Didática dos professores de arte: produção de saberes da sala de aula e a formação continuada de professores do arte na escola polo UNESC, de Juliana Veloso, Et al.


Resumo: O presente artigo foi construído a partir dos resultados de uma investigação didática em arte desenvolvida por um grupo de professores-pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como descritiva-interpretativa e que possui o trabalho de um professor de Arte como plano de análise de uma aula de Arte. Ela envolve os professores de Arte em uma Pesquisa Colaborativa, visando aproximar a produção de saberes da sala de aula e a formação continuada de professores. Com um olhar atento para as interações entre professores, alunos e conteúdo específico, está escrita, construída por muitas mãos, tem o intuito de produzir conhecimento com e sobre o ensino de arte. A investigação tomou como eixo norteador o trabalho com as crianças a partir da situação didática em sala de aula, partindo do tema arte e cidade. A pesquisa questiona: quais as respostas das crianças frente à sequência didática apresentada pelo professor de Arte no 3.º ano da Educação Básica e de que forma essas respostas nos ajudam a refletir sobre um ensino de Arte cada vez mais significativo? Os encontros de formação deste grupo aconteceram durante o ano de 2016 e fomentaram considerações pela busca de um diálogo teórico para melhor entendimento da ação pedagógica do professor. Esse desafio se fez relevante para uma compreensão mais aprofundada sobre como a criança aprende nas aulas de Arte, além de ter somado experiências à formação do grupo de professores participantes da pesquisa.

Palavras-chave: Professor Reflexivo; Didática do Ensino de Arte; Desenho; Criança

Abstract: The present article was developed from the results of a didactic research on art carried out by a group of professors-researchers. It was a descriptive-interpretive research which had an art teacher’s work as a plan of analysis of an art class. Art teachers were involved in a Collaborative Research, aiming to bring the production of knowledges in the classroomtogether with the continuing education of teachers. With a close look at the interactions between teachers, students and specific content, the research was built and written by many hands, aiming at producing knowledge with and about teaching art. The focus was children’s activities in classrooms, starting from the theme art and city. The research questioned what the children’s responses were to the didactic sequence presented by the art teacher in that 3rd grade of Elementary School and how those answers helped researchers reflect on an increasingly significant teaching of Art. The meetings of this group took place during the year 2016 and fostered considerations for a theoretical dialogue for a better understanding of teachers’ pedagogical actions. This challenge became relevant to a deeper understanding of how children learn in Art classes, besides having added experiences to the training of the group of teachers who took part in the research.

Keywords: Reflective Teacher; Art Teaching Didactics; Drawing; Children

SILVA, S. M. M. ; VELOSO, J. L. ; GOULART, J. ; SANTOS, M. A. ; GHIZI, A. M. ; FELTRIN, A. S. ; MACHADO, A. C. V. ; MATOS, D. M. ; SANTANA, F. S. ; BAUMGARDT, K. ; BACK, R. ; CORREA, G. G. ; FERREIRA, J. R.Didática dos professores de arte: produção de saberes da sala de aula e a formação continuada de professores do arte na escola polo UNESC. Revista de Extensão da Unesc, v. 3, p. 68-92, 2018. Acesse o artigo completo aqui.

Imagem em destaque: Julian Germain, para conhecer mais sobre o artista e sua produção acesse: https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=680

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>