O enriquecimento do espaço controverso entre arte e pedagogia a partir do intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Colômbia no sistema complexo arte e pedagogia, de Bernardo Bustamante Cardona


Resumo:O enriquecimento do espaço controverso entre arte e pedagogia a partir do intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Colômbia no sistema complexo arte e pedagogia – O objetivo deste trabalho visa descrever as contribuições da relação Brasil-Colômbia no complexo sistema entre arte e pedagogia que se concretiza na troca de ideias e pessoas (pesquisadores e professores). O modelo do espaço controverso – proposto por Oscar Nudler (2004) – é utilizado para esclarecer as relações e complexidades em diferentes níveis de estruturação. Propõe-se revisar o nível compreendido pela epistemologia, teorias e métodos. Para a coleta de informações, utilizou-se a documentação e o método de entrevista². A estrutura de argumentação está organizada em três partes: na primeira, se introduzem os conceitos básicos; na segunda, se descrevem as diferentes experiências envolvidas no sistema; e na terceira, se conclui apresentando um gráfico do espaço controverso.

 Palavras-chave: Sistema complexo artes-pedagogia. Espaço controverso. Descrição da rede Brasil-Colômbia.

Resumen:El enriquecimiento del espacio controversial entre arte y pedagogía a partir de los intercambios de saberes entre Brasil y Colombia en el sistema complejo arte y pedagogía – El objetivo de este trabajo está orientado a describir los aportes de la relación Brasil Colombia al sistema complejo entre arte y pedagogía que se concreta en el intercambio de ideas y personas (investigadores y docentes). Se utiliza el modelo de espacio controversial – modelo propuesto por Oscar Nudler (2004) – para aclarar las relacione y complejidades en diferentes niveles de estructuración. Se propone revisar el nivel comprendido por la epistemología, teorías y métodos. Para la recolección de la información se utilizó el método de documentación y entrevista2. La estructura argumental está organizada en tres partes, en la primera se introducen los conceptos básicos, en la segunda se describen las diversas experiencias que intervienen en el sistema y en la tercera parte se concluye presentado una gráfica del espacio controversial.

Palabras claves: Sistema complejo artes-pedagogía. Espacio controversial. Descripción de red Brasil-Colombia.

 

 

 

Imagem em destaque: El Hadji Sy, para conhecer mais sobre o artista e sua produção acesse: https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=428 

 

BUSTAMANTE CARDONA, Bernardo. O enriquecimento do espaço controverso entre arte e pedagogia a partir do intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Colômbia no sistema complexo arte e pedagogia. 478 Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 478-491, set./dez. 2018. Acesse aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>