

Milhares de brasileiros saem do país todos os anos em busca de mais segurança e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, outros milhares chegam às terras tupiniquins de maneira compulsória,…

Há futuro para a leitura no Brasil?

Há futuro para a leitura no Brasil?

Objetivo: A reportagem tem como objetivo discutir e compreender o futuro da leitura no país com base na pesquisa Retrato da Leitura no Brasil e foco nas bibliotecas comunitárias. A…

Na borda do Mapa

Na borda do Mapa

Sugestões de títulos:  “A construção da identidade cultural pelas fronteiras”; “Fronteiras culturais ou culturas de fronteira?” Definição da pauta: Como os brasileiros que vivem em regiões que fazem fronteiras com outros…

Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Foi-se o tempo em que apenas caviar era “comida de rico”, como canta Zeca Pagodinho. Já antes da pandemia, estava cada vez mais difícil para o brasileiro colocar o básico…

O Brasil deixou de ser uma colônia?

O Brasil deixou de ser uma colônia?

Tema: Resquícios e efeitos do Brasil colonial na composição social de hoje, a partir do tripé originário: latifúndio, monocultura e escravidão Título provisório: O Brasil deixou de ser uma colônia? …

O despertar para uma ancestral forma de ser brasileiro

O despertar para uma ancestral forma de ser brasileiro

Assunto: A preservação das culturas indígenas em aldeias não-isoladas. Resumo: A relação dos povos indígenas com a sociedade tem sido pauta frequente devido ao julgamento que tramita no Supremo Tribunal…

Quem quer ser um milionário?

Quem quer ser um milionário?

A resposta a essa pergunta provavelmente seria unânime, retratando um desejo coletivo de integrar aquele 1% da população que detém 49,6% da riqueza nacional. Apesar de ser um país tão…

Respeita O meu Orixá

Respeita O meu Orixá

Segundo o censo de 2010, do IBGE, existem mais de 60 mil terreiros espalhados por todo o Rio Grande do Sul, com uma concentração maior na Região Metropolitana de Porto…

Salário mínimo em campo, milhões em jogo

Salário mínimo em campo, milhões em jogo

Embora grandes casas de apostas patrocinem 19 dos 20 clubes da primeira divisão nacional, a Série A, o negócio ainda não é legalizado no país. Isso porque desde 1946 todo…

Se este corte de cabelo aparecer no seu bairro, pode crer que o aluguel irá subir

Se este corte de cabelo aparecer no seu bairro, pode crer que o aluguel irá subir

Proposta: Inspirada no meme abaixo, a proposta é falar sobre gentrificação e aplicar o conceito ao que ocorre no 4º Distrito, em Porto Alegre.  Resumidamente, gentrificação é quando uma população pobre…

Será que ele é?

Será que ele é?

De vilão caricato para protagonista queridinho: como a imagem do gay afeminado está presente no imaginário popular brasileiro Objetivo: Como o estereótipo do gay afeminado já foi trabalhado pela mídia…

Vítimas do clima

Vítimas do clima

O conceito de “racismo ambiental” foi criado na década de 1980, por Benjamin Franklin Chavis, um dos líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em sua definição original,…

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support